Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 26 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Sesc Pompeia, em SP, oferece cursos de design gráfico, ilustração e processos criativos

27/10/2014 ( Caderno: Educação )

As Oficinas de Criatividade do Sesc Pompeia oferecem, no mês de novembro e dezembro, uma série de cursos e workshops, com jovens artistas e design ers que vem despontando no cenário cultural. Inscrições acontecem nos dias 8 e 9 de novembro de 2014

As Oficinas de Criatividade do Sesc Pompeia, em seus mais de 30 anos, elabora novamente uma série de cursos, oficinas e workshops voltados à produção artística. Da caligrafia à ilustração, passando por oficinas de processos criativos, cursos como Imersão no desenho expandido, Diário gráfico - o livro como suporte, Sign painting e Animação gráfica, fazem parte deste projeto desenvolvido especialmente sobre a área do design gráfico.

"As Oficinas do Sesc Pompeia se tornaram referência no ensino livre de artes como um espaço de sensibilização artística, sempre em diálogo com a sociedade. Nos dias de hoje, em diversos campos do design gráfico podemos perceber uma relação cada vez maior entre processos manuais e tecnológicos, que apontam para uma renovação artística das artes gráficas e da comunicação visual. Nesse sentido, juntamente com as exposições sobre artes gráficas "Túnel do Tempo do Design Gráfico" e "Lina Gráfica", o Sesc Pompeia tem a possibilidade de trazer ao público uma série de cursos e workshops com os mais representativos artistas e designers dessa nova cena cultural", afirma Beatriz Giosa, técnica responsável pela programação de cursos.

Chico Homem de Mello, um dos professores convidados e curador da exposição "Túnel do Tempo do Design Brasileiro" - em cartaz na Área de Convivência do Sesc Pompeia até 30 de novembro - comenta que "ao ler a expressão 'mão na massa' que dá título a este ciclo de oficinas" ele se lembrou "de imediato do célebre Gráfico Amador". E recorda: "Voltemos à Recife dos anos 1950: um grupo de amigos se reúne; em comum, o amor pela cultura. e pelo livro. Alguns, como João Cabral de Melo Neto, eram artistas da palavra; outros, como Aloísio Magalhães, eram artistas da imagem. Operando um equipamento tipográfico simples, eles produziram uma série de livros delicados e requintados. De acordo com as afinidades de cada um, o grupo se dividiu em dois: os escritores ganharam o apelido de Mãos Limpas; a turma da imagem ficou conhecida como Mãos Sujas. Esses de fato arregaçaram as mangas, sujaram as mãos e deram existência física ao encontro da palavra com a imagem na forma im pressa. Pessoal das Oficinas de Novembro do Sesc Pompeia: em homenagem aos Mãos Sujas, vamos meter a mão na massa!"

Assim, as Oficinas de Criatividade do Sesc Pompeia, reúne jovens artistas e designers profissionais para oferecer ao público o contato com esses criadores, possibilirtando multiplicar o conhecimento e contribuir para o desenvolvimento artístico do público em geral, incentivando cada vez mais pessoas a se expressarem por intermédio do fazer artístico.


Cursos com inscrições a partir do dia 8/11, sábado, às 10h.

Letrismos: da caligrafia ao sign painting
O objetivo é introduzir o aluno de maneira teórica e prática a diversos alfabetos criados e desenhados a mão, relacionando sua utilização no mundo do design gráfico, digital e como profissão de letrista. O curso pretende ainda ensinar e treinar o aluno a montar, a partir do conhecimento de alguns alfabetos, uma composição completa de hand lettering, preparando e apontando para uma possível extensão na área. Orientação: Filipe Grimaldi

Filipe Grimaldi é letrista e diretor de arte da SINLOGO. Há quase dez anos desenvolve projetos e trabalhos comerciais e autorais de design e tipografia.
Dias 11, 18 e 25 de novembro e 2 de dezembro. Terças, das 10h às 13h.

Princípios de caligrafia - Alfabeto fundamental
Auxiliado por material audiovisual e pelo desenho de caligrafias em aula, o workshop pretende traçar diversos alfabetos que vão desde a Roma antiga até os dias atuais. O objetivo é proporcionar uma visão da evolução do alfabeto latino através do tempo e das diferentes culturas em que ele se estabeleceu. Os participantes estudam e desenham um alfabeto fundamental, adquirem noções básicas para a composição de textos e constroem seus próprios instrumentos de trabalho. Orientador: Cláudio Gil.

Cláudio Gil é artista plástico, designer, calígrafo, professor. É mestre em Design pela UERJ e designer graduado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro. É professor do curso de Design da ESPM / RJ; da pós-graduação do Istituto Europeo de Design - IED, RJ, e da Miami AD School. Participou de diversas exposições, e sua mostra individual Kaligrápho & non Kalligrapho estreou no CCJF do Rio de Janeiro e inaugurou o Centro Cultural Correios de Recife em 2009. Possui trabalhos publicados em diversas publicações no Brasil e no exterior, tais como os livros 1000 Artist Journal Pages e Sketchbooks - As páginas desconhecidas do processo criativo.
Dias 29 e 30/11. Sábado e domingo, das 10h às 18h.

