Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Quinta, 25 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Semana da Fotografia em São José dos Campos começa hoje (14) com palestra e homenagem

14/08/2014 ( Caderno: Agenda )

A Semana da Fotografia da Fundação Cultural Cassiano Ricardo começa nesta quinta-feira (14), às 19h, no Espaço Mário Covas (Praça Afonso Pena, 29 - Centro), com palestra com o fotógrafo Ronaldo Entler e homenagem a Shiyodi Imoto. A entrada é gratuita.

Ronaldo Entler falará do percurso da fotografia química à eletrônica. "A apresentação vai trazer uma análise sobre como pensávamos a fotografia digital, além de uma ideia acerca da fotografia contemporânea nos anos 90 e como isso nos aparece hoje", declara Ronaldo.

Formado em jornalismo pela PUC-SP e com pós-doutorado em Multimeios pelo Instituto de Artes, da Unicamp, Ronaldo atuou na imprensa como repórter fotográfico entre 1997 e 2002, participando também de exposições coletivas e individuais. Foi diretor artístico da área de fotografia da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos, entre 1991 e 1995. Atualmente, é professor e coordenador de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, e professor da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP.

Além da conversa, a FCCR fará uma homenagem a Shiyodi Imoto, dono de diversas câmeras fotográficas expostas em seu box no Mercado Municipal de São José dos Campos. Por trás de tantas lentes, o senhor Imoto esconde uma história intimamente ligada à fotografia. Ele foi um dos fundadores da Comissão de Fotografia e o idealizador do Laboratório de Fotografia da Fundação. O acervo de fotografias e câmeras de Imoto vai ser exposto na Galeria de Arte Helena Calil, onde o fotógrafo participará de um bate-papo neste sábado (16), às 9h30.

A Semana da Fotografia será realizada até terça-feira (19), com cerca de 30 atividades concentradas em cinco dias entre palestras, oficinas, exposições, exibições de filmes, intervenções, entre outras atividades.

A proposta do evento é descobrir e explorar os diversos percursos da fotografia na arte contemporânea, por meio de suas expressões tecnológicas, históricas e culturais. Com curadoria da fotógrafa Leticia Kamada, o tema da semana é "Percursos e Trajetos", definindo caminhos que levam de ponto a ponto, viagens que percorrem diferentes espaços.

Exposições

Ao todo, quatro exposições serão abertas ao público no dia 14. Entre os destaques, está a "Corpo Vago" do fotógrafo Gal Oppido. O paulistano traz uma coleção de densas e poéticas imagens que capturam a luz incidindo sobre o corpo humano em seus diversos estados. Desde 2001, ele ministra cursos de fotografia no Museu de Arte Moderna de São Paulo. O fotógrafo fará uma palestra na terça-feira (19), às 19h, no Espaço Mário Covas.

O homenageado da Semana da Fotografia, Shiyodi Imoto, terá uma exposição dedica a ele, com documentos, câmeras e equipamentos fotográficos, fotografias, entre outros objetos, que estarão expostos na Galeria de Artes Helena Calil (Largo São Benedito, s/nº) sob a curadoria de Francisco José Ruiz Lacaz.

O fotógrafo Tuca Vieira vai participar da Semana com a exposição "Valle de La Muerte", no Parque Vicentina Aranha. A mostra tem cenas panorâmicas do deserto do Atacama, na fronteira entre o Chile e a Bolívia. No sábado (16), o fotógrafo independente irá participar de um bate-papo, às 11h.

Outro destaque da semana é a "Galeria Sobre Rodas" com 15 obras. Cinco fotógrafos convidados vão expor suas fotografias no vidro traseiro dos ônibus municipais de São José dos Campos, fazendo com que esses trabalhos circulem por toda a cidade.

Oficinas
Ainda restam poucas vagas para "Fachadas do Meu Bairro", com Núcleo Fotográfico Eugênio de Melo. O restante das 240 vagas oferecidas para as 10 oficinas Semana da Fotografia foram preenchidas em apenas dois dias. As inscrições abriram no dia 4 de agosto. Durante a semana, os participantes terão contato com diversos desdobramentos da fotografia, seus processos criativos e modalidades.

