Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Terça, 16 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Revelando São Paulo chega em São José dos Campos para sua 15ª Edição

24/06/2016 ( Caderno: Agenda )

Durante 5 dias, o Vale do Paraíba será o palco para a grande
Mostra das Tradições Paulistas, promovendo um encontro
entre as culturas caipira e caiçara de todo estado

 

Congadas, Moçambiques, Folia de Reis, Bonecões de Rua, Orquestras de Viola e muitos elementos que formam a cultura paulista tradicional chegam em São José dos Campos para o XV Revelando São Paulo Vale do Paraíba. Entre os dias 6 a 10 de julho, das 9 às 21h o Parque da Cidade “Roberto Burle Marx”, recebe culinária, artesanato e manifestações culturais de mais de 100 municípios do Estado.

 

O Festival é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e transforma o acolhedor Parque da Cidade em uma grande Mostra do Patrimônio Imaterial Paulista. O festival dispõe de espaços de artesanato e culinária com ranchos tropeiros de diferentes regiões do estado.


 

Culinaristas caipiras, caiçaras e piraquaras produzem durante os cinco dias, doces caseiros, bolinhos caipira, bolos, virados, feijão tropeiro, broas, pamonhas, café caipira, virados, afogados, galinhadas, farinha de mandioca, peixes e moquecas, entre outras iguarias que compõe a “Mesa Paulista”.  O Pavilhão de artesanato apresenta uma mostra significativa do que é produzido pelas comunidades tradicionais em todo Estado. E o foco não esta apenas no produto mas também no produtor, que é detentor destes saberes e ofícios, encontrados em  trançados, bordados, escultores, santeiros, rendeiras e ceramistas.

 

Espaço já consolidado em edições passadas do Revelando, o Arranchamento Tropeiro é uma local onde o visitante pode vivenciar o cotidiano da vida tropeira e conhecer as tralhas e histórias de quem carrega esta cultura. Outro espaço de oportunidade de conhecimento de nossas culturas, é o Arranchamento Indígena, as etnias Cruaia, Guarani, Tupi-Guarani e Tupi-Guarani Nhandeva compartilham seu artesanato e modo de vida.

 

O Revelando São Paulo Vale do Paraíba 2016 mais uma vez  abre o espaço para o diálogo, bem como para o  compartilhamento de conhecimentos da Cultura Tradicional paulista e da Cultura de Paz. As Rodas de Conversas se constituem como espaços que primam por uma metodologia participativa, a qual pode ser utilizada em diversos contextos como formação e de preparo para ações de salvaguarda do patrimônio cultural.

 

Nesta edição no Vale do Paraíba, o Revelando apresenta as Rodas sobre a Culinária com Torresmos; a respeito dos Violeiros, que abrirá o diálogo sobre a diversidade dos ritmos e as técnicas de ponteio da Viola Caipira e sobre as Benzedeiras, uma pratica nem sempre reconhecida, que constitui-se num importante elemento da cultura popular do Brasil, e tem suas origens no sincretismo religioso.

 

Outro destaque da programação são as Orquestras de Violas, a musicalidade paulista se identifica nesta manifestação,um fenômeno contemporâneo, onde canções, composições e ponteios da tradição  caipira são executados por uma reunião de violeiros. Existem violeiros em todos os cantos de São Paulo e o Revelando no Vale do Paraíba recebe o encontro de violas e violeiros de todo o estado.

Sobre o Revelando São Paulo

Desde seu lançamento em 1997, o Revelando São Paulo é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura. Ganhou forma, repetindo e ampliando os encontros característicos das várias manifestações artísticas vivas em todas as regiões do Estado, e trazendo outras, que se solidificam na programação do evento.

Com sua reverberação, é notável o aumento do interesse dos municípios em participar deste programa que é um inventário conquistado e trabalhado a partir de um mapeamento do patrimônio imaterial. Com suas diversas ferramentas de produção e comunicação, o Revelando é um importante agente de registro dos bens culturais paulistas.

A partir do Revelando São Paulo, pessoas comuns, muitas delas, até então na sombra cultural, passaram a produzir e expor suas ofícios, compartilhando seus saberes e fazeres, caracterizando-os como agentes da identidade cultural paulista.

No Festival que se consolidou como um grande legado as tradições identitárias de São Paulo, os “artistas”, os “sujeitos das ações”, são os congadeiros, moçambiqueiros, foliões do Divino e de Santo Reis, São Gonçaleiros e catireiros, violeiros, romeiros, cavalarianos, culinaristas e artesãos de todos os cantos de São Paulo.

Serviço:
XV Revelando São Paulo Vale do Paraíba

Data: 6 a 10 de Julho

Horário: das 9h às 21h

Local: Parque da Cidade “Roberto Burle Marx”

Estacionamento no local

Entrada franca


Fonte: Abaçai Cultura e Arte / Fotos Divulgação


  + Agenda

Sesc São José dos Campos exibe filmes da produção nacional independente da VI Mostra Sesc de Cinema



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
+ Espaço do Consumidor
Imagem Hyundai e Caoa São José dos Campos responde reclamação de cliente
+ História
Imagem Fotos eclipse. Por Hind Nader Elkhouri
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Alpargatas
+ Poesia da Arte
Imagem Otimismo. Por Sonia Furquim, artista plástica e poetisa

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!