Caligrafia: iniciação aos góticos!
O calígrafo e artista visual Cláudio Gil traz para os participantes a história ilustrada dos principais modelos de escritas góticas: a letra Textura para livros e suas modulações; as letras Bastardas inglesa (Secrrtaria) e alemã (Schwabacher); a Gótica Cursiva; a Rotunda italiana e Fraktur alemã. A partir desse repertório, Cláudio propõe uma série de exercícios de construção e composição de letras para a confecção de uma peça gráfica. Orientador: Cláudio Gil.
Dias 27 e 28/11. Quinta e sexta, das 14h às 22h.

Ilustração: colagem e ilusão gráfica
O objetivo dessa oficina é explorar as possibilidades de experimentação gráfica da ilustração com colagem a partir de propostas de limitação de material e formas, de modo a discutir determinados conceitos. Recorrendo a apenas formas geométricas e tipográficas recortadas em papel colorido, o participante irá vislumbrar a amplitude de possibilidades gráficas e perceber como variações sutis podem mudar o significado de um desenho. Serão feitos trabalhos como painéis e composições coletivas que levem à reflexão sobre a relação entre a parte e o todo das obras. Orientação: Daniel Bueno.

Daniel Bueno, formado em arquitetura pela USP, é designer gráfico e ilustrador. Com uma técnica que explora colagem manual e digital, trabalha em diversos campos, como o editorial, institucional, publicidade, quadrinhos e animação, além de fazer experimentações com o coletivo Charivari. Recentemente, o livro "A janela de esquina do meu primo" levou menção honrosa na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha (2011, Itália), e foi selecionado para o Ilustrarte (Portugal). É mestre pela FAU-USP com o trabalho "O Desenho Moderno de Saul Steinberg: obra e contexto" (2007) e escreve regularmente para a ColunaSIB.
Dias 19 e 26/11, 03 e 10/12. Quartas, das 19h às 22h.

Character design: criação autoral de personagem
Nesse workshop de ilustração trabalha-se o processo de criação de uma personagem em todas as etapas, do desenho à personalidade. Quais os objetivos de uma personagem, os estudos preliminares de anatomia e peso, seu caráter psicológico, humanização, estudos de silhueta, criação de model sheet e linhas de ação. Orientador: Feppa Rodrigues.

Feppa Rodrigues é designer de formação, ilustrador por vocação e fotógrafo nas horas vagas. Bacharel em design gráfico pela Universidade São Judas, foi premiado com uma especialização em ilustração no Instituto Europeo de Design. Atualmente, é ilustrador na Young & Rubicam. Expôs na comunidade Padroeira em Osasco, em um trabalho realizado com o Teto Brasil, e posteriormente realizou uma exposição no Otto Bistrot chamada "Entre Vielas". Exibiu fotografias e ilustrações sobre Nova Iorque no salão Circus Hair no Hostel Telstar.
Dia 29/11. Sábado, das 10h às 18h.

Ilustração e texto literário: diálogos possíveis
Nesse curso o artista Manu Maltez parte da reflexão sobre os diálogos possíveis entre duas linguagens autônomas, porém intercambiáveis, a ilustração e a literatura, para desenvolver um trabalho gráfico. Por meio de referências, conversas e atividades que envolvem o desenho, a gravura e a palavra, os participantes produzem, nos encontros, uma obra visual. Pré-requisito: voltado para estudantes, designers, ilustradores, artistas, escritores ou interessados que já tenham alguma produção visual/gráfica. Orientação: Manu Maltez.

Manu Maltez é graduado em música. É contrabaixista, compositor e intérprete, além de artista plástico e escritor. Trabalha no espaço onde música, imagem e texto se encontram. É idealizador e realizador do projeto Ossos do Ofídio, junto ao escritor Marcelino Freire, e que também conta com participação de Alessandra Leão e Rafa Barreto. Como artista plástico, realizou diversas exposições de suas gravuras e desenhos. A última mostra reuniu mais de 50 trabalhos no Espaço Cultural Citi (2013), em São Paulo.
Dias 14 e 28 de novembro e 5 e 12 de dezembro. Sextas, das 10h às 13h.

Ilustração editorial: pesquisa e criação
Desde os primórdios da imprensa, a ilustração se apresenta como uma potente ferramenta visual e informativa junto ao texto. Nessa atividade, o aluno terá contato com todas as etapas de desenvolvimento de uma ilustração para o mercado editorial: da proposta, passando pela pesquisa de referências, esboços, confecção, até a finalização. Pré-requisitos: Qualquer pessoa interessada no assunto e com conhecimentos básicos de desenho. É recomendável que o aluno tenha computador em casa (para a pesquisa e impressão das referências) e que tragam seu próprio material artístico (lápis de cor, caneta hidrocor, guache, pincéis, tesoura, cola, régua, etc). Orientação: Fernanda Guedes.

