Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 19 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



SAMU participa de simulado de ataque terrorista nesta quinta-feira

20/07/2016 ( Caderno: Seção Saúde )

As equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de São José dos Campos participam nesta quinta-feira (21), a partir das 15h, de um simulado de ataque terrorista que deixará 50 vítimas. O treinamento será realizado no aeroporto da cidade.

O simulado envolverá cerca de 300 pessoas e deve mobilizar 60 pessoas das equipes de resgate de urgência e emergência da cidade, entre SAMU, Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU), COI (Centro de Operações Integradas), Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial (BINFA) e Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP).

Será simulada a chegada de uma delegação estrangeira. Durante o desembarque, um segurança do aeroporto identificará um suspeito entre as pessoas que estão no saguão. Ao ser abordado pelas autoridades e diante dos questionamentos, ele aciona uma bomba, que explode e faz diversas vítimas.

A administração aeroportuária local inicia o procedimento de emergência, acionando as Forças de Segurança Pública. A área é totalmente isolada e cães farejadores são levados para certificar que não existam mais bombas. Só então a operação de salvamento é iniciada.

Depois disso, um novo cenário: um dos terroristas, que conseguiu embarcar, mantém dez passageiros e quatro tripulantes reféns dentro de uma aeronave e despacha uma bagagem contendo artefatos explosivos. No simulado, será utilizado um Boeing 737.

“O objetivo, de todo o histórico fictício é conferir a eficácia do Programa de Segurança Aeroportuária do aeroporto de São José dos Campos e treinar as equipes para o caso de uma ocorrência real. O preparo é importante, já que a Olimpíada se aproxima e São José está estrategicamente localizada entre o eixo Rio-São Paulo”, disse o médico e coordenador do SAMU de São José, Fernando Fonseca.

Como parte de preparação para a Olimpíada, o SAMU acaba de adquirir cinco Kits de Desastres, que passam a compor os equipamentos das unidades de atendimento básico e avançado, que será usado durante o simulado.?

“Esperamos que nunca precisemos usar esses equipamentos em uma situação real. Mas, caso ocorra, é preciso que as equipes estejam preparadas, treinadas e saibam exatamente o que fazer, em conjunto. Cada um no seu papel e na sua área, com a agilidade e inteligência necessárias para tratar a situação de extrema tensão. Isso é muito importante e, por isso, o simulado é extremamente válido”, disse Fernando.


Fonte: Secretaria de Saúde


  + Seção Saúde



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
+ Espaço do Consumidor
Imagem PagBank PagSeguro responde Espaço do Consumidor
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Associação Esportiva São José (AESJ)
+ Poesia da Arte
Imagem France Giverny 132. Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!