Programação
Leticia Kamada (curadora)
Leticia Kamada é graduada em Comunicação Visual pela Unesp, pós-graduada no curso "Criação de Imagem e Som em Meios Eletrônicos", no SENAC. Já expôs seus trabalhos em artes visuais em diversos estados brasileiros, além de Portugal e Bélgica.
Quinta-feira (14/8)
Abertura da Semana e Palestra com Shiyodi Imoto e Ronaldo Entler
19h | Espaço Mário Covas
Ronaldo Entler, da Icônica, atuou na imprensa como repórter fotográfico entre 1997 e 2002, participando também de exposições coletivas e individuais. Foi diretor artístico da área de fotografia da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos, entre 1991 e 1995.
Shiyodi Imoto cumpriu um importante papel na Comissão de Fotografia da FCCR e mantém um acervo de diversas câmeras fotográficas.

Sexta-feira (15/8)
Bate-Papo com Shiyodi Imoto
14h30 às 17h30 | Galeria de Arte Helena Calil

Sessão de Cinema e Bate-Papo "Um Truque de Luz" com Valéria Mendonça
19h30 às 21h30 | Casa de Cultura Cine Santana
No filme, o diretor Wim Wenders conta de maneira humorada e encantadora como os irmãos Skladanowsky (Max, Emil e Eugen) criaram o cinema.
Valéria Mendonça é jornalista e editora de fotos. Foi vencedora do Prêmio Abril de Jornalismo 2013 - Melhor capa e direção de vídeo.

Sábado (16/8)
Bate-papo com Shiyodi Imoto
9h30 | Galeria de Arte Helena Calil

Palestra com Tuca Vieira

11h | Parque Vicentina Aranha
Fotógrafo profissional desde 1991, já atuou no Museu da Imagem e do Som, no Sesc-SP, e na agência N-Imagens. Fez parte da equipe de fotografia do jornal Folha de S. Paulo de 2002 a 2009. Atualmente é fotógrafo independente, desenvolvendo projetos envolvendo cidade, paisagem urbana, arquitetura e urbanismo.

Bate-Papo com André Freire - "Fotojornalismo: o repórter fotográfico e a fotografia a serviço da sociedade"
14h30 às 17h30 | Casa de Cultura Cine Santana
O repórter fotográfico André Freire vai falar sobre como a fotografia chega diariamente à sociedade como instrumento de formação da opinião pública. André Freire começou a atuar no jornalismo em 1977, trabalhou em jornais, revistas e assessorias como repórter e editor de fotografia. Foi presidente da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos. É sindicalista desde 1978, atuando no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

Lançamento de Revista Fotográfica
19h30 | Café Del Tiempo (R. Serimbura, 322 - Vila Guaianazes)
A Revista Sueño de la Razón apresenta um recorte sobre a atual produção fotográfica latino-americana, promovendo a difusão da fotografia contemporânea sul-americana, além de proporcionar integração cultural entre os países envolvidos. Nesta edição, diversos fotógrafos da América Latina trabalharam a temática "Viagem".

Sessão de Cinema "Anma" e "Rose Color Dance", de Takahiko Iimura, e "Navel and A-Bomb", de Eikoh Hosoe, e bate-papo com Akira Umeda
19h30 às 21h30 | Espaço Mário Covas
Os filmes de Iimura e Hosoe figuram entre as raras obras que capturam os primórdios da arte do corpo contemporânea japonesa conhecida como Butoh. As performances de Tatsumi Hijakata e Kazuo Ohno dirigem-se sobretudo para a câmera, possibilitando reflexões instigantes acerca dos conceitos de "dança-cinema" e "dança-fotografia". Akira Umeda é artista visual e historiador.

Domingo (17/8)
Sessão de cinema com "Summer Storm (Missão Arai)" e bate-papo com Akira Umeda
17h | Espaço Mário Covas
Editado pelo diretor Arai Misao, o filme consiste da lendária performance de Tatsumi Hijikata, filmada em 1973 em Kyoto, no Japão. A coreografia foi registrada em cores por três câmeras de 8mm, em três diferentes ângulos. Esse é o último registro do legado de Hijikata, que viveu em isolamento até sua morte, em 1986. Seguido de bate papo com o artista visual Akira Umeda.