Fernanda Guedes cursou Letras na Universidade de Brasília. Trabalhou como programadora visual de moda no Rio e como diretora de arte em agências de publicidade em São Paulo até investir em um estúdio próprio, no qual pudesse desenvolver trabalhos nas áreas de design gráfico e ilustração. Criou inúmeras capas e projetos gráficos de livros, logotipos e ilustrações para campanhas publicitárias e revistas, atendendo clientes do Brasil e do exterior, como Claudia, Época, Marie Claire, Veja e Vogue; as agências de propaganda África, Lew/Lara, J.W.Thompson, Neogama, Talent e Ogilvy, dentre outras; as editoras Ática, Cia. das Letras, Matrix, Melhoramentos, Panda, Planeta (Espanha), Publifolha e SENAC; e também Dryzun, Francesca Romana, Globosat, PH Arcangeli, RBS, Rosset e Kibon.
Dias 19 e 26/11, 03 e 10/12. Quartas, das 10h às 13h.

Imersão no Desenho Expandido
Nessa atividade, a ilustradora Carla Barth propõe diversos exercícios que visam expandir a noção que o participante tem do que é a prática do desenho, através da imersão no desenho livre com recorte, colagem, apropriação e escultura. Pré-requisito: livre, para pessoas que desejam explorar e desenvolver a sua criatividade através de diversas técnicas do desenho. Orientação: Carla Barth.

Carla Barth é formada em comunicação pela PUC-RS. Estudou desenho e escultura no Atelier Livre (RS), e arte contemporânea com Guilherme Dable, Maria Helena Bernardes, Ana Flávia Baldisserotto, Charles Watson e Jaílton Moreira. Participou de exposições coletivas e individuais nos seguintes espaços: Museu do Trabalho (RS), Santander Cultural (RS), Galeria Laura Marsiaj (RJ), Choque Cultural (SP), CCBB Brasília, Pavilhão das Culturas Brasileiras (SP) e no MAC-RS. Também expôs na Espanha, França, Itália, Taiwan, EUA e Colômbia. Ministrou cursos e palestras sobre arte pública, processo artístico, desenho e escultura. Trabalhou com ilustração e arte aplicada para marcas como Adidas, Toddy, Fórum, Melissa, Zapatilhas Puro, Alcaçuz, Redley, MTV, Maiojama, Rossi, Claro, Element, Johnson & Johnson.
Dias 6 e 7/12. Sábado e domingo, das 10h às 18h.
Com intervalo de 1h para almoço.

Diário Gráfico: O Livro Como Suporte
Com uma abordagem dinâmica sobre os processos criativos, a atividade propõe a experimentação com diversos materiais e ferramentas. A prática acontece em um ambiente onde não imperam regras que possam tolher a criação artística. A liberdade para experimentar é essencial, como também alguma disciplina para assegurar objetividade e consistência de resultados. O encontro com o acaso e o "não-planejado" no uso combinado de materiais e ferramentas enriquece o processo criativo e, alternando processos intuitivos e racionais, caos e ordem, o trabalho individual ganha sentido por meio da criação de um livro de ideias, o Diário Gráfico. Orientador: Renato Alarcão.

Renato Alarcão é designer gráfico formado pela UFRJ e mestre em artes visuais pela School of Visual Arts, de Nova York, onde se especializou em arte narrativa por intermédio do programa Illustration as a Visual Essay. Estudou também no The Center for Book Arts (NY). Como professor de artes visuais nos EUA desenvolveu programas de arte-educação para crianças e jovens nos estados de New York e New Jersey.
Dias 22 e 23/11. Sábado e domingo, das 10h às 18h.
Com intervalo de 1h para almoço.

Desbloqueio Criativo: Uma Introdução ao Desenho Intuitivo
Em dois encontros, o ilustrador Hiro propõe, por meio de exercícios rápidos de desenho, melhorar a fluidez, a velocidade, a percepção e a segurança do traço, desbloqueando travas e medos por meio da troca da racionalidade pela intuição. A sensação que o desenho passa é mais importante do que sua perfeição visual, daí o estímulo à avaliação dessa sensação e não do acabamento estético. A atividade vale-se da substituição da engenhosidade mental, que espera um trabalho final satisfatório e nem sempre alcançado, pela prática do desenho sem o desapego do resultado perfeito. Orientador: Hiro Kawahara.

Hiro Kawaahara é ilustrador e professor. Começou como ilustrador na Editora Três e migrou para a publicidade. Como diretor de arte na Taterka Comunicações, fez as lâminas de bandeja do McDonald's, as caixinhas do McLanche Feliz e suas campanhas promocionais, incluindo a criação de filmes publicitários. Em 2005 decidiu tornar-se ilustrador profissional autônomo. Hoje, faz trabalhos para diversas empresas e agências, e especializou-se em criação e desenvolvimento de personagens publicitários e em ilustração infanto-juvenil. Há alguns anos diversificou a carreira com trabalhos mais autorais, que envolvem principalmente sketches e aquarelas de ilustrações divertidas.
Dias 27/11 e 4/12. Quintas, das 19h às 22h.

