Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Terça, 16 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Exposição no Palácio Boa Vista, de Campos do Jordão, traz obras de Volpi e Tarsila do Amaral

07/04/2015 ( Caderno: Agenda )


A Curadoria do Acervo apresenta a partir do dia três de abril no Palácio Boa Vista, de Campos do Jordão a exposição "O PALÁCIO E A COLEÇÃO DE ARTE MODERNA BRASILEIRA", que exibe parte da coleção de obra de arte modernista do governo do Estado de São Paulo.


Esculturas e pinturas, de artista como Alfredo Volpi, Aldo Bonadei, Vicente do Rego Monteiro, Emiliano Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, José Pancetti, Anita Malfatti, Cícero Dias, Francisco Rebolo, Victor Brecheret, entre outros, estarão expostas acompanhadas de mobiliário colonial brasileiro.



A Mostra se desenvolve em um percurso cronológico nos primeiros ambientes de visitação. Assim, o visitante pode ter uma compreensão dos distintos momentos do modernismo brasileiro por meio da diversidade das obras da coleção de arte do Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.

 

A Curadora do Acervo dos Palácios e da exposição Ana Cristina Carvalho, destaca que não faltam pesquisas, teses, publicações e ideias a respeito das manifestações que ocorreram na cidade de São Paulo, no Theatro Municipal, durante a Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922.

"Ao logo de mais de 90 anos, esse mito tem sido permanentemente vasculhado, decodificado, reconhecido e, eventualmente, desvalorizado em relação à sua importância, por meio de diversos pontos de vista e perspectiva", finaliza a Curadora Ana Cristina.

Palácio Boa Vista


Com mais de 50 anos de história o Palácio Boa Vista, Idealizado pelo então governador interventor Adhemar de Barros, o palácio foi inaugurado em 1964 com a finalidade de ser residência de inverno do Governo do Estado de São Paulo. Mas, desde cedo o destino lhe reservava outro futuro.
Seis anos depois, já na gestão de Abreu Sodré (1964-1969), o Palácio Boa Vista cumpriu seu papel social ao tornar-se, em 1970, Monumento de Visitação Pública. A partir dessa data, foi reunido pela equipe de especialistas em arte, sob a coordenação de Luís Arrobas Martins, então Secretário da Fazenda, um dos mais importantes acervos de arte moderna
brasileira, além de mobiliário Vista do pátio interno do Palácio Boa Vista - Campos do Jordão / SP (1978) histórico, ar te sacra e ar te decorativa, para constituir o primeiro acervo museológico desse palácio. Nesse mesmo ano, o palácio ainda sediou a primeira edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, destinado à divulgação da música clássica e erudita produzida e realizada no Brasil.

Menos de uma década depois, para além da função residencial, o Palácio Boa Vista tornou-se um museu, projetava um festival anual de música clássica de relevância nacional, além de se tornar um importante ponto de turismo cultural do estado de São Paulo e do Brasil.

Serviço

Horário: de quarta-feira a domingo e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Palácio Boa Vista - Avenida Adhemar de Barros, 3.001 - Campos do Jordão/SP Entrada gratuita Informações: (11) 2193-8282.

 


Fonte: Governo do Estado de SP / Fotos Divulgação


  + Agenda

Sesc São José dos Campos exibe filmes da produção nacional independente da VI Mostra Sesc de Cinema



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
+ Espaço do Consumidor
Imagem Usuário do PagBank / PagSeguro reclama de recebimento de cartão de crédito sem solicitação
+ História
Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Sanatório Ruy Doria
+ Poesia da Arte
Imagem Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!