Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Quinta, 25 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Sesi São José dos Campos apresenta mostra de cinema holandês

17/08/2015 ( Caderno: Agenda )

Destaques como Irmãs Gêmeas, indicado ao Oscar 2004, e os filmes Kauwboy e Shouf Shouf Habibi!, entre os inéditos no Brasil, fazem parte da programação de 20 de agosto a 8 de outubro. Para a semana que antecede o Dia das Crianças, uma seleção de curtas infantojuvenis abrange todos os públicos. A entrada é gratuita.

 



Pela primeira vez, o SESI-SP exibe uma mostra dedicada exclusivamente à cinematografia holandesa. O Cine SESI-SP no Mundo: Olhar Holandês acontece de 20 de agosto a 8 de outubro, no SESI São José dos Campos. A entrada é gratuita.


Entre os dias 20 de agosto e 8 de outubro, a mostra acontecerá simultaneamente no Espaço Mezanino, na Av. Paulista, e em mais 36 unidades do SESI-SP da Grande São Paulo e interior. Outras duas cidades, Juquiá e Taquaritinga, compõem a agenda e inauguram a participação da Unidade Móvel de Artes e Cultura do SESI-SP (UMAC) no projeto. Juntos, os 38 municípios irão somar 304 sessões de seis longas metragens e duas seleções de curtas - adultos e infantojuvenis.


Como parte da programação, a mostra apresenta quatro filmes inéditos no Brasil. Um deles é Kauwboy, um filme livre para todos os públicos, que utiliza diferentes técnicas visuais e belas imagens da Holanda para contar a história de um menino de 10 anos que vive uma relação familiar complicada e tem um pássaro como amigo confidente. Já Shouf Shouf Habibi! é uma comédia que tem como tema as diferenças culturais, representadas pelo jovem holandês, de família marroquina, que quer ser estrela de Hollywood.


Outro destaque da mostra é o filme Irmãs Gêmeas (De Tweeling), indicado ao Oscar 2004, como melhor estrangeiro. Baseado no bestseller homônimo da holandesa Tessa de Loo, lido por mais de 4 milhões de pessoas na Holanda e na Alemanha, trata do holocausto de maneira sensível, na trama de duas irmãs separadas à força ainda pequenas.
Na semana que antecede o Dia das Crianças, no dia 8 de outubro, será exibida uma seleção de oito curtas infantojuvenis que, com cerca de 1h30 de duração, encantam pelas técnicas alternativas de animação utilizadas. Um deles é Blik, que trata do primeiro amor de um garoto. Produzido pela Escola de Artes de Utrecht, o filme não mostra os rostos, mas utiliza estilos de sombreamento e animação para expressar as emoções dos personagens.
A seleção de dez curtas adultos também irá compor a programação e será apresentada em uma sessão de 1h42. Entre eles, o filme Variety é uma animação que, com humor, trata da entrada na vida adulta e seus conflitos. Já a comédia A Curious Conjunction of Coincidences traz referências da história da Holanda.
Toda programação da mostra é fruto da parceria entre o SESI-SP e o Eye Film Institute Netherlands - o museu de cinema na Holanda -, o qual se dedica à preservação e difusão internacional do cinema neerlandês, e também conta com o apoio do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos e da Dutch Culture.

 

Sobre o projeto Cine SESI-SP no Mundo
Criado em 2013, o Cine SESI-SP no Mundo tem como objetivo a formação de plateia para a cinematografia de diversos países. O projeto, realizado por meio de parcerias com embaixadas, consulados e organizações culturais internacionais, democratiza o acesso à produção audiovisual reconhecida pela crítica e raramente difundida no circuito de exibição comercial. A mostra "Olhar Holandês" é a sexta edição do projeto que já apresentou três mostras do cinema francês e duas edições do cinema alemão (França para todos; Cinema francês dos primórdios aos dias de hoje; Novos Clássicos do Cinema Francês; Alemanha Contemporânea I e II).