Segunda-feira (18/8)
Bate-papo com Marcos Alberto
14h30 às 17h30 | Galeria de Arte Helena Calil
Marcos Alberto, mais conhecido como Marquinho, foi um dos laboratoristas do laboratório de revelação fotográfica da Fundação Cassiano Ricardo.

Projetor Aberto: Coletivos, performances e DJ Akira
19h30 às 21h30 | Centro Cultura Clemente Gomes
O coletivo Foto Clube Câmera e Luz, o Núcleo Fotográfico de Eugênio de Melo e o Grupo 7 de Abril vão se juntar para uma noite de apreciação fotográfica.

Terça-feira (19/07)
Palestra com Gal Oppido
19h30 às 21h30 | Espaço Mário Covas
Gal Oppido é arquiteto, fotógrafo, artista plástico e músico. Atuando de forma independente na área fotográfica desde os anos 90. A partir de 2001, começou a ministrar cursos de fotografia no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte como melhor fotógrafo, pelo conjunto de sua obra.

Bate-papo com Marcos Alberto - 14h30 às 17h30 | Galeria de Arte Helena Calil

Exposições
Corpo Vago, de Gal Oppido
14/08 a 06/09 | Espaço Mário Covas
O fotógrafo paulistano traz uma coleção de densas e poéticas imagens que capturam a luz incidindo sobre o corpo humano em seus diversos estados. Mestre da percepção da luz e do estabelecimento de intrigantes relações entre imagem e corpo, a exposição apresenta obras em grande formato contando com a curadoria do próprio artista.
Gal Oppido, fotógrafo premiado, deixou a sua formação em Arquitetura pela Fotografia e pela Música, campo em que é também conhecido como baterista do grupo Rumo.

Shiyodi Imoto: fotógrafo
15/08 a 06/09 | Galeria Helena Calil (Pavimento Térreo)
Com curadoria de Francisco José Ruiz Lacaz, a exposição é uma homenagem ao fotógrafo Shiyodi Imoto, um dos fundadores da Comissão de Fotografia e idealizador do Laboratório Fotográfico da Fundação Cultural Cassiano Ricardo na década de 1980. Sua atuação coincide com a estruturação de grande parte da história da fotografia em São José dos Campos. A extensa coleção de equipamentos fotográficos e objetos do arquivo pessoal integrantes desta exposição apresentam o universo das imagens técnicas e o saber fotográfico de Imoto.

Valle de la Muerte, de Tuca Vieira
14/08 a 06/09 |Parque Vicentina Aranha
Quatro imagens panorâmicas capturadas pelo fotógrafo no deserto do Atacama, fronteira entre o Chile e a Bolívia, são apresentadas em uma instalação externa e de grandes dimensões nas áreas envidraçadas que protegem o Pavilhão São José. A sensação de distância e de suspensão da noção de tempo evocadas por estas imagens contrapõem-se à intensa movimentação urbana em torno do Parque Vicentina Aranha.
Tuca Vieira é fotógrafo premiado, realizando exposições e projetos nas mais diversas localidades do mundo.

Time Lapse com André Delgado

Durante a montagem da exposição de Tucá Viera, André Delgado vai fazer o registro, utilizando a técnica Time Lapse, que consiste em uma produção de videoclipe com base em fotos sequenciais.
André Delgado é cinegrafista há 20 anos na FCCR e também fotógrafo.

Fachadas de Eugênio de Melo
01 a 31/08 | Casa de Cultura Rancho do Tropeiro
Exposição de fotos das fachadas de casas antigas de Eugênio de Melo feitas há quase duas décadas. Algumas delas não existem mais.

Viagem a Cuba, de Flávio Craveiro
14/08 a 06/09 | Casa de Cultura Flávio Craveiro
Fotos em P&B de uma viagem feita pelo fotógrafo joseense a Cuba, onde registrou sua gente, mostrando como vivem os habitantes da ilha e quais as semelhanças e diferenças com o povo brasileiro.

Galeria Sobre Rodas, de Beatriz Lèfreve, Douglas Costa, Catia Leandro, Marco
Aurélio Olímpio e Rique Fróes
14/08 a 06/09 | Ônibus municipais
Os cinco fotógrafos aceitaram o desafio de utilizar o vidro traseiro de 15 ônibus para mostrarem os seus trabalhos. A ideia é que, por meio dessa plataforma, os ônibus transportem essas obras para todo o município.

