Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Quinta, 28 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Museus da cidade ficarão abertos à visitação durante as férias

07/01/2016 ( Caderno: Agenda )

As férias dão oportunidade para conhecer novos lugares e sensações. É hora de relaxar, passear, descobrir e aprender com atividades que podem ser feitas em São José dos Campos. Uma delas é visitar gratuitamente os museus da cidade, que ficarão abertos a partir da terça-feira, 5 de janeiro de 2016.

Uma das opções é o Museu Municipal de São José dos Campos (Praça Afonso Pena, 29 – Centro). Depois de passar por reformas na sua estrutura, o prédio da antiga Câmara de São José dos Campos, desde setembro, abriga o acervo do município que antes estava no Arquivo Público.
O Museu Municipal tem uma exposição de longa duração com objetos de artesvisuais, da Tecelagem Parahyba e da Cerâmica Weiss, objetos e obras de arte que fazem parte da história e do cotidiano da cidade de São José dos Campos.

Entre os destaques, estão objetos do Observatório Astronômico de Remo Cesaroni, objetos de Arte Sacra e de Folclore e Cultura Popular. O acervo é comporto por obras que se acumularam e foram adquiridas em decorrência das ações promovidas pelo Poder Público, tais como a organização de salões e mostras de artes visuais.

Museu de Arte Sacra – Instalado na Capela Nossa Senhora Aparecida (Travessa Chico Luiz, 67 – Centro), o Museu de Arte Sacra mantém uma exposição permanente uma coleção de objetos litúrgicos, oratórios, livros religiosos, bandeiras de procissão e outras peças datadas dos séculos XVIII ao XX. Elas foram confeccionadas por artistas e artesãos anônimos do Vale do Paraíba e outras regiões.

A Capela Nossa Senhora Aparecida foi construída em 1908, mantém as características arquitetônicas de sua fundação até os dias de hoje, tendo passado por obras de conservação. Entre os objetos de destaque, estão uma figura de São Domingos de Gusmão em Gesso policromado, um Baldaquino, entalhado e madeira, do Século XX e um púlpito, do mesmo ano.

Museu do Folclore – O Museu do Folclore, que fica no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana) tem como objetivo desenvolver ações de salvaguarda, divulgação, formação e informação, que levem à valorização do folclore na região de São Jose do Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e formação da cidadania.
Ele abriga a exposição permanente “Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional”, que mostra o folclore regional de São José dos Campos, apresentando uma vivência de cultura, de tradições, de patrimônio e uma vivência de cidadania.
Nessa exposição, o visitante pode conhecer as diferenças quanto aos modos de viver, de comunicar fé, festa, técnica, escolhas estéticas, comida, música, dança.
Além da exposição, o Museu do Folclore realiza atividades festivas, como a tradicional visita das Folias de Rei ao presépio.


Fonte: Prefeitura de São José dos Campos | Fundação Cultural Cassiano Ricardo


  + Agenda

Cine Santana exibe filmes em homenagem a Charlie Chaplin
Filme Homem dos Sonhos, com Nicolas Cage, estreia dia 28 de março
Rapper francesa faz show gratuito em São José dos Campos



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem PagBank PagSeguro responde Espaço do Consumidor
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas (CAC)
+ Poesia da Arte
Imagem Otimismo. Por Sonia Furquim, artista plástica e poetisa

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!