23/11/2015 ( Caderno:
Agenda )
Experiências em Museologia Social é o tema do encontro que será realizado na quinta-feira (26), às 9h, no Museu Municipal de São José dos Campos (Praça Afonso Pena, 29 - Centro), com o professor, museólogo, mestre em Memória Social, doutor em Ciências Sociais e poeta Mario Chagas. O evento é gratuito e aberto ao público interessado, com mediação da historiadora Maria Siqueira Santos.
A denominação museologia social ou sociomuseologia, segundo Mario Chagas, passou a ser mais usual após os anos 90, tomando lugar da expressão nova museologia que, desde sua origem, contextualizava diferentes ações, como museologia popular, museologia ativa, ecomuseologia, museologia comunitária, museologia crítica, museologia dialógica e outras.
"Estas múltiplas designações indicam, de algum modo, a potência criativa, a capacidade de invenção e reinvenção dessas experiências e iniciativas. Evidenciam a disposição para driblar e resistir às tentativas de normatização, estandardização e controle, perpetradas por determinados setores culturais e acadêmicos", explica o professor Mario Chagas.
Mario Chagas é assessor do Museu da República e professor da UNIRIO, com atuação na Escola de Museologia, no PPGPMUS, no PPGMS, na ULHT e no PPGMUSEU da UFBA. Tem participação em redes e sistemas de museus e museologia espalhados pelo Brasil, e contribuí para a teoria e a prática da museologia social.
Também é um dos criadores da Política Nacional de Museus, do Sistema Brasileiro de Museus, do Cadastro Nacional de Museus, do Programa Pontos de Memória, da Política Nacional de Educação Museal e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Mais informações pelo telefone (12) 99633-5597