Informações sobre os filmes
Irmãs Gêmeas | De Tweeling
Países Baixos, 2002, exibição digital, colorido, legendado em português
Drama, 137 min
Direção: Ben Sombogaart | Elenco: Ellen Vogel, Gudrun Okras, Julia Koopmans, Nadja Uhl
12 - Não recomendado para menores de 12 anos
Baseado no bestseller de Tessa de Loo (1946) lido por mais de 4 milhões de pessoas na Holanda e na Alemanha, o filme conta a emocionante história das irmãs gêmeas separadas na infância e criadas em países diferentes e condições socioculturais distintas. Enquanto uma é levada para viver e trabalhar com tios ignorantes em uma fazenda no interior da Alemanha, a outra cresce no sofisticado ambiente de uma família de classe média na Holanda. A primeira casa-se com um oficial da SS nazista, a segunda apaixona-se por um judeu culto e de família bem estabelecida. Passada a 2ª Guerra Mundial, e depois de tantos anos sem notícias, elas finalmente se reencontram, mas as diferenças já são muitas. O tempo e a distância mudaram a forma de cada uma pensar e encarar a vida. Agora, a reaproximação tornou-se um desafio que elas não sabem se querem e conseguirão superar.

Bardsongs (Inédito no Brasil)
Países Baixos, 2010, exibição digital, colorido, legendado em português Drama e Musical, 94 min
Direção: Sander Francken | Elenco: Abba Bilancoro, Deachen Yangdol, Dhamender Singh, Kishan Soni, Kolado Bocoum, Tsewang Spalgon
Livre - Livre para todos os públicos
Na base deste filme há três contos populares, do Rajastão, da África Ocidental e do Ladakh, narrados por meio de canções executadas por celebridades dessas regiões e interpretados por atores locais que conhecem essas histórias. O foco está nas semelhanças entre três mundos totalmente diferentes: o de Sahir, cujo pai se recusa a emitir juízos sobre o seu destino; o de Bouba, aluno de uma escola corânica que tem de encontrar a maior parte de todo o conhecimento; e o de Sonam, que precisa vender sua dzo - um híbrido entre iaque e vaca - e parte em viagem para a cidade através dos Himalaias com sua filha. O espectador presencia um olhar sobre a sabedoria universal e musical.

Shouf Shouf Habibi! (Inédito no Brasil)
Países Baixos, 2004, exibição digital, colorido, legendado em português Comédia, 89 min
Direção: Albert ter Heerdt | Elenco: Iliass Ojja, Mimoun Oaissa, Najib Amhali, Salah Eddine Benmoussa, Zohra "Flifla" Slimani
12 - Não recomendado para menores de 12 anos
Abdullah, ou Ap, como é conhecido pela maioria das pessoas, tem 20 anos e é holandês, filho de pais marroquinos. Ele não sabe o que fazer da vida, mas quer ser uma estrela árabe de Hollywood, em todos os filmes que os americanos certamente farão após o 11 de setembro. O rapaz e seus amigos sonham com um futuro brilhante, cheio de riqueza e felicidade. No entanto, nenhum deles tem a menor perspectiva de uma carreira verdadeira. Na busca de uma direção, Ap passa por apuros e conflitos e vai parar no Marrocos. Alguns planos dão certo, outros nem tanto. O filme apresenta um fino senso de humor em um ritmo frenético sobre a segunda geração de imigrantes presos entre as tradições islâmicas e a mudança cultural.

Kauwboy (Inédito no Brasil)
Países Baixos, 2012, exibição digital, colorido, legendado em português Drama, 81 min
Direção: Boudewijn Koole | Elenco: Cahit Ölmez, Loek Peters, Ricky Koole, Rick Lens, Susan Radder
Livre - Livre para todos os públicos
Jojo, de 10 anos, adora seu pai, embora ele às vezes possa ser difícil e agressivo. Mesmo sabendo que não deveria, a criança encontra uma gralha e decide cuidar dela em segredo, dando-lhe o nome de Jack. Quando seu pai descobre que o filho tem mentido, os dois têm uma grande briga e o pássaro voa para longe. O menino também foge, mas, no fim, não é Jack que o consola, é seu pai.

