Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sábado, 20 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José

BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
agenda
Sesc São José dos Campos oferece diversas oficinas no mês de março
Postado em 23/02/2018 ( HotSite: agenda )



Sesc São Paulo oferece mais de 500 opções de oficinas, ateliês e vivências em artes visuais e tecnologias em São José dos Campos, Taubaté e outras 37 unidades na 2ª edição do FestA! – Festival de Aprender


Trajetórias & Movimentos – Construção Coletiva de Circuito

 

Em março, um final de semana inteiro para pintar, bordar, desenhar, costurar, fotografar, modelar, programar e muito mais, sob a orientação de artistas e educadores de destaque no cenário brasileiro e internacional; na região, destaque para as atividades em cultivo de jardim medicinal, incluindo plantas alimentícias não convencionais, em cosméticos naturais e veganos, livres de produtos nocivos à saúde e oficinas voltadas ao universo hip hop, como fotografia de dança e vestuário; toda a programação é gratuita

De 2 a 4 de março (sexta a domingo), todas as 39 unidades do Sesc na capital e demais cidades do estado de São Paulo vão sediar a segunda edição do FestA! – Festival de Aprender, com mais de 500 atividades entre oficinas, ateliês para a família, palestras, encontros, bate-papos, feiras, vivências e demonstrações artísticas. O evento é voltado para públicos de diversas faixas etárias e diferentes interesses, uma ótima oportunidade para iniciar uma atividade ou hobby, ou mesmo se aperfeiçoar em técnicas artísticas, tecnológicas ou artesanais. A programação é inteiramente gratuita.

Publicidade

 

Sob as mais diversas temáticas, o Sesc São Paulo vai oferecer oficinas de desenho, fotografia, pintura, artes gráficas, audiovisual, games e fabricação digital. Nas artes têxteis, interessados em costura criativa, bordado, crochê e estamparia vão conhecer novas técnicas de customização. Adeptos da robótica terão a oportunidade de desenvolver protótipos autônomos de linha de produção, peças com uso de materiais recicláveis e até participar de um minicampeonato de robôs, tudo de forma muito lúdica.

 

Ao todo serão mais de 1200 horas de programação simultânea, e a agenda completa das atividades e locais onde as aulas serão oferecidas pode ser conferida pela internet: sescsp.org.br/festa. A página também vai trazer diversas ações para os meios digitais.

 

Para participar do FestA!, há três formas de acesso, a depender de cada atividade: inscrição antecipada pelo Portal Sesc SP, a partir do dia 22 de fevereiro; retirada de senhas no dia e local da atividade, com 30 minutos de antecedência; livre acesso.

 

O FestA! tem por objetivo estimular o público a realizar ações em artes visuais e tecnologias, ao mesmo tempo em que dá visibilidade à programação de cursos livres e de curta duração oferecidos pelo Sesc, cuja oferta tem crescido cerca de 40% ao ano.

 

ARTISTAS E EDUCADORES

 

Em muitas atividades, os participantes chegam a partilhar o aprendizado e o resultado das aulas com os frequentadores das unidades. E para orientá-los, o Sesc São Paulo convidou importantes profissionais, entre artistas e educadores, como a diretora de arte Carla Caffé, o fotógrafo Araquém Alcantara, o artista multimídia Paulo Bruscky, o ilustrador Elifas Andreato, o youtuber Junior Crocheteiro, as marceneiras do coletivo Lumberjills, a artesã Lu Gastal, a artista mexicana Gimena Romero e a ilustradora norte-americana Sophie Roach, entre muitos outros. Ao todo, 545 profissionais de destaque em suas áreas irão ministrar as atividades.

 

DESTAQUES

 

Na unidade de São José dos Campos, serão 10 atividades distribuídas entre os dias 3 e 4 de março. Em meio à programação variada, tem oficina que visa o contato com a natureza a partir de plantas e elementos orgânicos. Quem participar do Jardim Sensorial, com o coletivo Pupa Permacultura, vai aprender a cultivar um jardim medicinal, inclusive as chamadas PANCs (plantas alimentícias não convencionais), conhecendo diferentes texturas, aromas e sabores.

 

A farmacêutica Maria Eduarda Senna Pierri propõe uma meditação e autoconhecimento a partir da manipulação de cosméticos naturais e veganos, livres de produtos nocivos à saúde, na oficina Cosmetologia Natural. Os participantes poderão conhecer mais sobre os ingredientes e levar para casa desodorantes e óleos naturais produzidos por suas próprias mãos.

 

Ainda no universo sensorial, mas tendo agora a literatura e o corpo unidos como proposta, o veterano Grupo Sensus realiza a performance Kinesis, que coloca o pessoal de olhos vendados para uma viagem lúdica que ativa todos os sentidos humanos. Guiando os espectadores, o grupo estimula diversas sensações por meio de textos interpretados e do trajeto que propõem.

 

No Sesc Taubaté a programação do FestA! é toda voltada ao universo hip hop, com oficinas e demonstrações tendo como base a dança, o graffiti e a estética que permeia esse movimento cultural. Ao todo, são 12 atividades nos três dias de evento.

 

A partir do ensino de passos de breaking, o fotógrafo e educador Laerte Rodrigues propõe aos participantes que, ao se movimentarem, compreendam melhor a expressão corporal e possam assim entender na prática a fotografia documental, sabendo quando é o melhor momento para clique. É a oficina Fotografia de Dança, Dançando!.

 

Para quem curte moda, Silvia Moreira apresenta duas atividades que enfatizam o vestuário como elemento importante da cultura hip hop. Em Confecção de Bolsas de Disco de Vinil, os participantes irão aprender a transformar vinis antigos e sem utilização em bolsas irreverentes e cheias de personalidade. Ela também vai ensinar a confeccionar bandanas e gorros, acessórios que são a marca do movimento.

