Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 19 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Planejamento é a chave para uma sucessão familiar sem risco na empresa

03/07/2015 ( Caderno: Empresarial )

Segundo o Sebrae-SP, os herdeiros só devem assumir o comando se estiverem preparados para isso

O ditado popular “de pai para filho” nem sempre é uma verdade no mundo dos negócios. São muitas as histórias de empresas que fecharam suas portas depois que os herdeiros assumiram o cargo. No Brasil, mais de 90% das empresas são familiares, segundo o IBGE. Pesquisas mostram que de cada 100 empresas familiares abertas e bem-sucedidas, 30 chegam à segunda geração e 15 à terceira. Um alerta de que a falta de planejamento e de cuidados na preparação da sucessão das empresas familiares pode trazer graves problemas e até acabar com um sonho.

Para garantir a continuidade do trabalho realizado sem prejudicar a empresa, é fundamental que haja um planejamento sucessório. “A sucessão é um processo demorado, que exige planejamento e, portanto, precisa começar o quanto antes. O processo de sucessão é a definição de quem assumirá o comando da empresa após a saída do fundador. É importante escolher um profissional que se identifique com a missão, visão e valores da empresa, e que deseje ocupar essa posição, sendo que essa pessoa pode ser da família ou não. ”, explica Esmeralda Queiroz, consultora do Sebrae-SP.

Se for definido que um herdeiro assumirá a gestão da empresa, é importante que ele conheça todos os processos do negócio. “O principal erro é quando o herdeiro já entra com um cargo de comando sem conhecer o dia a dia da companhia. O herdeiro precisa ganhar o respeito dos funcionários, mas isso só acontece quando ele está integrado no negócio. O curso natural é que o pai sinta segurança no filho, perceba que é a hora de delegar mais responsabilidade e aos poucos vá se afastando e deixando a empresa sob os cuidados do sucessor”, complementa a especialista.

Cada vez mais os brasileiros estão apostando, acreditando e investindo em empreendimentos próprios, no sonho de montar seu próprio negócio. O Sebrae-SP aconselha que o empresário tome alguns cuidados para que o negócio continue crescendo de forma estruturada após sua saída. É muito importante que o fundador faça um plano de sucessão e incentive seu sucessor a se aperfeiçoar. Também é recomendado que o herdeiro já tenha passado por outras companhias para aumentar a bagagem profissional.

O herdeiro deve ainda possuir espírito inovador, já que enfrentará um mercado em constante transformação e se não acompanhar as mudanças, apostando só em repetir o pai, corre sério risco de perder o rumo e fracassar. Empresários que preparam seus filhos com antecedência têm muito mais chances de ver seu sonho de empreender atravessar gerações.

Dicas para uma sucessão familiar sem risco na empresa

1–
Planejamento sucessório: defina quem assumirá o comando da empresa após a saída do fundador. É importante escolher um profissional que se identifique com a missão, visão e valores da empresa, e que deseje ocupar essa posição, sendo que essa pessoa pode ser da família ou não.

2 – Conhecimento: é importante que o herdeiro / sucessor conheça todos os processos e o dia a dia da empresa.

3 – Aproximação com funcionários: o herdeiro / sucessor precisa ganhar o respeito dos funcionários, mas isso só acontece quando ele está integrado no negócio.

4 – Responsabilidades: incentive seu herdeiro / sucessor a se aperfeiçoar. O curso natural é que o empresário sinta segurança no filho ou no profissional que vai assumir o cargo e perceba que é a hora de delegar mais responsabilidade e aos poucos vá se afastando e deixando a empresa sob os cuidados do sucesso.

5 – Experiência: é recomendado que o sucessor / herdeiro já tenha passado por outras companhias para aumentar a bagagem profissional. O herdeiro / sucessor deve ainda possuir espírito inovador.


Fonte: Máquina Public Relations a serviço do Sebrae-SP


  + Empresarial



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
+ Espaço do Consumidor
Imagem Consumidor reclama da falta de comunicação com a Sky. Empresa responde
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Sanatório Ruy Doria
+ Poesia da Arte
Imagem Otimismo. Por Sonia Furquim, artista plástica e poetisa

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!