Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Domingo, 28 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Historiador francês lança novo olhar sobre a França no século XX

13/11/2014 ( Caderno: Matérias )



Jean-François Sirinelli é um dos nomes mais destacados da historiografia francesa atual. Conhecido por suas contribuições inovadoras para a história política e cultural, dedica-se ao século XX, especialmente ao tempo presente, e tem privilegiado o sujeito agente e pensante, livre de quaisquer prisões estruturais. Contribui, assim, para uma história cultural do político, que é sempre social. E é isso que ele apresenta em Abrir a história: novos olhares sobre o século XX francês, lançamento da Autêntica Editora, que marca a estreia do autor Brasil.

Segundo o historiador e professor da UFMG Rodrigo Patto Sá Motta, que assina a apresentação da obra, "Sirinelli revisita alguns de seus temas prediletos, que implicam questões importantes para historiadores e outros interessados nesse campo: as relações complexas entre história e memória, o impacto das guerras, a influência das culturas políticas, a história cultural do político, as mídias e a democracia, os dilemas da história política ante a ampliação de escalas espaciais (transcendendo as fronteiras nacionais) e temporais". Para Motta, "um dos pontos altos do livro é sua contribuição para o debate sobre os limites cronológicos da história do tempo presente, em que Sirinelli usa a bem inspirada metáfora do pôlder".

"Abrir a história é um trabalho com temas desafiadores, que retoma conceitos como os de cultura política e geração, tratando-os em função de questões pouco usuais - a da transgressão, dos estereótipos e dos mitos da sociedade e da política francesa contemporânea", complementa a pesquisadora Angela de Castro Gomes, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Para ela, "ele instiga debates teórico-metodológicos e convida os historiadores a se lançarem à experiência da pesquisa em ‘geometria variável'".

A obra integra a Coleção História e Historiografia, que objetiva disponibilizar aos professores e estudantes de história títulos ainda não traduzidos no Brasil, escritos por autores que têm se notabilizado pela contribuição para a renovação temática, as reflexões de método e os debates teóricos no interior da historiografia contemporânea.

Sobre o autor - Jean-François Sirinelli (1949) é diretor da Revue Historique e presidente do Comitê Científico de História da Unesco. Autor e organizador de diversas obras, entre as quais Para uma história cultural (em parceria com Jean-Pierre Roux, traduzida em Portugal), Mai 68: lévénement Janus e Les intellectuels en France, de lAffaire Dreyfus à nos jours. Abrir a história é o primeiro livro publicado no Brasil desse autor que se define como um restituidor de complexidades e que, desde sua biografia cruzada de Jean-Paul Sartre e Raymond Aron (Sartre et Aron, deux intellectuels dans le siècle), vem tramando história intelectual, cultural e política numa deriva que o aproximou cada vez mais de uma história do tempo presente.
Título: Abrir a história: novos olhares sobre o século XX francês
Autor: Jean-François Sirinelli
Tradução: Fernando Scheibe
Número de páginas: 128
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 35,00
ISBN: 978-85-8217-435-7


Fonte: Pluricom Comunicação Integrada / Imagem Divulgação


  + Matérias



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Dicas do Portal
Imagem Dica do Portal, O filme: GARFIELD - Fora de Casa!
+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem PagBank PagSeguro responde Espaço do Consumidor
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem London Bar
+ Poesia da Arte
Imagem France Giverny 132. Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!