Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Terça, 16 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



A ligação entre jornalismo e história. Por Heródoto Barbeiro, jornalista

30/08/2016 ( Caderno: Opinião )

Sem dúvida jornalismo e história estão umbilicalmente ligados. Ainda que conjuguem verbos em tempos diferentes. Para ambos há a necessidade de se fazer uma conferência dos fatos e só depois se mergulhar na interpretação. Já se disse que os fatos são sagrados e a opinião é livre. Historiadores e jornalistas são necessariamente selecionadores, ou como se diz no jargão, editores, aqueles que, em última análise constroem as histórias que serão divulgadas. Eles escolhem o que consideram relevante ou não.

O que decidem ser irrelevante volta para o arquivo ou simplesmente é deletado. Os dois devem ter em mente que a exatidão e a acurácia são deveres e não virtudes. Uma apuração pífia pode resultar em uma reconstituição deturpada do passado, mas quando praticada por jornalistas atinge a reputação de pessoas, marcas ou instituições. Assim, se está em um documento, é verdade. Vale para a carta de abertura dos portos do Brasil, em 1808, ou em um boletim de ocorrência em uma delegacia de policia, ou a ata da última reunião do COPOM.

maquina-de-escrever


Jornalistas e historiadores trabalham sobre o que apuraram e os decifram para o público. Precisam ser didáticos, claros, e o mais objetivo que conseguem ser. Ambos pertencem ao presente, ainda que um atue com fatos passados. A história é uma fonte importante para a construção de reportagens e outros trabalhos jornalísticos. Tanto um como outro não podem resumir o seus trabalhos com as providenciais teclas do ctrl C e ctrl V á disposição de todos.   Eles não são nem escravos, nem senhores absolutos dos fatos como diz o professor Carr. Há, portanto, interação continua entre o autor de uma reportagem ou um episódio histórico com o que relatam. Não vivem isolados em ilhas do conhecimento, mas fazem parte da floresta que divulgam nos seus trabalhos, portanto não estão imunes ás influências do cotidiano, e por isso votam, torcem para times de futebol, usam transporte, vão ao templo e tudo mais que uma pessoa comum pratica no dia a dia. Também têm seus dias de mau humor, mas este não pode ser descarregado em cima dos seus personagens, mais ou menos simpáticos. Qualquer ato que pratique está sempre ligado a sociedade a que pertence.

Jornalista e historiadores são produtos da história. Ambos são influenciados pelo passado e pelo presente. Lembram o deus Jano, em um mesmo corpo tem duas faces. Era o deus da mudança contínua, dos casamentos e nascimentos. Representava a transição da vida primitiva para a civilização, do campo para a cidade, da guerra e da paz, da infância e da maturidade. Ainda que um seja um cientista social e o outro não. Acompanham o fluxo social e eles mesmos são fluxos. Retratam as relações necessárias que independem de sua vontade e que descrevem a produção social dos meios de produção. Olham para a sociedade, passada e presente, como uma arena de conflitos sociais e identificam os que sustentam e se contrapõem aos movimentos. Todos influenciam o seu trabalho do dia a dia. Ainda que irmãos siameses, dão ênfases diferentes sobre fatos sociais. Para o historiador a condição de bom marido de Napoleão Bonaparte só interessa se seu casamento influenciou nos acontecimentos da França no século 19. Já para o jornalista pode ser fato que sustente reportagem sobre a convivência de um casal no mundo contemporâneo ou exemplo que explique reportagem sobre o número de divórcios  divulgados pelo IBGE.

herodoto-barbeiro-coluna

(*) Apresentador e editor-chefe do Jornal da Record News. Já foi professor de história, carreira que seguiu por quase 20 anos. Na imprensa, passou por CBN, Rádio Globo, Jovem Pan, TV Cultura, TV Gazeta e Diário de S. Paulo. Edita o Blog do Barbeiro – Barba, Bigode e Cabelo.


Fonte: Comunique-se / Fotos Divulgação


  + Opinião



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem PagBank PagSeguro responde Espaço do Consumidor
+ História
Imagem Fotos eclipse. Por Hind Nader Elkhouri
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Abertura do Memorial Kanebo do Brasil emociona ex-funcionários
+ Poesia da Arte
Imagem Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!