Tactile Design: Mão na Massa e Pós-produção Digital
O casamento perfeito entre o manual e o digital pode ser exprimido no conceito do tactile design, vertente do design gráfico que se utiliza dos fazeres artísticos como a colagem, o bordado, a escultura e a modelagem com papel para criar efeitos reais de tridimensionalidade. Dividido em três etapas, o curso proporciona ao aluno o acompanhamento de processos, o aprendizado de técnicas múltiplas e o planejamento da criação. Após breve introdução teórica, o participante irá criar uma tipografia personalizada que será construída em forma de escultura, registrada por fotografia e finalizada digitalmente em softwares de edição de imagens. Pré-requisito: noções de caligrafia e desenho. Conhecimentos básicos de softwares como Illustrator e Photoshop são recomendados. O aluno deverá levar seu próprio notebook com esses programas instalados. Orientador: João Paulo Lopes.

João Paulo Lopes é formado em publicidade e propaganda e pós-graduado em marketing. Estudou direção de arte na Miami Ad School, tipografia na Panamericana e Lettering. Atualmente é sócio do Estúdio Migra (fotografia e pós-produção de imagens) e freelancer na agência David / Ogilvy. Já trabalhou como Designer na CafeSP e foi professor de Multimídia Instrumental na Universidade Federal de Juiz de Fora. Em seu trabalho como designer, João Paulo desenvolve muitas peças em Design Tactile. É palestrante e professor da Pixel Show 2014, maior evento de design da América Latina.
De 19/11 a 10/12. Quartas, das 19h às 22h.

Animação e Design Gráfico - Tipos que movem
A oficina propõe a construção de projetos de animação quadro a quadro utilizando elementos tipográficos. Usam-se materiais impressos e de outros recursos gráficos que estiverem disponíveis no espaço. Os participantes instalam sofwares gratuitos de animação stop motion em seus smartphones para desenvolverem os projetos, por isso é necessário que tragam para as aulas seus aparelhos celulares. A oficina é destinada a pessoas interessadas em design, tipografia e animação. Orientadores: Amir Admoni e Paula Ordonhes.

Diretor, animador, designer e diletante independente, Amir Admoni é formado em arquitetura pela FAU-USP e é mestre em Design pelo Sandberg Instituut em Amsterdã. Já trabalhou no departamento de promo-gráficos da MTV Brasil e no Disney Channel Latin America em Buenos Aires. Atualmente desenvolve seus próprios projetos, dentre eles, curtas, peças de teatro e videoinstalações. Seu último curta, Linear, foi exibido em mais de 170 festivais e já ganhou mais de 70 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o de melhor filme brasileiro do Anima Mundi. www.admoni.com.br.

Paula Ordonhes vive e trabalha em São Paulo. Artista visual e pesquisadora independente, desenvolve materiais impressos, publicações e pequenos objetos a partir da investigação da palavra, da imagem em movimento e do desenho. Cria e produz projetos gráficos para obras audiovisuais, mídias impressas e digitais. Coordena oficinas interdisciplinares em parceria com outros artistas, designers e pesquisadores. Formou-se em Artes Visuais pela Faap em 2001 e trabalhou para o canal MTV Brasil entre 2000 e 2005. www.paulaordonhes.info.
De 18 a 29/11. Terças e quartas, das 18h às 22h, sábados das 10h às 14h.

Diagramação Criativa
O objetivo é expandir as noções de diagramação de revista impressa e digital, por meio de uma abordagem mais cognitiva dos elementos que compõem o universo gráfico desse ramo de publicações. A construção de grids a partir da desconstrução de publicações de grande relevância, usando a história da arte e do design, a percepção de cores (peso visual, figura-fundo), a determinação de direção e fluidez, e a absorção dos códigos culturais. Um curso prático e de muita produção, para quem quer pensar em diagramação fora da máquina. Orientação: Alexandre Soma.

Alexandre Soma é artista, designer gráfico e professor. Formado em Design Industrial, atua como designer na Zupi, e foi responsável pela criação de alguns projetos gráficos da Zupi Editora: o livro "Estética Marginal #01" e a Revista Voxel. Durante dois anos lecionou direção de arte e criação na Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro. Nos últimos 3 anos vem realizando vários projetos de design editorial para clientes como Nike, ESPN e International Paper e tem participado ativamente em discussões sobre história e o fazer do design, e da arte em vídeos na forma de hangouts pelo Youtube. Com seu trabalho autoral, venceu os concursos Levi's be Original e Motomix, e participou da exposição Brazilian Contemporary no Nederlands Photomuseum.
De 19/11 a 10/12. Quartas, das 19h às 22h.

Pictogramas Que Faltavam
Vivemos cercados por pictogramas: aqueles desenhos simples que simbolizam coisas muito importantes. Placas de trânsito, sinalização de espaços, embalagens, interfaces gráficas e muitas outras coisas dependem de uma boa comunicação visual. Em um primeiro momento, é possível aprender a reconhecer e reproduzir os ícones básicos que compõem esse vocabulário visual. Depois serão identificados problemas de comunicação que podem ser resolvidos com pictogramas. O objetivo final é inventar e desenhar os pictogramas que fazem falta em nossas vidas. Pré-requisito: Voltado para designers, arquitetos, ilustradores, professores e qualquer pessoa interessada em comunicação visual. Recomenda-se ter computador em casa para arte final dos exercícios. Orientação: Tony de Marco.

