Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 29 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



A enfadonha programação da TV por assinatura. Por Willy Schumann, jornalista

30/09/2014 ( Caderno: Opinião )

Na língua portuguesa, o pleonasmo é uma figura de linguagem que identifica uma repetição desnecessária de uma palavra ou até mesmo para enfatizar uma ideia já expressa. Etimologicamente a palavra "pleonasmu" é originária do latim e significa redundância.

Os "vícios da linguagem" acontecem também nos canais de TV por assinatura. A repetição de sons e imagens, sistematicamente, estão inviabilizando o ato de assistir à televisão.

Nos intervalos comerciais ocorre uma exacerbada repetição de chamadas da programação, além dos filmes que teimam em ficar em cartaz por meses seguidos.

O caso se agrava no canal Investigação Discovery. É praticamente impossível assistir a um programa sem causar náuseas, uma espécie de consciência subjetiva que identifica um desconforto do organismo ao assistir atrações intercaladas por constantes intervenções de chamadas repetitivas. Um verdadeiro tormento para o assinante.

O foco principal do canal são os documentários sobre crimes e dramatizações do lado obscuro do ser humano. Apesar da qualidade indiscutível destes programas, o canal peca pela massificação de chamadas e comerciais que estão inseridos na programação. Fica impossível acompanhar qualquer atração proposta pelo canal da família Discovery.

Um dos quadros mais repetitivos e entediantes da programação é o "Stupid Suspects", série de vídeos curtos, captados por câmeras instaladas em carros de polícia, circuitos internos de lojas de departamentos e conveniências que mostram a estupidez e trapalhadas de transgressores da lei estadunidense. Esses vídeos não inéditos são exibidos à exaustão durante o intervalo da programação, ocasionando uma espécie de tortura psicológica e imagética no perseverante assinante.

Entre velhinhas assassinas, vigaristas e gêmeos perversos, a agressão maior é para com o telespectador, refém da repetição, falta de respeito e, acima de tudo, falta de bom senso.

Uma programação repetitiva e enfadonha subestima a capacidade de absorção audiovisual do telespectador. A imagem é um produto de consumo vertiginoso e aquilo que já foi consumido ontem, com certeza, não será bem digerido no dia seguinte. É como requentar o que sobrou do almoço vários dias consecutivos. O gosto e o tempero não serão mais os mesmos e, com o tempo, a refeição ficará imprópria para o consumo.

Enquanto os gestores dos canais de televisão por assinatura não apresentam soluções, o melhor a fazer é se apropriar do efeito zapping. Bendito seja o controle remoto.

Willy Schumann é jornalista formado pela Universidade Tuiuti do Paraná. É colaborador de jornais, sites e revistas do país, além de atuar como produtor audiovisual


Fonte: Comunique-se / Texto Willy Schumann / Foto Divulgação


  + Opinião



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
+ Espaço do Consumidor
Imagem Consumidor reclama da falta de comunicação com a Sky. Empresa responde
+ História
Imagem Fotos eclipse. Por Hind Nader Elkhouri
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Vamos homenagear as marcas, empresários e funcionários que estão em nossa memória afetiva.
+ Poesia da Arte
Imagem France Giverny 132. Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!