Sopa de Sapo | Kikkerdril
Países Baixos, 2009, exibição digital, colorido, legendado em português Aventura, 75 min
Direção: Simone van Dusseldorp | Elenco: Juul Vrijdag, Nino den Brave, Thijs Goedknegt, Whitney Franker
Livre - Livre para todos os públicos
Max vai dormir na casa da sua avó por uma noite, porque seu irmão mais velho, Jannus, vai passar por uma cirurgia para ter suas amígdalas removidas. Para que ele volte a falar, a condição é levar ovos de sapo ao hospital na visita após a operação. Max foge e viaja para a natureza em busca dos ovos. Em seu caminho, encontra Jesse, uma menina da sua idade que quer se tornar enfermeira veterinária. Juntos, saltam de uma aventura para a outra: encontram uma lagarta que anda engraçado, se deparam com um menino órfão que lhes ensina a ordenhar vacas leiteiras, uma garota que brinca com porcos e até ficam cara a cara com uma raposa e um cervo! Será que a dupla conseguirá encontrar os ovos de sapo?

T.I.M. - A Máquina Incrível | T.I.M. (Inédito no Brasil)
Países, 2014, exibição digital, colorido, legendado em português
Aventura e Drama, 80 min
Direção: Rolf van Eijk | Elenco: Abdelhadi Baaddi, Bas Keijzer, Claudia Kanne, Dyon Wilkens, Ernst Löw, Tim de Zwart
Livre - Livre para todos os públicos
Tibor, um garoto de 9 anos, tem apenas um amigo, seu robô doméstico desatualizado T.I.M. Quando seu pai o negocia por um modelo mais novo, Tibor consegue salvar seu companheiro robótico do desmantelamento e empreende uma jornada épica até a única pessoa que pode repará-lo, o mítico fabricante de androides Hector Sammler. Nessa viagem em um mundo desconhecido durante a qual TIM lentamente se desfaz, o menino se pergunta se eles nunca vão encontrar esse especialista. Se é que ele realmente existe...

SELEÇÃO DE CURTAS INFANTOJUVENIS
Diversos diretores
2009-2013, 85 min, exibição digital, legendados em português
Livre - Livre para todos os públicos
Oito curtas-metragens tratam com leveza e humor de momentos da vida cotidiana. Com um foco especial nas diversas técnicas de animação, a seleção traz histórias que ajudam a refletir sobre temas como a autoestima, o primeiro amor, a memória e a velhice.

SELEÇÃO DE CURTAS ADULTOS
Diversos diretores
2009-2012, 79 min, exibição digital, legendados em português
12 - Não recomendado para menores de 12 anos
Com humor negro, dez curtas-metragens satirizam as relações de casais, o estresse do dia a dia e os desafios da vida adulta. Esses cineastas holandeses não poupam ninguém de seu olhar crítico: de um gafanhoto de brejo ao audioguia de um famoso museu, todos podem ser personagem dessas pequenas tragicomédias.

SERVIÇO
Cine SESI-SP no Mundo: Olhar Holandês
Período: de 20 de agosto a 8 de outubro
Local - SESI São José dos Campos (Avenida Cidade Jardim, 4389 - Bosque dos Eucaliptos)
Tel.: (12) 3919-2000
Capacidade: 380 lugares 8 para cadeirantes
Entrada gratuita - os ingressos podem ser reservados pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi. As reservas são liberadas para as apresentações que acontecem na mesma semana, a partir de segunda, às 8h, e até quinta, ao meio-dia. O borderô gerado deve ser trocado pelos ingressos (até dois por pessoa) às quartas e quintas-feiras, das 10 às 19 horas. Uma cota de ingressos também será distribuída na bilheteria da unidade até 45 minutos antes do espetáculo.


Fonte: Sesi / Fotos Divulgação


  + Agenda



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Dicas do Portal
Imagem Dica do Portal, O filme: GARFIELD - Fora de Casa!
+ Espaço do Cidadão
Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
+ Espaço do Consumidor
Imagem Consumidor reclama da falta de comunicação com a Sky. Empresa responde
+ Esporte
Imagem Sesc São José dos Campos traz a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto
+ História
Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Casa São José
+ Poesia da Arte
Dia da Poesia - Tempo e Infinitude. Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!