Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Quinta, 25 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Livro Escola Como Desejo e Movimento propõe novos paradigmas para a educação. Lançamento será em São José dos Campos

29/09/2015 ( Caderno: Educação )

 


Pode a escola pública ser hoje, diante da complexidade da vida, uma escola de qualidade? Pode ser escola em movimento que encanta e cria o desejo de aprender? O psiquiatra e psicanalista Alcimar Alves de Souza Lima e a educadora e doutora em psicologia da educação Esméria Rovai têm certeza que sim.

 

Eles lançam no dia 16 de outubro, às 18h30, na FAAP São José dos Campos, o livro Escola Como Desejo e Movimento. Na mesma noite realizam uma palestra com o tema Novos Paradigmas para a Educação. O evento é aberto ao público e tem vagas limitadas. É necessário confirmar a presença pelo telefone 3207-0848.

Alcimar e Esméria explicam que escreveram a obra a partir de suas vivências nos Ginásios Vocacionais que existiram na década de 60 na capital paulista e em algumas cidades do interior do Estado de São Paulo. Esméria Rovai foi professora de Alcimar Alves.

A obra traz uma releitura da proposta educacional destes ginásios com duplo objetivo: apontar os equívocos da ditadura ao extinguir a iniciativa e destacar as potências de desdobramento dessa proposta pedagógica para os dias atuais.

Origem

Os Ginásios Vocacionais foram uma inovadora experiência educacional brasileira de ensino público, que ocorreu no Estado de São Paulo de 1962 a 1969, nas cidades de São Paulo, Americana, Batatais, Barretos, Rio Claro e São Caetano. Eles surgiram a partir do Serviço do Ensino Vocacional (SEV), criado por lei estadual em 1961, no governo Carvalho Pinto, pelas mãos do então secretário de Educação Luciano V. Carvalho.

Em oito anos de existência, nove secretários ocuparam a pasta da Secretaria de Educação e nenhum deles veio com a mesma ideia do primeiro. E apesar dos anos de muitas lutas pela sobrevivência dessa proposta pedagógica, a ligação com o sistema educacional mais amplo mostrava-se cada vez mais difícil e piorou com o surgimento da ditadura e a instituição do AI-5.

Perfil

Alcimar de Souza Lima é médico psiquiatra e psicanalista em São José dos Campos e São Paulo, onde também ministra seminários no curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. É Autor de dois livros específicos da sua área de atuação profissional: Pulsões - Uma orquestração psicanalítica no compasso entre o corpo e o objeto, publicado em 1996 pela Editora Vozes; e Acontecimento e Linguagem - Ensaios sobre Psicanálise e Complexidade, produzido pela Casa do Psicólogo em 2013.

Esméria Rovai é ex-professora dos Ginásios Vocacionais e doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora de Psicologia da Educação, Psicologia do Adulto e Metodologia da Pesquisa. Diretora do Departamento de Educação e Pesquisa da Associação Ginásio Vocacional Vive (GVive). Organizadora dos livros Ensino vocacional: uma pedagogia atual, pela Cortez Editora (2005), e Competência e competências; contribuição crítica ao debate, também pela Cortez Editora (2010).


Fonte: Assessoria de Imprensa Avelino Israel / Foto Divulgação


  + Educação



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Dicas do Portal
Imagem Dica do Portal, O filme: GARFIELD - Fora de Casa!
+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem PagBank PagSeguro responde Espaço do Consumidor
+ Esporte
Imagem Sesc São José dos Campos traz a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Sanatório Ruy Doria
+ Poesia da Arte
Imagem France Giverny 132. Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!