Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Fotos da Região | Créditos                               Sexta, 21 de Setembro de 2018
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José

Links Úteis

Salas de Cinema
Cinemark
Kinoplex


Consulte seu CPF
Legislação Federal e Estadual
Trânsito em São Paulo
Clima


Criação e
Desenvolvimento



Tel. 12 3923.4600
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: Jacareí
BUSCA DE CONTEÚDO DO PORTAL >>  
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Monitoramento do WhatsApp é ilegal, afirma especialista em Direito Penal


24/06/2013 ( Caderno: Seus Direitos )

A grande onda de manifestações sociais que ganharam as ruas do Brasil criou pânico nas autoridades do país e levou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) a montar às pressas uma operação para monitorar as redes sociais e a internet. Entre as páginas e aplicativos espionados estão: Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp. A ideia dos agentes de inteligência é a de acompanhar e antecipar os passos dos manifestantes.

Na visão do advogado especialista em Direito Penal do Peixoto e Cury Advogados, Eduardo da Silva, o monitoramento de comunicações efetuadas pelo WhatsApp seria uma aberração jurídica. "Só posso crer que a notícia divulgada recentemente pela imprensa está equivocada".

Segundo o advogado, "O WhatsApp é um aplicativo utilizado em telefones celulares que permite a troca de mensagens por meio de conexões de rede da internet. Funciona, portanto, como um programa de correio eletrônico, um endereço de e-mail identificado pelo número de telefone do usuário. As mensagens não são abertas ao público, como ocorre com as redes sociais como o Facebook, Instagram ou Twitter. A comunicação por meio do WhatsApp é de natureza privada e fica restrita entre os interlocutores ou a um grupo limitado de pessoas. Assim, a comunicação pelo WhatsApp equipara-se à comunicação por meios de informática, cujo sigilo é resguardado pela Constituição Federal e que constitui uma garantia fundamental do cidadão", afirma.

Eduardo da Silva ressalta que trata-se de uma forma comunicação telemática (feita por meio da internet) e a quebra de sigilo neste caso somente pode ser decretada por ordem judicial, em situações excepcionais, e para a finalidade exclusiva de colheita de provas destinadas a investigação criminal e processual penal. "E mesmo assim se não existir outro meio disponível para apurar o delito", diz.

O especialista em Direito Penal alerta que nessas hipóteses restritas, a prova é colhida em relação a um fato determinado e a interceptação dirigida a uma pessoa ou a um número limitado de pessoas suspeitas de haverem praticado um crime. "Não se pode quebrar o sigilo de comunicações de todos, como infelizmente, tem ocorrido nos Estados Unidos da América. Constitui uma ilegalidade e uma truculência a ABIN pretender interceptar as comunicações realizadas por meio deste aplicativo com a finalidade de monitorar o que quer que seja, sobretudo se considerarmos que as pessoas estão exercendo direitos fundamentas da cidadania em um regime democrático: as liberdades de reunião e de manifestação", ressalta.

A quebra de sigilo de comunicações fora das hipóteses legais constitui crime previsto na Lei nº 9296/96, punido com pena de reclusão de dois a quatro anos e multa. "Esse tipo de comportamento demonstra, mais uma vez, o total despreparo do Estado em lidar com as manifestações que refletem as insatisfações populares e que constituem um dos pilares do regime democrático. Ao que parece, ainda não conseguimos nos desvencilhar das práticas de "arapongagem" e de repressão violenta às manifestações populares, tão caras aos regimes ditatoriais que governaram o país ao longo do século passado", conclui o advogado.


Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada


  Seus Direitos

E-MAILS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Contato/Cartas: cidade@saojosedoscampos.com.br
Anúncios/Cadastros: cadastro@saojosedoscampos.com.br
Editorial: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: amorim@saojosedoscampos.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
Telefax: (12) 3923.4600









 + Promoções
 + Classificados
• ALUGO apartamento cobertura em Campos do Jordão

+ História
Mabrouk São José dos Campos! Parabéns São José dos Campos! Por Rose Nader Elkhouri
Imagem Imigrante libanesa, residente em São José dos Campos, vence prêmio mundial de fotografia com foto do Banhado
+ Dicas do Portal
Imagem Dica do Portal, O filme: O PREDADOR - A Caçada Evoluiu!
Imagem Dica do Portal, O filme: O PACIENTE - O Caso Tancredo Neves!
+ Educação
Imagem Cursos gratuitos ensinam de marmita fit a robótica industrial em São José dos Campos
+ Empresarial
Imagem 10º edição do evento Artes & Sabores acontece na véspera do Dia das Crianças. Inscrições para expositores. Vagas limitadas
+ Espaço do Consumidor
Imagem Locador de imóvel reclama a imobiliária de São José dos Campos o pagamento do IPTU atrasado
+ Matérias
Imagem Chef Patissier, do programa Que Seja Doce no GNT, participa de evento na Havanna em São José dos Campos
Imagem 152 anos de H.G Wells - Um dos pioneiros da ficção científica
+ Poesia da Arte
Por Sonia Furquim
+ Turismo Diferente
Imagem Exclusivo - Portal São José dos Campos visita aldeia de índios Pataxó na Bahia
Imagem Rambla Costanera em Montevideo - Uruguay. Fotos exclusivas Portal São José dos Campos



 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados