Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 26 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Vigilância Sanitária de São José dos Campos alerta para a escolha das carnes para as festas do final de ano

18/12/2014 ( Caderno: Seção Saúde )

A Vigilância Sanitária alerta os consumidores para adotarem alguns cuidados especiais na hora de escolher e de consumir produtos típicos das ceias de fim de ano, principalmente a carnes.

Uma dica é evitar o consumo de carne de procedência duvidosa, muitas vezes oferecida até por amigos ou parentes. O que ocorre com muita frequência com a carne de porco, uma das mais tradicionais dessa época do ano.

A chefe da Vigilância Sanitária, Juliana Martins, explica que o porco que não recebe o cuidado adequado em sua criação, abate e armazenamento, oferece sério risco à saúde, pois a carne pode estar contaminada com as fezes e conter vermes causadores de doenças como a teníase (solitária), cisticercose (bicho do porco) e gastroenterites (diarréia).

Uma maneira de evitar esses problemas é verificar na embalagem o carimbo do SIF (Serviço de Inspeção Federal) ou do SISP (Serviço de Inspeção do Estado de São Paulo), seles garantias de que o animal passou pelo Programa de Rastreabilidade. O programa acompanha o animal desde o nascimento até a venda no comércio, verificando a alimentação, o ambiente em que foi criado e a vacinação.

Na embalagem, o consumidor deve verificar a data de validade do produto, se é congelado ou refrigerado e em que temperatura deve ser mantido.

O consumidor também não deve adquirir o produto que estiver com a embalagem danificada, data de validade vencida ou exposto sem refrigeração. Outro cuidado é, no caso de compras em supermercados, deixar a carne como último produto a ser colocado no carrinho, para que fique o menor tempo possível fora da refrigeração.

Além disso, muita atenção ao preparo. "É necessário que a carne seja cozida primeiramente, para que depois seja frita ou assada. O vinagre e o limão não são suficientes para eliminar o risco de contaminação", explica Juliana.

Outros alimentos

Além das carnes, outros produtos da ceia de natal também exigem atenção na hora da compra e do preparo para evitar danos à saúde.

Um exemplo é a maionese. Segundo os técnicos da Vigilância Sanitária, o ideal é evitar maionese caseira. O frango desfiado, também não é bem visto. "Produtos muito manipulados, como o frango desfiado, usado no salpicão, convém evitar. Principalmente se você não sabe como foi preparado", orienta Juliana.

A maionese caseira, por conter mais gordura e ovos do que a industrializada, é mais saborosa. Porém, há grande risco de contaminação, pois os ovos são acrescentados sem cozimento à mistura.

Os ovos crus ou mal preparados se transformam em uma grande fonte de contaminação por meio da bactéria conhecida como Salmonela, que causa a salmonelose, uma infecção intestinal.

Por último, na hora de servir a ceia para a família, a dica é sempre colocar pouca quantidade à mesa, e ir repondo aos poucos para que os alimentos não se deteriorem.

Denuncie irregularidades

Durante todo o ano, a Vigilância Sanitária realiza fiscalizações de rotina em supermercados e açougues para verificar se as carnes estão sendo comercializadas adequadamente. A Vigilância atende denúncias pelo telefone 156.

Os agentes da Vigilância Sanitária se apresentam com crachá (com foto e nome visíveis). Em caso de dúvida ou necessidade de confirmação da identidade, ligue para o telefone 3212-1273.

De olho na qualidade

Carne bovina: a cor natural é vermelho-clara. Não compre se apresentar partes escurecidas ou secas, que são características de carne deteriorada.

Carne de porco: não compre se notar pequenas bolinhas brancas, conhecidas popularmente como "canjica". Esses focos denunciam a presença de um parasita chamado "solitária". Nunca, em nenhuma hipótese, coma carne de porco mal passada.

Peixes: preste sempre atenção na aparência e no cheiro. A carne deve ser firme e resistente à pressão dos dedos, os olhos brilhantes e salientes, guelras vermelhas, escamas bem aderidas à pele (que deverá ser úmida e sem viscosidade).

Aves: a carne deve ser firme, com coloração amarelo-pálida, brilho e cheiro suave. Manchas esverdeadas, azuladas e/ou mau cheiro indicam processo de deterioração.

Embutidos: linguiças, salsichas, mortadela, presunto, salsichão, etc., não devem conter líquido na embalagem. Manchas esverdeadas ou produto solto dentro do pacote indicam que houve entrada de ar e, por esta razão, o produto pode estar estragado.


Fonte: Secretaria de Saúde de São José dos Campos


  + Seção Saúde



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Dicas do Portal
Imagem Dica do Portal, O filme: GARFIELD - Fora de Casa!
+ Espaço do Cidadão
Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
+ Espaço do Consumidor
Imagem Usuário do PagBank / PagSeguro reclama de recebimento de cartão de crédito sem solicitação
+ Esporte
Imagem Sesc São José dos Campos traz a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Kodak
+ Poesia da Arte
Imagem France Giverny 132. Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!