Beatriz Lefèvre
A fotógrafa já trabalhou com cenas e bastidores em cinema, eventos familiares e área documental, mas agora dá início a um novo projeto com fotografias de cavalos. A intenção é dialogar com a fotografia contemporânea na sua vertente mais intimista.
Catia Leandro
Catia Leandro é formada em Arquitetura e Urbanismo e tem especialização em Mídias Interativas. Já participou de alguns coletivos de fotografia e arte urbana. Hoje se dedica ao desenvolvimento de atividades nos campos da produção artística, da crítica e da curadoria.
Douglas Costa
Joseense graduado em Engenharia, Douglas foi presidente da Comissão de Fotografia da Fundação Cultural Cassiano Ricardo em 1993 e 1994. Participou de diversas exposições coletivas e individuais: Vivacidade, no Center Vale Shopping; Nu, na Galeria Volpi; Sequências, na Galeria Volpi; Imagens Viagens, entre outras.
Marco Aurélio da Silva
Fotógrafo profissional, com 22 anos de carreira, possui um dos melhores acervos particulares de fotografias de artistas da MPB. Ministra cursos em unidades do SESC SP, do SENAC SP e workshops e palestras em várias instituições na capital e interior.
Rique Fróes
Rique Fróes é publicitário e dedica-se à fotografia autoral. Teve trabalhos selecionados em diversos concursos fotográficos, no Brasil e exterior. A pesquisa de novas linguagens e suportes é uma característica na sua fotografia.

Percurso Coletivo
14/08 a 06/09 | Centro Cultural Clemente Gomes
Exposição coletiva de diversos fotógrafos de São José dos Campos, em trabalhos que formam diversas narrativas, unificando um mosaico de percursos.

Intervenções
Intervenções nas fachadas da Casa de Cultura Tim Lopes, Cine Santana e Biblioteca Pública Cassiano Ricardo.

Oficinas
"Fotografia Autoral - A expansão da essência", com Talita Rennó
15, 16 e 18/08 - 14h30 às 17h30 / Centro Cultural Clemente Gomes
O que é uma fotografia autoral? Quais critérios podem classificar uma fotografia para ser dita autoral? Essas e outras perguntas serão respondidas na oficina, que tem como objetivo discutire praticaro termo e suas características.
Talita Rennó se formou em fotografia pelo SENAC e já participou de exposições em São José dos Campos e São Paulo.

"Olhar e Arte: Conversas entre História da Arte e Fotografia", com Gustavo Fataki e Indira Ferreira
15 e 18/08 - 19h30 às 21h30 e 16/08 - 14h30 às 17h30 / Casa de Cultura Flavio Craveiro
O workshop irá trabalhar uma reflexão prática fotográfica a partir da História da Arte, desenvolvendo o olhar artístico dos participantes, que irão aprimorar sua sensibilidade para arte e fazer da escrita com fotografia.
Gustavo Fataki é bailarino, técnico em Publicidade e bacharel em Imagem e Som. Indira Ferreira é graduada em Arquitetura e atualmente é professora titular do Centro Universitário Senac.

Oficina "Caminhos Visuais" com André Yamamoto
15 e 18/08 - 19h30 às 21h30 e 16/08 - 14h30 às 17h30 / Casa de Cultura Tim Lopes
A oficina vai abordar a dinâmica coletiva no processo de criação da imagem fotográfica, que vai ser desenvolvido durante os dias de oficina em paralelo a construção de uma intervenção na fachada da Tim Lopes com o intuito de criar uma conexão entre os dois tipos de produção fotografia/artes visuais - muralismo.
André Yamamoto é fotógrafo e artista visual, integrante do Coletivo Semo, grupo que desenvolve trabalhos focados na pesquisa do processo de criação coletiva e suas ramificações.