 

 

PROGRAMAÇÃO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

 

Intervenção

Trajetórias & Movimentos - Construção Coletiva de Circuito

Os participantes construirão coletivamente um circuito de montanha-russa para propulsar esferas por meio de trilhos, tubos e funis, tendo à disposição chaves de variação da velocidade e de sentido para diversificar as formas e velocidade ao longo do circuito.

 

Com Kosmo, estúdio audiovisual que atua na criação, produção e desenvolvimento de novas mídias.

 

Dias 3 e 4.

Sábado e domingo, das 10h30 às 13h30 e das 14h30 às 17h30.

Convivência. Vagas Limitadas. A partir de 5 anos.

Crianças menores de 10 anos precisam estar acompanhadas pelos pais.

 

Mesa Hermética

Unindo traço e som, esta instalação funciona como um instrumento musical. Para interagir com ela, adultos e crianças serão convidados a desenharem com canetinhas coloridas. Seus movimentos serão convertidos, pelo instrumento, em sons diversos que podem variar de acordo com a intensidade dos traços e cores utilizadas.

Criação: Fabián Barros Andrade (URU) e Hernán González (URU). Mediação: Flavio Moon ­­ e Orlando Coelho.

Dias 3 e 4.

Sábado e domingo, das 10h30 às 14h30.

Sala de Leitura. Vagas Limitadas. Acesso livre.

 

 

Performance

Kinesis

Vendados, os participantes percorrerão os espaços da unidade. A caminhada será guiada por atores que, ao longo do trajeto, estimularão sensações diversas, além de interpretarem textos de grandes escritores. Sem conseguir enxergar, o público poderá explorar seus demais sentidos.

 

Com o Grupo Sensus, cujo objetivo é apresentar a literatura de forma inovadora ao público.

 

Dia 3.

Turma 1: Sábado, das 14h às 15h45.

Turma 2: Sábado, das 16h30 às 18h15.

Espaço Corpo e Arte. Vagas Limitadas. 12 anos

Retirada de senha no local com 30 minutos de antecedência

 

Vivência

QR Cabeça - Realidade Aumentada

Popular em todo mundo, o quebra-cabeças possibilita construir, aos poucos, uma paisagem. Neste encontro, crianças e adultos poderão criar cenários em realidade aumentada. As peças são QR Codes, códigos de barras em 2D, e as imagens surgem quando a câmera projeta numa tela a tradução desses códigos.

 

Com o artista e educador DeK Wilde

 

Dias 3 e 4.

Sábado e domingo, das 15h30 às 18h30

Sala de Leitura. Vagas limitadas.

Acesso livre. Crianças menores de 10 anos precisam estar acompanhadas pelos pais.

 

 

Oficina

Jardim Sensorial

Cultivo de um jardim sensorial de plantas medicinais, sendo algumas consideradas plantas alimentícias não convencionais e plantas espontâneas.

Os participantes terão contato com diferentes plantas, em seus aromas, texturas e sabores, conhecendo características e necessidades para crescimento e desenvolvimento.

 

Com Pupa Permacultura.

 

Dia 3.

Turma única.

Sábado, das 10h30 às 13h30

Solário. Vagas limitadas.

10 anos. Crianças e adolescentes de 10 a 16 anos precisam estar acompanhadas dos pais.

Retirada de senha no local com 30 minutos de antecedência

 

Oficina

Construção de Tambor

A proposta é a construção de um Batá (tambor de cabaça), de origem nigeriana. Os participantes terão contato com as ferramentas básicas para a construção, dando autonomia e experiência de manuseio.

 

Com Macamba Ngoma

 

Dias 3 e 4.

Sábado e domingo, das 10h30 às 13h30.

Oficina. Vagas limitadas.

16 anos

Inscrições a partir de 22/2, às 14h, em sescsp.org.br/festa

15 vagas.

 

Desvendando Sabores - PANCs

Com Mato no Prato

3 e 4/3

Turma 1: Sábado, das 10h30 às 13h30

Turma 2: Domingo, das 10h30 às 13h30

16 anos

Retirada de senha no local com 30 minutos de antecedência

 

Textura - Pintura Mista

Com Carmem Flora

3 e 4/3

Turma única

Sábado e domingo, das 10h30 às 13h30

16 anos

Inscrições a partir de 22/2, às 14h, em sescsp.org.br/festa

18 vagas

 

Conversa de Mãos - Modelagem em Argila

Com Fernanda Lazzarini

3 e 4/3

Turma única

Sábado e domingo, das 14h30 às 17h30

10 anos. Crianças e adolescentes de 10 a 16 anos precisam estar acompanhadas dos pais.

Inscrições a partir de 22/2, às 14h, em sescsp.org.br/festa

18 vagas

 

Cosmetologia Natural

Com Maria Eduarda Senna Pierri.

3 e 4/3.

Turma 1: Sábado, das 14h30 às 17h30.

Turma 2: Domingo, das 14h30 às 17h30.

16 anos.

Retirada de senha no local com 30 minutos de antecedência.

 

Serviços

FestA! – Festival de Aprender

2, 3 e 4 de março de 2018 – sexta a domingo.

Programação completa em sescsp.org.br/festa

Grátis



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem Usuário do PagBank / PagSeguro reclama de recebimento de cartão de crédito sem solicitação
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Vamos homenagear as marcas, empresários e funcionários que estão em nossa memória afetiva.
+ Poesia da Arte
Imagem Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!