Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 26 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Programa Repórter Eco, da TV Cultura, destaca o projeto de consciência coletiva Varre Vila

01/07/2016 ( Caderno: Agenda )

Cantor Dinho Nascimento e sua orquestra de berimbaus, e o aniversário de 20 anos do projeto de preservação da anta também são destaques no programa deste domingo (3/7), às 17h30, na TV Cultura

 


O Repórter Eco do próximo domingo (3/7) conta a história de um projeto pra lá de importante para a consciência coletiva, o Varre Vila. Também ganha espaço a Orquestra de Berimbaus, do cantor Dinho Nascimento, e o aniversário de 20 anos do projeto de preservação da anta, que são mostrados no programa da TV Cultura, que vai ao ar às 17h30, com apresentação de Márcia Bongiovanni.

O que cinco minutos podem fazer por você? Segundo o slogan do projeto Varre Vila, criado pela comunidade da Vila Nossa Senhora Aparecida, em Ermelino Matarazzo, localizada na zona leste de São Paulo, esse tempo pode mudar a aparência do local onde se vive. Para ajudar a manter as ruas da cidade limpa, o compromisso do Varre Vila consiste na ideia de cada morador dedicar cinco minutos por dia limpando a entrada da própria casa.

Isso aconteceu depois que o educador e ex-agente de saúde Ionilton Gomes de Aragão promoveu uma intervenção por meio da comunicação e da educação coletiva. Após entrar em contato com a empresa responsável pela coleta de lixo da rua, ele passou de casa em casa para pedir aos moradores que depositassem os resíduos nos mesmos dias e horários da coleta, e não despejados em qualquer local, como estava acontecendo.

A iniciativa tem pouco mais de três anos e, até hoje, pelo menos nove homens e mulheres que atuavam como voluntários foram contratados como varredores, com carteira assinada e benefícios, pela empresa que presta serviço de coleta à Prefeitura. Além de movimentar a economia e possibilitar uma alternativa de renda à população dessa comunidade, a cultura de rua também se destacou no projeto através da arte dos grafiteiros, que ajudam na conscientização. A aprovação do projeto pode ser constatada junto à comunidade. De acordo com Miriam Mendes, cuidadora de idosos na região, "fica um ambiente mais tranquilo, mais limpo, as crianças podem brincar, não tem problema de pegar doença [...] dá gosto, dá orgulho de morar nesta vila".

Do outro lado da metrópole, na zona oeste, precisamente no Butantã, vive o músico, compositor, percussionista e mestre do berimbau Dinho Nascimento. Com forte envolvimento desde cedo com o mundo da arte, falar sobre os frutos da natureza sempre lhe foi algo intrínseco. Mas, como cantar sobre isso se, na selva de pedra, não se encontra mais quase nenhuma área verde capaz de encantar os nossos olhos?

Pensando nisso, Dinho uniu as duas coisas que mais ama: o pouco verde que nos resta e sua criação, a Orquestra dos Berimbaus. O objeto, tido por muito carinho pelo cantor, lhe trouxe à luz a ideia de ensinar a arte de construir e tocar o instrumento. Com um trabalho voltado para crianças e jovens do Morro do Querosene, na zona oeste da cidade,e por meio da sensibilidade que cada um possui ao ouvir sua música, ele espera melhorar a relação homem - natureza em São Paulo. "A música dá consciência", afirma Dinho.

Ainda no programa, uma reportagem sobre o aniversário de 20 anos do projeto de preservação da anta pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) ganha destaque. O animal é conhecido como jardineira da floresta por ajudar a espalhar sementes e a, consequentemente, manter a biodiversidade da flora. De hábitos noturnos e um longo ciclo reprodutivo, apresenta alta taxa de mortalidade.

O Repórter Eco acaba de conquistar o Prêmio de Responsabilidade Socioambiental concedido pela Câmara Municipal de São Paulo. Este é mais um reconhecimento da qualidade do programa na divulgação de conteúdos jornalisticos que incentivam a conservação ambiental, a promoção humana e a inclusao social. O Repórter Eco, uma espécie nativa da TV Cultura, está no ar desde fevereiro de 1992.


Fonte: TV Cultura / Foto Divulgação


  + Agenda



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Dicas do Portal
Imagem Dica do Portal, O filme: GARFIELD - Fora de Casa!
+ Espaço do Cidadão
Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
+ Espaço do Consumidor
Imagem Usuário do PagBank / PagSeguro reclama de recebimento de cartão de crédito sem solicitação
+ Esporte
Imagem Sesc São José dos Campos traz a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas (CAC)
+ Poesia da Arte
Dia da Poesia - Tempo e Infinitude. Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!