Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                               Sábado, 10 de Maio de 2025
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José


Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Nova tcnica amplia em 32 vezes capacidade bactericida de nanopartculas

18/04/2018 ( Caderno: Tecnologia )


Pesquisadores ligados ao Centro de Desenvolvimento de Materiais
Funcionais desenvolvem nova rota para obter partculas
de prata em escala nanomtrica, utilizadas
atualmente em diversos produtos

Nas ltimas dcadas, diversos grupos de pesquisa no mundo em cincia dos materiais iniciaram uma corrida para conseguir desenvolver novas tcnicas para obter partculas de prata em escala nanomtrica (da bilionsima parte do metro) e aumentar as propriedades ptica, cataltica e bactericida do material.

Um grupo de pesquisadores ligados ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) um dos Centros de Pesquisa, Inovao e Difuso (CEPIDs) financiados pela FAPESP acaba de dar um passo frente nessa disputa.

Publicidade

Os pesquisadores desenvolveram uma nova rota tecnolgica para obteno de nanopartculas de prata com capacidade bactericida 32 vezes maior do que as existentes atualmente, usadas em embalagens de alimentos, rteses e materiais mdico-hospitalares, entre diversos outros.

Resultados do estudo que conta com a participao de pesquisadores da Universidade Federal de So Carlos (UFSCar) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), alm da University Jaume I, da Espanha, e da University of Liberec, da Repblica Checa foram publicados na revistaScientific Reports.

Conseguimos desenvolver uma rota indita para produzir nanopartculas de prata diferentes das existentes e com capacidade bactericida muito maior, disse Elson Longo, professor da UFSCar e coordenador do CDMF, Agncia FAPESP.

Os pesquisadores do CDMF desenvolveram h trs anos um mtodo inovador para obter estruturas, denominadas nanocompsitos, formadas por nanopartculas de prata acopladas a um cristal semicondutor de tungstato de prata, por meio de microscopia eletrnica de transmisso.

Por meio dessa tcnica, na qual um feixe de eltrons irradiado em uma amostra de tungstato de prata, eles conseguiram obter bactericidas promissores, em que o semicondutor de tungstato de prata atrai os agentes bacterianos e as nanopartculas de prata neutralizam eles.

A produo em larga escala desses materiais para aplicaes reais por meio dessa tcnica, contudo, era bastante limitada em razo do alto custo do microscpio eletrnico de transmisso.

O custo do microscpio eletrnico de transmisso usado para obter esse material em torno de 1,3 milho. Isso torna completamente invivel obter esse material em larga escala, disse Longo.

A fim de aumentar a produo desses nanocompsitos por meio de um mtodo mais competitivo, os pesquisadores desenvolveram uma nova tcnica em que irradiam laser na superfcie do semicondutor de tungstato de prata por um tempo extremamente curto, isto , em femtossegundos (equivalente a 10-15 segundos).

As anlises das amostras revelaram que a interao entre o semicondutor de tungstato de prata e a radiao por laser pulsado em femtossegundos deu origem a uma grande quantidade de dois tipos diferentes de microestruturas obtidas por microscopia eletrnica.

Observamos que essa nova tcnica que desenvolvemos resultou em nanopartculas de prata, que ficavam sobre o semicondutor, e tambmclusters[aglomerados] de prata, disse Longo.

A fim de avaliar a atividade bactericida dos materiais, os pesquisadores colocaram amostras deles em contato com cepas da bactriaStaphylococcus aureusresistente meticilina (MRSA) que apresentam resistncia a diversos agentes antimicrobianos e esto relacionadas a infeces hospitalares.

As anlises por microscopia apontaram que as amostras irradiadas com laser apresentaram uma atividade bactericida 32 vezes maior que as nanopartculas de prata produzidas com irradiao por feixes de eltrons.

Essa nova tcnica abre a possibilidade de obteno de compostos bactericidas de alto desempenho e fcil fabricao, avaliou Longo.

Potenciais aplicaes

Os pesquisadores entraram com um pedido de patente da nova tcnica e das duas novas classes de nanopartculas de prata obtidas por meio dela. A ideia licenciar a tecnologia para a Nanox umaspin-offdo CDMF, sediada em So Carlos, apoiada pelo programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da FAPESP.

A Nanox j vende nanopartculas de prata para muitos pases e poderia se beneficiar muito dessa nova tcnica de obteno desse material, disse Longo.

Os pesquisadores pretendem avaliar o uso do material em prteses odontolgicas e iniciaram testes para avaliar a ao dos nanocompsitos em clulas cancergenas. Os resultados preliminares dos experimentos indicaram que as nanopartculas foram capazes de eliminar clulas tumorais, sem afetar clulas sadias.

O artigoTowards the scale-up of the formation of nanoparticles on α-Ag2WO4 with bactericidal properties by femtosecond laser irradiation(doi:10.1038/s41598-018-19270-9), de Marcelo Assis, Eloisa Cordoncillo, Rafael Torres-Mendieta, Hctor Beltrn-Mir, Gladys Mnguez-Vega, Regiane Oliveira, Edson R. Leite, Camila C. Foggi, Carlos E. Vergani, Elson Longo e Juan Andrs, pode ser lido na revistaScientific Reportsemwww.nature.com/articles/s41598-018-19270-9.


Fonte: Agncia Fapesp / Imagem Divulgao CDMF


  + Tecnologia



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Consumidor
Imagem Procon São José dos Campos orienta consumidor para compra de imóvel na planta
+ História
Imagem Fotos eclipse. Por Hind Nader Elkhouri
+ Museu do Comércio
Imagem Sanatório Ruy Doria
+ Poesia da Arte
Imagem France Giverny 132. Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!