Tony de Marco é artista plástico, fotógrafo e type designer. Foi ilustrador da Folha de S. Paulo e editor da Tupigrafia. Premiado no Linotype International Type Design Contest com a fonte "Samba", usada pela Nike na camisa da seleção brasileira de futebol em 2014. Pinta nas ruas de São Paulo desde 2005, apenas com rolinho e latex, sob o codinome Pixotosco.
De 12/11 a 3/12. Quartas, das 10h às 13h.

Microanimações: Criação de GIFs Animados
Os hábitos do cotidiano levam a uma rotina cíclica: acordar, comer, trabalhar, tomar banho, dormir. Contudo, no filme da vida não tem o botão "voltar" ou "repetir", e ele segue sem roteiro, sujeito à aleatoriedade dos encontros. Assim, uma cena que se repete várias vezes causa estranheza e pode levar ao riso. Um gesto repetido, como num gif animado, chama a atenção de tal forma que muitas vezes se torna ridículo. A proposta da oficina é produzir peças gráficas que se articulem no intuito de produzir movimentos cíclicos inusitados, estranhos, cômicos e até mesmo nonsense. Pré-requisito: voltado para animadores, videografistas, ilustradores, quadrinistas e interessados em geral. Orientadores: Bruno Maron, Laura Teixeira e Veridiana Scarpelli.

Bruno Maron tem formação em Design e pós-graduação em animação pela PUC-Rio. Ilustrador, animador e quadrinista, trabalhou para os principais jornais do país. Em 2013 publicou seu primeiro livro, o Manual de Sobrevivência para tímidos pela Editora Lote 42. É autor do blog www.dinamicadebruto.wordpress.com/.

Laura Teixeira nasceu em São Paulo, em 1976. É ilustradora e autora de livros de imagens. Obteve o título de mestre pela FAU-USP e especializou-se em ilustração na Eina, vinculada à Universidade Autônoma de Barcelona. Colabora com diversos tipos de publicações, entre eles jornais, revistas e fanzines.

Veridiana Scarpelli é formada em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP e trabalha com ilustração há quase uma década fazendo desenhos para livros, jornais e revistas. Em 2012, lançou seu primeiro livro, O Sonho de Vitório pela editora COSACNAIFY que foi, em 2013, lançado no México pelo Fondo de Cultura Económica.
Dias 18 e 25/11, 02 e 09/12. Terças, das 10h às 13h.

Exercícios de Cartografia
A criação de diagramas - como fluxogramas, linhas do tempo e mapas - é uma parte importante da prática do design gráfico. Neste curso pretende-se que o aluno, por meio da construção de mapas (geográficos, conceituais, imaginários, etc.), faça uso de recursos elementares ao design (como tipografia, cor e forma) e exercite assim a capacidade de comunicar-se visualmente. Pré-requisito: Recomenda-se o curso a estudantes e profissionais que utilizam representações visuais de situações, processos, territórios ou conceitos, em especial designers e arquitetos. Não há pré-requisitos e o uso do computador é facultativo. Orientador: Felipe Kaizer.

Felipe Kaizer é designer gráfico da Fundação Bienal de São Paulo desde 2009 e participou dos projetos de identidade visual, publicações e sinalização da instituição e de uma série de exposições. Trabalhou na Tecnopop e com Jair de Souza no Rio de Janeiro. Desenhou duas famílias tipográficas: Inocência e Banzo. Pesquisador independente sobre metodologias em design, é formado pela PUC-Rio desde 2002, onde defendeu uma monografia sobre a dimensão política da atividade do design sob a ótica do conceito de ação em Hannah Arendt. É co-fundador e editor do site aplataforma.org.
De 18/11 a 09/12. Terças, das 19h às 22h.

Cursos com inscrições a partir do dia 9/11, domingo, às 10h.

Patterns: criação e reconhecimento de padrões gráficos
Nesse minicurso, os participantes tem contato com a diversidade e versatilidade do uso de patterns, além de conhecer exemplos da técnica aplicada na estamparia, vestuário, decoração e branding de algumas marcas. Por meio de atividades manuais e no computador, apresenta-se os fundamentos básicos de composição e criação de patterns, e as principais técnicas de criação de padronagens nos softwares de edição gráfica (Adobe Illustrator e Photoshop). Pré-requisito: voltado para estudantes e interessados em design gráfico, moda e ilustração. Os alunos poderão usar opcionalmente notebooks, tablets, celulares, máquinas fotográficas ou quaisquer outros equipamentos que façam parte do seu processo criativo. Orientador: Fillipo Felipe.

Fillipo Felipe é fotógrafo, artista gráfico, designer e comunicólogo. Desenvolve projetos especiais para marcas como Puma, Ray-ban, Absolut e Intel, e trabalha como diretor de arte no grupo de mídia Vice Brasil. Nos últimos anos tem se dedicado e desenvolvido trabalhos ligados a editoração e publicações independentes.
Dias 13 e 27 de novembro, 4 e 11 de dezembro. Quintas, das 10h às 13h.