Oficina "Percurso em Longa Exposição" com Danilo Ferrara
15, 16 e 17/08 - 14h30 às 17h30 / Casa de Cultura Julio Neme
O fotógrafo e artista plástico Danilo Ferrara vai orientar os alunos na técnica de longa exposição da fotografia, produzindo imagens borradas e figura sem identificação. O objetivo é observar de forma analítica os percursos que cercam o cotidiano. As fotos, depois de impressas, serão coladas pelas ruas do distrito. Danilo atualmente trabalha com fotografia, vídeos e caligrafia em São Francisco Xavier e também é integrante do Coletivo Semo.

"Da Composição ao Clique", com Viviani Leite
15 e 19/08 - 19h30 às 21h30 e 16/08 - 14h30 às 17h30 / Casa de Cultura Chico Triste
A proposta é fazer com que alguns conceitos de composição fotográfica possam fazer parte do momento do clique de cada participante buscando um olhar poético e estético para a fotografia.
Viviani Leite é fotógrafa, arte educadora e produtora cultural. Em seu trabalho, ela busca utilizar a fotografia como registro do cotidiano.

"O Percurso do Olhar", com Marcelo Magano
15 e 19/08 - 19h30 às 21h30 e 16/08 - 14h30 às 17h30 / Casa de Cultura Rancho do Tropeiro
Voltado para iniciantes, com enfoque prático, serão passados conceitos básicos de linguagem fotográfica e regulagem de exposição.
Marcelo Magano tem formação e experiência em fotografia, cinema, música e gestão cultural. Atualmente é gestor do espaço cultural "Beco das Artes", em São José dos Campos.

"Fachadas do Meu Bairro", com Núcleo Fotográfico Eugênio de Melo
15 e 19/08 - 19h30 às 21h30 e 16/08 - 14h30 às 17h30/ Casa de Cultura Eugênia da Silva

Formado pelos fotógrafos João Possidônio Jr, Juarez Siqueira, Leandro Monteiro da Silva, Milena Takamatsu e Paulo Rogério Fernandes, o Núcleo vai realizar um safari fotográfico para coleta de imagens que vão compor a exposição do workshop.
O Núcleo Fotográfico de Eugênio de Melo (NFEM) já realizou mostras fotográficas como a "Imagens do Divino" e "Fachadas do Meu Bairro".

Fotografar para Contar, com Fernando Schmitt (Parceria com Ponto MIS)
16/08 - 9h às 13h / Casa de Cultura Cine Santana
Os alunos serão desafiados a roteirizar e fotografar pequenas histórias finalizando-as como pequenos ensaios, fotonovelas, story boards ou vídeos stop motion.
Fernando Schmitt é fotógrafo e professor de ensino superior. Atua junto ao Grupo de Estudo e Criação em Fotografia coordenado pelo editor e curador Eder Chiodetto.

Oficina e Intervenção LABici com Guilherme Maranhão, Roger Sassaki e Simone Wicca
17/08 - 10h e 12h / Parque Vicentina Aranha
Os participantes vão aprender a fotografar utilizando uma mini-câmera de orifício (pinhole), e com o apoio de um laboratório PB sobre uma bicicleta (o LABici). As fotos serão reveladas em papel fotográfico ao ar livre.
Guilherme Maranhão é bacharel em Fotografia pela Faculdade do Senac. Roger Sassaki é fotojornalista em São Paulo e Simone Wicca pesquisa e ensina fotografia e os processos históricos há 15 anos.

Oficina com Gal Oppido
19/08 - 14h30 às 17h30 / Espaço Mario Covas
Exigência: Câmera DSLR e fotografar no modo manual.
Ensaio coletivo com modelo. Partindo da ideia de que a luz é construtora de imagens, Gal Oppido vai apresentar parte de seu trabalho e compartilhará seu processo de criação, com o objetivo de promover a discussão sobre a articulação de forma e conteúdo na linguagem fotográfica e refletir sobre as variações de percepção da luz em suas diversas formas.
Gal Oppido é arquiteto, fotógrafo, artista plástico e músico.


Fonte: FCCR


  + Agenda



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Dicas do Portal
Imagem Dica do Portal, O filme: GARFIELD - Fora de Casa!
+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem Consumidor reclama da falta de comunicação com a Sky. Empresa responde
+ Esporte
Imagem Sesc São José dos Campos traz a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem General Motors do Brasil em São José dos Campos
+ Poesia da Arte
Imagem Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!