Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 29 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Mortalidade infantil

09/05/2014 ( Caderno: Foto da Vez )

Cai a mortalidade materna no mundo,
aponta OMS; redução no
Brasil chega a 43%





Segundo dois informes da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados nesta terça-feira (6), o Brasil e mais dez países latino-americanos conquistaram avanços significativos na redução de mortes relacionadas à gravidez ou parto desde 1990. Mundialmente, taxas também estão em queda, embora doenças crônicas e outras condições médicas preexistentes ainda sejam um problema grave.

"Juntos, esses dois relatórios destacam a necessidade de investimentos em soluções comprovadas para a saúde feminina, como o cuidado de qualidade durante a gravidez e o parto e uma atenção redobrada para grávidas com problemas médicos preexistentes", disse Flavia Bustreo, diretora-geral assistente do programa da OMS sobre a Saúde das Crianças, Mulheres e da Família.

O Brasil reduziu sua taxa de mortes maternas em 43% desde a década de 90. Embora alta, a redução é uma das menores entre os onze países mencionados pelo relatório - Peru (64%), Bolívia e Honduras (61% cada), República Dominicana (57%), Barbados (56%), Guatemala (49%), Equador (44%), Haiti (43%), El Salvador (39%) e Nicarágua (38%).

Ao que tudo indica, nenhum país latino atingirá a exigência do quinto Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em reduzir, no mínimo, 75% da mortalidade materna até 2015. O progresso também não diminui o peso das 9,3 mil mulheres latino-americanas e caribenhas que morreram em 2013 por causas relacionadas à gravidez - em 1990, foram mais de 17 mil mortes.

"Temos salvado a vida de muitas mães pelas Américas, e estamos bastante satisfeitos com isso", disse Suzanne Serruya, diretora de centro regional de saúde obstetrícia da OMS. "Mas o número de mortes no ano passado continua inaceitável, e significa que teremos um grande desafio em reduzir essas cifras ainda mais."

No cenário mundial, o relatório estima 289 mil mortes maternas pelas mesmas complicações em 2013 - uma queda de 45% se comparado aos 523 mil óbitos em 1990. Considerando-se o 5o ODM, apenas onze países já conquistaram a meta de 75% de redução - seis na Ásia, quatro na África e um na Europa (Romênia).

Apesar disso, as disparidades regionais continuam extremas. "Uma garota de 15 anos na África subsaariana têm uma chance em 40 de morrer devido à gravidez ou ao parto em algum ponto de sua vida, enquanto a mesma garota vivendo na Europa tem uma chance em 3,3 mil", disse Geeta Rao Gupta, vice-diretora executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Adicionalmente, o segundo relatório da OMS - com foco nas causas globais das mortes maternas - destaca o impacto que condições médicas preexistentes - como diabetes, aids, malária e obesidade - têm sobre a saúde da gravidez, sendo responsáveis por 28% das mortes deste tipo no mundo.


Fonte: ONU BR / Foto Divulgação Agência Brasil/Tânia Rêgo


  + Foto da Vez



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem PagBank PagSeguro responde Espaço do Consumidor
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Casa São José
+ Poesia da Arte
Imagem Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!