Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 19 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



EDP orienta sobre instalação econômica e segura de enfeites de Natal

26/11/2015 ( Caderno: Espaço do Consumidor )

Uso de lâmpadas de LED e atenção com sobrecarga de tomadas e isolamento elétrico adequado podem evitar acidentes e sustos com aumento na conta de luz

As festas de fim de ano estão chegando, e muitas pessoas decoram suas residências e estabelecimentos comerciais com árvores de Natal e enfeites luminosos. A EDP, distribuidora de energia elétrica orienta sobre a instalação e utilização correta dos pisca-piscas e outros equipamentos elétricos utilizados na decoração natalina para que não haja acidentes ou susto pelo aumento da conta de luz ao fim dos festejos.

As principais dicas para uma decoração interna e externa mais econômica e segura envolvem pontos como isolamento elétrico adequado, instalação de lâmpadas de LED e atenção com sobrecarga em tomadas e extensões.

Para isso, os cuidados devem começar na hora da compra do material. O ideal é escolher itens de qualidade, para garantir o melhor isolamento elétrico possível. Por isso, recomenda-se a compra de produtos regulamentados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), os quais trazem em sua embalagem a comprovação dos requisitos obrigatórios de qualidade e segurança.

Em relação aos pisca-piscas, a sugestão é investir naqueles com lâmpadas de LED, mais econômicas, eficientes, duráveis e, por isso, mais ecologicamente corretas. Para instalação em área sujeita a chuva ou alagamento os enfeites devem ser impermeáveis, pois eles são mais seguros e duram mais.

Na embalagem do produto também é importante avaliar a potência em watts (W), que corresponde à carga demandada. Isso por que, quanto maior a potência, maior será o consumo do enfeite de Natal. "Equipamentos de potência elevada devem ser colocados em tomadas exclusivas, minimizando a probabilidade de sobreaquecimento do circuito elétrico interno e a fuga de corrente e, consequentemente, risco de acidentes e aumento na conta de luz", diz Marcos Scarpa, relações institucionais da EDP.

Um curto-circuito na rede elétrica pode ser ocasionado pela má utilização dos equipamentos ou por seu uso prolongado em uma mesma tomada. "Um dos erros mais comuns cometidos pelos consumidores é o uso exagerado de extensões e emendas malfeitas ou sem o isolamento adequado", alerta Scarpa.

Confira mais alguns cuidados importantes:
- Para não ocorrer sobrecarga de energia, busque a orientação de um eletricista, que vai calcular o que pode ou não ser ligado. Se necessário, o profissional vai equiliibrar o circuito da residência por meio de uma pequena adequação na instalação elétrica.
- Muitas árvores de Natal são feitas de arame, e por ser altamente condutor de energia esse material deve estar bem isolado para impedir energização acidental.
- Os fios desencapados provocam choques, curtos-circuitos e, às vezes, incêndios. Passar fios por baixo de tapetes ou por trás de cortinas também pode causar acidentes.
- Antes de substituir lâmpadas queimadas dos enfeites, deslique os equipamentos da tomada.
- Desligar os enfeites luminosos antes de dormir ou sair de casa pode contribuir para a redução do valor da conta de energia e evitar acidentes.
- Para enfeites em áreas externas, verifique a proximidade com a rede de energia da EDP, pois, no caso de chuva forte com vento, a iluminação decorativa instalada pode tocar a rede elétrica e provocar sérios acidentes.
- Para instalação de conjuntos luminosos de potência mais elevada, em fachada de prédio, praças e avenidas, contrate o serviço de um engenheiro, técnico ou eletricista para dimensionar a fiação e a proteção do circuito de acordo com a carga a ser ligada.

Em caso de acidentes ou ocorrências na rede elétrica, entre em contato imediatamente com a Central de Atendimento da EDP, no 0800 721 0123, com ligação gratuita, 24 horas por dia.


Fonte: Kreab


  + Espaço do Consumidor

Usuário do PagBank / PagSeguro reclama de recebimento de cartão de crédito sem solicitação
PagBank PagSeguro responde Espaço do Consumidor
Consumidor reclama da falta de comunicação com a Sky. Empresa responde
Hyundai e Caoa São José dos Campos responde reclamação de cliente



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
+ Espaço do Consumidor
Imagem Hyundai e Caoa São José dos Campos responde reclamação de cliente
+ História
Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas (CAC)
+ Poesia da Arte
Dia da Poesia - Tempo e Infinitude. Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!