Projeto gráfico de livros: de dentro pra fora
Este curso tem o objetivo de avançar a discussão sobre design de livros para além da capa. Se a capa de um livro é a regra do jogo, afinal que jogo é esse? Estudos e apresentação de exemplos de projetos gráficos onde capa e miolo possuem esforços projetuais equivalentes. É proposto um exercício prático. Pré-requisito: estudantes e profissionais da área de arte e design gráfico, editores e assistentes editoriais, estudantes de arte e comunicação visual, arquitetos, editores de arte, diagramadores, ilustradores. O aluno é orientado a ler o conto A biblioteca de Babel, presente no livro Ficções, de Jorge Luis Borges (Cia. das Letras, 2007), pois o texto será usado como base para o curso. Orientador: Tereza Bettinardi.

Tereza Bettinardi é graduada em design gráfico pela Universidade Federal de Santa Maria, onde também cursou Jornalismo. Desde 2006 vive em São Paulo e já colaborou como designer em diversas revistas da Editora Abril. Integrou as equipes do Máquina Estúdio/ Kiko Farkas e da Cosac Naify. Atualmente trabalha como designer freelancer desenvolvendo projetos para diversas editoras, entre elas, Companhia das Letras.
Dias 14 e 28 de novembro e 5 e 12 de dezembro. Sextas, das 19h às 22h.

Processos Gráficos para Palavras de Ordem
Partindo de processos gráficos básicos e chegando até técnicas mais complexas, a oficina é voltada para o aprendizado técnico e para o desenvolvimento prático de projetos tanto individuais quanto coletivos de comunicação pública. A atividade propõe aproximar os participantes de técnicas gráficas, habilitando-os a atuarem na produção de pôsteres, faixas, cartazes, livretos e outras peças gráficas. Serão utilizadas técnicas ligadas à xilogravura, estêncil, tipografia móvel, pintura e similares. Orientador: Beto Shwafaty.

Beto Shwafaty é artista, curador e pesquisador. Mestre em artes visuais e estudos curatoriais pela Nuova Accademia di Belle Arti - NABA (Itália), acompanhou o grupo do artista Simon Starling na Staedelschule (Alemanha). Shwafaty esteve envolvido com práticas coletivas, curatoriais e espaciais baseadas em pesquisas desde meados de 2000, e como resultado, seus projetos exploram as convergências do design crítico, da política espacial, da economia do conhecimento e da cultura visual. Dentre as exposições recentes em que participou, destacam-se o 33º Panorama da Arte Brasileira (MAM-SP); 9ª Bienal do Mercosul (Porto Alegre); X Bienal de Arquitetura de São Paulo (CCSP); Amor e Ódio a Ligya Clark (Varsóvia); Conversations Piece, NBK (Berlim); Eternal Tour (Sesc São Paulo); Mitologias (MAM-SP) e Cité des Arts (Paris), 4ª IABR - Urbaninform Section (Roterdam), Utrecht Manifest - Bienal de Design Social (Utrecht) e Rumos Itaú Cultural.
De 18/11 a 09/12. Terças, das 10h às 13h.

Silk na tora: processos caseiros em serigrafia
Workshop intensivo que explora as possibilidades do uso da serigrafia na concepção de projetos gráficos. No melhor estilo faça-você-mesmo, a oficina busca a viabilização da técnica com baixo custo por meio de adaptações para pequenas tiragens como a produção de uma série de gravuras, stickers, cartazes, flyers, entre outros. Depois do workshop, o aluno repete o processo em ambiente caseiro e com o mínimo de materiais específicos possíveis. Orientação: André Teixeira e Francisco Martins (Coletivo Azucrina).

André Teixeira estudou Comunicação Social e Design Gráfico em Belo Horizonte e, desde 2007, exerce o ofício em agências de publicidade e em projetos encomendados ao Coletivo Azucrina!, no qual atua como palestrante, oficineiro, designer, ilustrador e serígrafo. Vive atualmente em São Paulo, trabalhando como animador/motion e designer freelancer, tendo passagem por produtoras paulistanas como Piloto.tv, Ioio Filmes, Bando e Delibistrot Filmes.

Francisco Martins é designer e ilustrador mineiro. Foi editor de revista de design, designer em estúdios mineiros e animador em um grupo de teatro de bonecos. Também trabalhou com packaging e motiondesign para consultoria multinacional de branding. Atualmente, é ilustrador freelancer com publicações em livros na China, Espanha e importantes blogs da área.
Dias 22 e 23/11. Sábado e domingo, das 10h às 18h.
Com intervalo de 1h para almoço.

Paper cut: modelagem com papel
Por intermédio da síntese de formas e técnicas de dobradura, o participante vai explorar o volume e a plasticidade do papel, como material para criações tridimensionais como personagens, animais, objetos ou toys. A oficina será dividida em três momentos, um primeiro de apresentação da técnica e exemplos, um segundo de experimentações e criação e em seguida uma exposição dos processos e material produzido pelo grupo. Orientador: Carlo Giovani.

Carlo Giovani é designer gráfico, ilustrador e artista visual. Seu trabalho é voltado a experimentações com diversos tipos de materiais a fim de explorar formas tridimensionais e suas relações com o observador.
Dias 22 e 23/11. Sábado e domingo, das 10h às 18h.
Com intervalo de 1h para almoço.

