Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 29 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Conheça origem e conceitos da gastronomia chinesa

07/06/2016 ( Caderno: Matérias )

Muitas pessoas apreciam a gastronomia chinesa, mas poucos conhecem sua origem e seus conceitos. Por exemplo, você sabe o significado do yin e yang, e qual a relação destes na culinária chinesa? Segundo o Chef Antonio Filho, da LC Restaurantes, de refeições coletivas, na tradição baseada no yin e yang, símbolos do Taoismo (tradição filosófica e religiosa originária da China que enfatiza a vida em harmonia com o Tao, que significa "caminho"), os pólos contrários se complementam. No caso da gastronomia, o prato doce (yin) complementa o prato salgado (yang), assim como o frio (yin) se harmoniza com o quente (yang), o macio (yin) e o crocante (yang), entre outras combinações típicas da culinária chinesa.

De acordo com o Chef Antonio, os chineses acreditam em cinco campos de energia: fogo, madeira, terra, metal e água. Na culinária chinesa, esses elementos são representados pelos seguintes sabores:

terra = doce

água = salgado

fogo = amargo

metal = picante

madeira = azedo

Segundo o Chef, os pratos mais consumidos na China são:

- Bolinho de arroz recheado: há 2.200 anos, quando invasores chegaram à China e o pai do poeta Qu Yuan suicidou-se, Qu Yuan se jogou no rio. Para que o dragão não o ferisse, o povo fez bolinhos de arroz e jogou no rio.
Por isso, todo mês de maio, os chineses fazem esta comida em memória a Qu.

- Tofu recheado: surgiu quando um jovem faminto bateu à porta de uma senhora para pedir comida, e ela o serviu com restos de tofu com sobras de carnes e legumes. O prato marcou a memória gustativa do jovem que, quando se tornou imperador, ordenou que a iguaria estivesse no cardápio real.

- Camarão-trovão: feito com um camarão razoavelmente grande, servido com molho levemente apimentado. Quando é jogado em cima do biscoito de arroz para ser servido, reproduz barulho de chuva e trovão.

- Camarão à moda de Xangai: é um camarão sem casca e temperado com sal, pimenta e amido. Depois de frito, é escorrido rapidamente e salteado no saquê e na cebolinha.

- Chop suey: significa pedaços misturados. Esse prato leva carnes rapidamente cozidas.

- Yakissoba: conhecido na China como chow mein, é composto de legumes, verduras, macarrão e algum tipo de carne. Na China, é feito com o macarrão tipo lámen. O conceito técnico do preparo não se difere em outros países, apenas apresentam mudanças em alguns ingredientes.

- Pato de Pequim: uma das receitas mais antigas, servidas com cortes imperiais. Até hoje influencia a gastronomia pelo mundo afora. Temperado com molhos específicos, é assado em fornos e servido em fatias com crepes finos. O prato é bastante consumido em Beijing.

- Rolinho primavera: um dos pratos chineses mais consumidos no mundo. O Brasil é um dos maiores consumidores. Teve origem em uma celebração anual do ano novo chinês, chamado de festival da primavera. Os primeiros rolinhos continham apenas vegetais colhidos na estação, e só depois veio o uso de carne. Simboliza riqueza e prosperidade. Hoje em dia, é comum encontrar rolinhos de queijos, chocolates, etc.

- Frango xadrez: amplamente consumido em todo território chinês. Foi expandido pelo mundo e caiu no gosto popular. De origem chinesa, é feito com cubos de frango, legumes, amendoim e temperos característicos.

- Lámen chinês: surgiu durante a guerra. O criador do prato queria algo que fosse rápido de fazer e de prático armazenamento. Foi integrado à cultura japonesa, e hoje conta com variações por todo o mundo.

- Zong zi: teve origem no norte da China, e se tornou um prato muito tradicional no País. É produzido com arroz embrulhado na folha de bambu e outras plantas, com diversos recheios, como carnes variadas e ovo.

- Ovo de "mil anos": surgiu em tentativas de entender o tempo de conservação dos ovos em tempos de escassez. Nos dias atuais, sua fabricação passou a ser industrializada. O sabor ficou menos intenso, como na fabricação tradicional, porém, foi preservada a maior parte das características básicas da receita original.

Já as principais sobremesas da culinária chinesa compõem uma infinidade de ingredientes como o caramelo, o gengibre, o anis e as frutas, sendo que as mais comuns são as bananas caramelizadas. Há também o sorvete frito, a gelatina de manga, entre outras.


A bebida típica é o chá preto, sendo a China e a Índia os maiores produtores. A bebida é marcante pelo sabor intenso, e tem cor escura produzida pela oxidação intensa das folhas, criando uma aromatização característica. Além do chá preto, há outros bem populares:

- Chá oalong: caracterizado por uma oxidação variável, mas menos intensa que a do chá preto e mais forte que a do chá verde.

- Chá verde: originário e fortemente consumido na China, caracteriza-se por ser submetido a uma oxidação mínima. Este chá tem propriedades medicinais reconhecidas há milênios.

Para comer, os chineses fazem uso de pequenas tigelas, instrumento de bambu, hashi (o famoso palitinho) e colheres achatadas e largas.

O segredo para preparar um bom prato chinês é o respeito aos ingredientes originais, ao tempo de preparo e a temperatura exata.

A gastronomia asiática vem ganhando um espaço bem significativo no Brasil, e muito bem aceita pelo público que busca sempre novidades e boas experiências gustativas. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, no Japão, não se come apenas peixes crus, mas também grelhados, assados e cozidos. Já na China, a alimentação é mais pesada, baseada em frituras e massas, além de outras iguarias que não são muito atrativas ao paladar ocidental.


Fonte: Assessoria de Imprensa Flávia Vargas Ghiurghi


  + Matérias



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
+ Espaço do Consumidor
Imagem PagBank PagSeguro responde Espaço do Consumidor
+ História
Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Alpargatas
+ Poesia da Arte
Dia da Poesia - Tempo e Infinitude. Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!