Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Terça, 19 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

• Saiba mais sobre a Imigração Libanesa na cidade de São José dos Campos
• Saiba mais sobre o Museu do Comércio em São José dos Campos

Busca História de São José dos Campos >>


Hospital Antoninho da Rocha Marmo, de São José dos Campos, inaugura Memorial dedicado ao menino que idealizou a instituição

16/02/2016 ( Caderno: História de São José dos Campos )

 


O Hospital Antoninho da Rocha Marmo, de São José dos Campos, inaugurará no dia 28/2 (domingo), um Memorial dedicado ao menino Antoninho da Rocha Marmo (1918-1930), que idealizou a instituição e encontra-se em processo de canonização desde 2007.

 

A cerimônia de inauguração acontecerá às 10h30, no jardim do Hospital (Av. Heitor Villa Lobos, 1961- Jardim Renata).

 

Segundo o advogado Alfredo Camargo Penteado Neto, que é autor do Processo de Beatificação e Canonização de Antoninho da Rocha Marmo, responsável pela construção do Memorial e doação do mesmo ao Hospital, a construção do Memorial foi a realização de um sonho. "Sempre desejei que todos conhecessem a vida de Antoninho e que ele tivesse um lugar somente dele para contar sua história e memória devocional, além do lugar onde se encontra sepultado, o cemitério da Consolação, em São Paulo", disse o advogado que é devoto de Antoninho desde criança.

 

O Memorial de Antoninho da Rocha Marmo abrigará pertences do menino como uma estola, pala (cartão guarnecido de pano branco com que o sacerdote cobre o cálice), chave do quarto, terço, ostensório e castiçal que estavam sob os cuidados da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, responsável pela administração do Hospital.

 

Contará ainda com objetos doados por parentes de Antoninho como um quadro de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da Capela do Hospital, e toalhas de altar utilizadas pelo menino para celebrar missas. Também será possível ver a roupa de batismo de Antoninho, doada por um advogado de São José dos Campos; a estátua original do túmulo de Antoninho, que está enterrado no Cemitério da Consolação, em São Paulo, além da mesa e da caixa de ferramentas utilizadas na exumação do menino por ocasião da abertura do processo de canonização.

 

Os visitantes do Memorial também poderão conhecer mais sobre a história de Antoninho por meio de painéis fotográficos, documentos históricos, documentos da abertura do processo de canonização e livros sobre o menino. Também faz parte do Memorial um filme que contará a história de Antoninho.

Após a inauguração, o Memorial deverá ser aberto à visitação.

 

Servo de Deus
Antoninho da Rocha Marmo nasceu em São Paulo em 19 de outubro de 1918 e veio se tratar da tuberculose em São José dos Campos, que era um centro de atendimento aos doentes na época. Preocupado com a situação da crianças pobres, idealizou a construção de um Sanatório para atender crianças de todo o País.

 

O menino não resistiu à doença e faleceu em 21 de dezembro de 1930, aos 12 anos. Sua mãe e um grupo de benfeitores iniciaram então as obras do Sanatório confiando sua administração à Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, fundadora da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, que também se encontra em processo de canonização, e já realizava um trabalho de assistência ao doentes de tuberculose da cidade.

Para a Irmã Sandra Maciel Notolini, superiora geral da Congregação das Pequenas Missionárias, o Hospital Antoninho da Rocha Marmo é a concretização do sonho do menino. "Ele foi um menino abençoado por Deus, uma alma caridosa, que, mesmo sofrendo com a tuberculose, pensou no bem estar de outras crianças que não tinham um lugar adequado para serem atendidas. Antoninho soube nos ensinar os valores humanos e cristãos que todos devem ter", disse.

Inaugurado em 13 de dezembro de 1952, o Sanatório Antoninho da Rocha Marmo atendeu crianças tuberculosas até a década de 80 quando o tratamento e controle da doença tornaram-se ambulatoriais.

Atualmente, o Hospital Antoninho da Rocha Marmo está focado no atendimento na área de Maternidade, Oncologia e Cirurgia eletivas, sendo a maioria dos atendimentos realizados a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

O processo

O processo de beatificação e canonização de Antoninho da Rocha Marmo foi acolhido pela Igreja Católica em 2007 e encontra-se atualmente em Roma, na Congregação para as Causas dos Santos.

O próximo passo do processo será a elaboração do "Positio", um documento que reúne evidências sobre a vida, virtudes e fama de santidade do candidato a santo.

No Hospital Antoninho, as religiosas recebem com frequência relatos de curas ocorridas por intercessão do menino. Os relatos e as provas serão avaliados posteriormente pelo Vaticano.


Fonte: Assessoria de Imprensa Vanessa Fernandes / Fotos Divulgação


  + História de São José dos Campos

Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
Fotos eclipse. Por Hind Nader Elkhouri



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Dicas do Portal
Imagem Dica do Portal: Assista ao filme BRINQUEDO IMAGINÁRIO!
+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem Consumidor reclama da falta de comunicação com a Sky. Empresa responde
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas (CAC)
+ Poesia da Arte
Dia da Poesia - Tempo e Infinitude. Por Sonia Furquim
+ Seção Saúde
Imagem Combate à obesidade vai muito além da luta individual para mudar o estilo de vida, afirmam cientistas

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!