Manipulação de impressos do século 19 e 20.
Conversas sobre a trajetória do design gráfico no Brasil, a partir do contato direto com impressos originais produzidos do início do século 19 até o final dos anos 1970. Orientador: Chico Homem de Melo.

Chico Homem de Melo é designer, professor e autor de livros sobre design gráfico brasileiro.
Dias 27/11, 04 e 11/12. Quintas, das 19h às 22h.

Foto mutreta - Soluções caseiras de fotografia
Não tem equipamento de qualidade e precisa fotografar um objeto/produto para o seu projeto? Ou pior: está com o prazo apertado e não tem como contratar o serviço de um estúdio profissional? Se a solução é apelar para a gambiarra, então que ela seja bem feita! Aqui, um fotógrafo experiente ensina dicas e mutretas simples pra quem não sabe fotografar e não tem câmera boa, mas precisa clicar objetos, texturas e afins para usar em layouts e peças gráficas. Com alguns truques, é possível amenizar o trabalho na pós-produção e garantir um resultado melhor pra sua fotografia. Pré-requisito: voltado para estudantes, designers, ilustradores, artistas visuais ou interessados em aprender macetes de fotografia. O professor pede que os alunos enviem por email uma foto feita em casa de algum produto/objeto/textura para fins gráficos (pode estar aplicada na peça gráfica). Orientador: André Spínola e Castro.

André Spinola e Castro é jornalista formado pela UFRJ, com formação em fotografia pelo Brooks Institute of Photography, Califórnia. Ministrou as aulas da primeira turma do curso politécnico de fotografia da Faculdade Estácio de Sá. Em 1998, participou do curso de jornalismo em revista da Editora Abril e passou a atuar como freelancer para diversas publicações da editora. Dedica-se ao ensino de fotografia desde 1996 e trabalhou na agência de publicidade W/Brasil de 1998 a 2003.
Dias 27/11, 04 e 11/12. Quintas, das 10h às 13h.

Zine como ideia
O workshop propõe a edição e produção de uma publicação coletiva a partir da discussão de aspectos conceituais e históricos sobre o "zine". Orientador: Guilherme Falcão.

Guilherme Falcão é bacharel em Design Gráfico pela Faculdade Senac São Paulo (2006) e pós graduado em Arte: Crítica e Curadoria pela PUC/SP (2012). Sua prática como designer e editor inclui oficinas, palestras, e pesquisa. A principal área de interesse e produção é a de "auto publicações": fanzines, panfletos, livros e boletins. É um dos criadores (2006) e editor responsável (desde 2012) da publicação Zine Parasita. Em 2013 fundou a editora CONTRA, especializada em publicações colaborativas de cultura visual. Seus trabalhos já integraram diversas exposições, publicações e premiações, e fazem parte de acervos de instituições como o MoMA NY, a Biblioteca Wanda Svevo (Bienal de São Paulo), entre outros.
De 27/11 a 09/12. Terças e quintas, das 19h às 22h.

Infografia express: comunicação & criatividade
Como ferramenta visual, a infografia propõe uma relação complexa entre texto e imagem, com o sentido de comunicar através de uma narrativa gráfica. São vários os caminhos para a execução de um infográfico, e é frequente a combinação de diversos elementos gráficos e textuais. Da ideia passando pela pesquisa, coleta de dados e referências visuais, até o desenvolvimento do texto e da ilustração, o participante conhece, na prática, todas as etapas da criação de um projeto infográfico. Conhece também a trajetória da infografia no Brasil, sua importância no mercado impresso e digital e seu uso como ferramenta didática. Orientação: Alexandre Jubran e Daniel Rosini.
Dias 29 e 30/11. Sábado e domingo, das 10h às 18h.

Pôster Psicodélico - Identidade Visual para Bandas e Eventos Culturais
Cartazes de shows e bandas são um espaço de experimentação para designers e artistas, e acabam por se tornar artigo de coleção. O coletivo Bicicleta Sem Freio compartilha seu processo de criação a fim de despertar o interesse em trabalhar diferentes visualidades, tendo como foco o universo da música e da cultura. O intuito não é ensinar a desenhar, mas sim estimular a pensar em ilustração, arte, processo criativo e conceitual de uma forma inovadora. Pré-requisito: buscar dar seu máximo para se expressar graficamente.
Orientação: Coletivo Bicicleta sem Freio.
Dias 13 e 14/12. Sábado e domingo, das 10h às 18h (com intervalo de uma hora para almoço).

Cartaz Serigráfico
O objetivo da oficina é capacitar os participantes nos conceitos de composição gráfica, tratamentos gráficos adaptados à técnica de serigrafia, tipografia e lettering básicos para composição de informações textuais, teoria das cores, finalização e saída para processos de impressão serigráfica, gravação de matrizes, preparação e impressão de cartazes. Pré-requisito: ter noções de desenho. Caso o aluno queira fazer a composição utilizando softwares gráficos, terá que trazer computador pessoal. Orientação: André Teixeira e 45Jujubas.
Dias 6, 7, 13 e 14/12. Sábados e domingos, das 10h às 18h(com intervalo de uma hora para almoço).

