Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 29 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Um método para estimar a preferência dos animais

05/07/2016 ( Caderno: Coluna Zoo )

Artigo de pesquisadores da Unesp é
publicado na Scientific Reports,
do grupo Nature




Caroline Marques Maia e Gilson Luiz Volpato, respectivamente pós-graduanda e professor do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB), publcaram o artigo A history-based method to estimate animal preference na conceituada revista Scientific Reports, do grupo Nature. Leia abaixo resumo do artigo que enfoca o bem-estar animal e algumas explicações. Acesse o artigo em: http://www.nature.com/articles/srep28328. Contato com os pesquisadores: carolmm_luzi@hotmail.comvolpgil@gmail.com

Dar aos animais seus recursos preferidos tem sido sugerido como um método para melhorar o bem-estar animal, assim trazendo a questão de como determinar o que os animais querem. Muitos estudos têm empregado testes de escolha para detectar as preferências dos animais.

No entanto, se os testes de escolha representam as preferências dos animais permanece um tema de controvérsia. O artigo apresenta um método baseado na história para analisar dados de testes de escolha individual a fim de discriminar entre itens preferidos e não preferidos. O método pondera diferentemente as escolhas de testes mais antigos e mais recentes efetuados ao longo do tempo.

De acordo com essa ideia, os autores fornecem tanto um índice de preferência que identifica itens preferidos contrastados com itens não preferidos em testes sucessivos de múltipla-escolha, quanto métodos para detectar a intensidade (força) das preferências dos animais por aquele item. Atingimos esse propósito investigando escolha de cores no peixe tilápia-do-Nilo.

Segundo uma teoria de Marian Dawkins, como é difícil saber se um animal está em condições de bem-estar, o melhor a fazermos quando se cria um animal seria, no mínimo, dar a ele um ambiente que ele queira, incluindo no ambiente elementos que sejam de sua preferência.

Atualmente as pessoas fazem enriquecimento ambiental por entenderem que é uma fonte importante de estímulos para os animais se sentirem bem. Porém, cada item escolhido vem geralmente da cabeça do criador. "A questão é: o que esses animais gostariam que houvesse em seus ambientes", diz o pesquisador. Para tentarem saber o que os animais preferem, as pessoas fazem testes de múltipla escolha (oferecem vários itens e avaliam quantas vezes cada animal buscou cada item ou ficou perto de cada item). Pela frequência, determinam o que os animais preferem. "Mesmo na literatura internacional esses testes são pouco numerosos, geralmente em 2 a 4 dias', comenta Volpato.

Dentro dessa problemática, a pós-graduanda Caroline Marques Maia desenvolveu, em sua dissertação de mestrado, sob orientação do professor do IBB, estudo em que mostrou que havia uma grande diferença entre "escolher" um item e "preferí-lo". "Isso é intuitivo, mas precisava ser mostrado", diz o professor.

A questão a que se chegou nesses estudo foi que escolha e preferência são coisas diferentes, incluindo que ainda há casos de rejeição (itens rejeitados pelos animais). Foi observado que a simples avaliação das frequências de testes consecutivos de escolha não resolvia o problema, pois uma escolha espúria podia condicionar o resultado de todo o teste. "Era necessário aplicar o número de testes em mais dias consecutivos e mudar a forma como os dados eram analisados. Daí nasce a presente publicação. Hoje, inclusive, Caroline já está concluindo seu doutorado", conta Volpato.

No estudo publicado, o qual sofreu alterações desde a defesa da dissertação de mestrado, mas que não faz parte do doutorado da Caroline, foram assumidos seis pressupostos teóricos, sendo o mais interessante a ponderação do resultado dos testes de cada dia em função de sua idade. "Imagine 10 testes de escolha sendo feitos em 10 dias consecutivos. Assumimos que as escolhas recentes (por ex., no 10º dia) deveriam valer mais do que aquelas em dias mais antigos (por ex., 1º, 2º etc.), numa escala que reduz gradativamente o peso do valor do teste de escolha conforme ele fica mais antigo", explica Volpato. "Com isso, o método transforma dados confusos sobre as escolhas em linhas gráficas e valores evidentes que indicam quais são os itens preferidos e os não preferidos, além do quanto os animais preferem ou não cada item", conclui Volpato.


Fonte: Agência Unesp / Foto Reprodução


  + Coluna Zoo



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem Usuário do PagBank / PagSeguro reclama de recebimento de cartão de crédito sem solicitação
+ História
Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Johnson & Johnson
+ Poesia da Arte
Imagem Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!