Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                               Terça, 13 de Maio de 2025
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José


Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Nova tecnologia permitir fabricar peas de metal por impresso 3D

23/10/2018 ( Caderno: tecnologia )


Consrcio de universidades, indstrias e instituies de pesquisa paulistas
pretende avanar no desenvolvimento da manufatura aditiva combinada
com processos de usinagem

Assim como possvel hoje fabricar por meio de impresso 3D ou manufatura aditiva uma diversidade de objetos base de polmero (plstico), em breve tambm ser possvel criar peas base de metal por meio dessa tcnica combinada com alguns processos de usinagem.

Essa tecnologia de fabricao inovadora, que pretende substituir, ao menos parcialmente, processos tradicionais de fundio, forjamento e usinagem, tem despertado o interesse de diferentes grupos de pesquisa no mundo.

Publicidade

No Brasil, as principais instituies de pesquisa que atuam na rea de manufatura aditiva no Estado de So Paulo se reuniram, por meio de um projeto apoiado pela FAPESP, para alinhar os esforos e, dessa forma, obter avanos no conhecimento e na aplicao dessa nova tcnica.

Alguns dos desafios para o desenvolvimento dessa tecnologia no Brasil foram abordados por Reginaldo Teixeira Coelho, professor da Escola de Engenharia de So Carlos, da Universidade de So Paulo (EESC-USP), em palestra na FAPESP Week Belgium, realizada nas cidades de Bruxelas, Lige e Leuven de 8 a 10 de outubro.

Em um futuro prximo algumas peas e componentes mecnicos, automobilsticos e aeronuticos, assim como prteses humanas, s podero ser construdos por meio dessa nova tecnologia. Se no Brasil no aprendermos, pelo menos, a usar esse processo, ficaremos muito atrs, disse Coelho.

A tecnologia baseada em dois processos de impresso 3D para metais, chamados Powder Bed Fusion (PBF) e Direct Energy Deposition (DED).

O primeiro processo consiste em fundir camadas sequenciais de um leito metlico com um feixe de laser. E o segundo envolve o uso concomitante do feixe de laser e de p metlico, injetado em uma poa de metal fundido, sobre a superfcie de uma pea.

medida que o p metlico fundido, o material se deposita em camadas e vai resfriando e solidificando, at dar origem a uma pea metlica, com base em um modelo digital, explicou o pesquisador. Esse processo est bem desenvolvido para polmeros, mas, para metais, ainda representa um desafio muito grande, disse Coelho.

Um dos desafios para viabilizar a tcnica, segundo o pesquisador, adequar a energia necessria do laser para a fuso dos materiais. Enquanto os polmeros fundem entre 100 C e 250 C, a temperatura de fuso da maioria dos metais est acima de mil graus, o que demanda uma energia muito alta. O desafio conseguir obter uma concentrao de energia ideal que permita ao equipamento atingir essa temperatura de fuso dos metais, disse.

Segundo Coelho, outro desafio o acabamento superficial das peas metlicas obtidas por manufatura aditiva, uma vez que podem no atender algumas aplicaes de alto desempenho. Para isso, necessrio combin-la com processos como de usinagem de alta velocidade e retificao (HSM/H, na sigla em ingls) no ps-processamento das peas.

Por meio do projeto apoiado pela FAPESP, os pesquisadores desenvolveram em parceria com uma empresa fabricante de mquinas e ferramentas no interior de So Paulo a Romi uma equipamento capaz de realizar esses processos hbridos. Agora, pretendem desenvolver outra mquina, de segunda gerao, tambm em parceria com a fabricante de mquinas paulista. A Romi se tornou a quinta empresa no mundo a ter essa soluo de processos hbridos, disse Coelho.

A fim de assegurar a qualidade e o padro do p metlico usado como matria-prima nesses processos, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de So Carlos (UFSCar) e do Instituto de Pesquisas Tecnolgicas (IPT) pretende desenvolver uma tecnologia para fabric-lo.

O projeto tambm tem a participao de pesquisadores do Instituto de Estudos Avanados (IEAv), do Centro de Tecnologia da Informao Renato Archer e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Pretendemos aplicar o conhecimento adquirido durante o projeto para desenvolver um molde para injeo de termoplsticos, alm de ps e palhetas de turbina a vapor para gerao de energia com bagao da cana, contou Coelho.


Fonte: Agncia Fapesp / Foto Divulgao


  + tecnologia



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Consumidor
Imagem Procon São José dos Campos orienta consumidor para compra de imóvel na planta
+ História
Imagem Fotos eclipse. Por Hind Nader Elkhouri
+ Museu do Comércio
Imagem Casa São José
+ Poesia da Arte
Imagem Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!