Gráfica Lenta - Folhetos, Encartes e Diagramação de Réplicas de Vinil
Neste curso, produz-se cópias de discos de vinil 7" manualmente com um molde de silicone. Com um disco pronto, os será criado todo o material gráfico, como encartes, capas, adesivos, folhetos, tipografia e desenhos com processos manuais. O compacto será gravado em apenas um lado, contendo uma colagem sonora com pesquisas sobre a oficina e cópias serão distribuídas. No final, pretende-se criar uma coletânea feita desse encontro. Pré-requisito: os participantes devem trazer compactos que queiram copiar, ou podem utilizar compactos oferecidos na oficina
Orientação: Juliana Frontin e Joaquim Pedro dos Santos.
Dias 6 e 7/12, sábado e domingo, das 10h às 18h (com intervalo de uma hora para almoço).

Portfólio Desespero
Mostra como elaborar ou melhorar seu portfólio em 16 horas. Além de dicas para a construção de um portfólio de design ou comunicação, os participantes terão seus trabalhos mais expressivos analisados e receberão propostas e exercícios.
Pré-requisito: é necessário possuir produção gráfica ou artística e trazer no mínimo cinco trabalhos selecionados para criação do portfólio. Desejável trazer computador pessoal. Orientação: Rafo Castro.
Dias 6 e 7/12, sábado e domingo, das 10h às 18h (com intervalo de uma hora para almoço).

O Olhar como Ferramenta do Design
Nessa oficina, Kiko Farkas irá abordar o processo criativo a partir da desconstrução do olhar e da leitura de imagens. Serão trabalhadas as relações entre texto e imagem, construção de identidade, uso da cor e da forma e a importância do olhar na construção gráfica. Orientação: Kiko Farkas.
Dias 25 e 27/11 e 2 e 4/12. Terças e quintas, das 19h às 22h.

Sign Painting - Introdução ao Pincel de Letrista
No mundo do sign painting o equilíbrio entre a habilidade com o pincel e o desenho das letras e layouts é fundamental. Com foco nisso o workshop aborda a construção e características das letras (proporções, kerning, serifas, tipos de volume e sombras), assim como exercícios com o pincel de letrista, até que cada aluno crie sua própria placa de madeira pintada a mão usando as técnicas do sign painting.Orientação: Caetano Calomino.
Dias 13 e 14/12. Sábado e domingo, das 10h às 17h (com intervalo de uma hora para almoço).

EVENTO
Pupunha Ink no Pompeia
O Pupunha Ink é um encontro para quem gosta de desenhar e que carrega a bandeira do "desenhar é para todos". Com quatro anos de história, esse evento independente estimula a vinda de pessoas de todas as faixas etárias. Para os tímidos e enferrujados, há vários jogos de desenho, afinal, todo mundo desenhou quando criança, mas foi parando ao longo da vida por conta do velho "não sei desenhar". Não há mistério: peça um chope, conheça gente nova e rabisque sem medo. Orientação: Nina Grando e José Osmar.

Nina Grando é pesquisadora de tendências na Box1824 e é formada em design gráfico pelo IED São Paulo. É fundadora da revista digital Ovelha, que tem o intuito de emponderar jovens mulheres. Nina é a organizadora responsável pelo Pupunha Ink desde seu início, em 2010.

José Osmar é formado em Artes Visuais na UNESP e trabalha há cinco anos na indústria nacional de indie games como integrante do coletivo Loud Noises. Sua arte pode ser vista em jogos como Headblaster e Quero Ter Um Milhão de Amigos. Já organizou diversos eventos relacionados a games em São Paulo, como o SPJam e Spin. É o braço direito na organização do Pupunha Ink.
Este encontro tem classificação livre e é gratuito. Choperia.
Dia 16/11. Domingo, das 17h30 às 20h.


SERVIÇO
Sesc Pompeia realiza Design mão na massa! Design gráfico, ilustração e processos criativos
De 11 de novembro a 14 de dezembro de 2014, no espaço das Oficinas de Criatividade. Inscrições pessoalmente no local, por ordem de chegada.

OFICINAS DE CRIATIVIDADE
Horário de Atendimento:
Terça a sexta, das 9h30 às 17h30 e das 18h30 às 21h30.
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Classificação indicativa: 16 anos.
Ingressos: R$ 8,40 (credencial plena - trabalhador no comércio e serviços matriculado no Sesc e dependentes), R$ 14,00 (credenciados no Sesc e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino) e R$ 28,00 (inteira).

Sujeito à disponibilidade de vagas.
Sesc Pompeia - Rua Clélia, 93.
Telefone para informações: (11) 3871-7700

Não temos estacionamento. Acesso para deficientes físicos


Fonte: Sesc Pompeia


  + Educação



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Dicas do Portal
Imagem Dica do Portal, O filme: GARFIELD - Fora de Casa!
+ Espaço do Cidadão
Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
+ Espaço do Consumidor
Imagem Usuário do PagBank / PagSeguro reclama de recebimento de cartão de crédito sem solicitação
+ Esporte
Imagem Sesc São José dos Campos traz a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto
+ História
Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Johnson & Johnson
+ Poesia da Arte
Imagem Otimismo. Por Sonia Furquim, artista plástica e poetisa

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!