Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 19 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Direitos e benefícios do idoso e do deficiente junto ao INSS. Marcelo Augusto Boccardo Paes, advogado em São José dos Campos

07/05/2012 ( Caderno: Seus Direitos )

HOJE, trataremos de direitos/benefícios assistenciais que o IDOSO E O DEFICIENTE de baixa renda possuem junto ao INSS (Previdência Social), no caso o LOAS.

A nossa Constituição Federal, prevê em seu art. 203 que: A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos: inciso V - a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.

Requisitos para a concessão do beneficio de amparo assistencial ao idoso • IDADE MINIMA DE 65 ANOS (ALTERADA PELA LEI 10.741/2003- ARTIGO 34) • RENDA PERCAPTA FAMILIAR INFERIOR A ¼ DO SALARIO MINIMO.
Já o LOAS DEFICIENTE, segue os mesmos critérios do LOAS IDOSO, porem com alguns requisitos próprios: exige a INCAPACIDADE PARA A VIDA INDEPENDETENTE E PARA O TRABALHO e RENDA PERCAPTA FAMILIAR INFERIOR A ¼ DO SALARIO MINIMO

Conceito de família: Para os efeitos do disposto no caput, a família é composta pelo requerente, o cônjuge ou companheiro, os pais e, na ausência de um deles, a madrasta ou o padrasto, os irmãos solteiros, os filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que vivam sob o mesmo teto.

EXCEÇÃO: PODE HAVER A CUMULAÇÃO DE LOAS: Aos idosos, a partir de 65 (sessenta e cinco) anos, que não possuam meios para prover sua subsistência, nem de tê-la provida por sua família, é assegurado o benefício mensal de 1 (um) salário-mínimo, nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social - Loas. O benefício já concedido a qualquer membro da família nos termos do caput não será computado para os fins do cálculo da renda familiar per capita a que se refere a Loas

CUMULACAO COM OUTROS BENEFICIOS: O INSS, administrativamente, não aceita a cumulação desde beneficio pelo beneficiário com qualquer outro no âmbito da seguridade social ou de outro regime, salvo os da assistência médica e da pensão especial de natureza indenizatória.

Contudo, JUDICIALMENTE, é possível haver a cumulação deste beneficio. E mais, JUCIALMENTE, também é possível afastar a tese do INSS de que a renda mensal per capita de ¼ (um quarto) do salário mínimo não constitui critério absoluto de aferição de miserabilidade para fins de benefício assistencial. Nestes casos sempre é necessário a procura por um advogado especialista em direito previdenciário para o ingresso da competente ação judicial.

Marcelo Augusto Boccardo Paes
PAES ADVOGADOS
Rua Dolzani Ricardo, nº 346, 2º andar, Centro - São José dos Campos - SP
Tel/fax: +55 12 3923-4004 / 8111-4864
Site: www.advogadosjc.com
pcadvogados@yahoo.com.br

  + Seus Direitos



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem PagBank PagSeguro responde Espaço do Consumidor
+ História
Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Associação Esportiva São José (AESJ)
+ Poesia da Arte
Imagem Otimismo. Por Sonia Furquim, artista plástica e poetisa

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!