Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Quinta, 25 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Universidade em São José dos Campos tem vagas abertas para tratamentos fisioterapêuticos gratuitos. Outro projeto atende homens diabéticos

31/08/2016 ( Caderno: Seção Saúde )

São oferecidos tratamentos para reabilitação Cardiorrespiratória,
Pulmonar, Neurológico, Uroginecológico e de Ortopedia



A Univap (Universidade do Vale do Paraíba) oferece à população do Vale do Paraíba uma série de atendimentos gratuitos na área de saúde, realizados pelos alunos e professores da Faculdade de Ciências da Saúde, no Campus Urbanova, em São José dos Campos.


Um dos atendimentos é oferecido pelos alunos do último ano do curso de Fisioterapia, que disponibilizam para a comunidade clínicas para reabilitação Neurológica Adulto e Infantil (Acidente Vascular Encefálico; Lesão Medular e crianças com Paralisia Cerebral); Cardiorrespiratória (Hipertensão, Diabetes e Infarto); Pulmonar (Asma, Bronquite e DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica); Uroginecológica (Após Câncer de Mama ou de Próstata, Incontinência Urinária e Distopias Genitais) e Reabilitação Ortopédica (Lombalgia, Tendinites e Lesões Musculoesqueléticas).



 


Em 2015, os alunos do Curso de Fisioterapia realizaram 3.164 atendimentos e o paciente Wagner Airton Moreira, 38, é um dos personagens no livro de histórias de sucesso da Univap. Aos 20 anos, ele mergulhou em um local raso e bateu com a cabeça, sofrendo um Traumatismo Raquimedular e perdendo os movimentos das pernas e braços.


Inicialmente, seu tratamento foi feito em casa e, após seis meses foi encaminhado para a Universidade. Com a fisioterapia seu quadro progrediu e Wagner descobriu a paixão pelo esporte. “A equipe de fisioterapia da Univap foi responsável por 90% da minha reabilitação. A atenção, o cuidado e as amizades que fiz lá foram fundamentais para me tornar a pessoa que sou hoje”, destaca.


Os atendimentos possuem custo de R$10 por sessão, para reposição do material utilizado, mas o tratamento não possui nenhum custo adicional para os pacientes. Para dar início ao tratamento basta ligar para (12) 3947-1086 e agendar sua primeira consulta. A única exigência da Universidade é que o paciente tenha um encaminhamento médico solicitando a fisioterapia. As clínicas acontecem de segunda a sexta-feira, no período da manhã.



Recrutamento de Homens Diabéticos


Além dos atendimentos à comunidade oferecidos pela Clínica de Práticas Supervisionadas, os alunos desenvolvem também projetos de pesquisa que recrutam pessoas para análise e controle de doenças. Atualmente, um dos recrutamentos que está sendo feito é o de Homens Diabéticos, projeto que faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso e Iniciação Científica das alunas Bruna Teixeira Silva e Larissa Cleto, que cursam o 3º ano de Fisioterapia.


Segundo pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde, o Diabetes afeta, principalmente, o pulmão e o coração dos homens. O objetivo deste projeto é avaliar as funções cardíaca e pulmonar destes pacientes e propor um tratamento mais efetivo para cada patologia.


Para os estudos, a universidade está recrutando homens acima de 40 anos, diabéticos ou não, que estejam dentro do peso indicado para sua idade e estatura e não sejam fumantes ou etilistas. Estes exames são feitos em duas consultas, sempre no período da tarde, e não possuem custo aos pacientes.


Estes exames que estamos realizando dificilmente são feitos por médicos em consultas comuns, pois são muito específicos. Desta forma, nós o recomendamos como um complemento para os tratamentos médicos. Para os homens não diabéticos, é uma oportunidade de fazer uma avaliação das condições de seu pulmão e coração”, enfatiza a estudante Bruna Silva.


A professora orientadora do projeto, Alessandra Fagundes, destaca os princípios e as benfeitorias deste projeto. “Após a conclusão deste trabalho esperamos compreender melhor as possíveis alterações decorrentes do diabetes, doença de alto impacto na sociedade e, assim, possibilitar a elaboração de planos de tratamento mais específicos e adequados que proporcionem melhores resultados terapêuticos”, diz.


Fonte: Alameda Comunicação / Fotos Divulgação


  + Seção Saúde



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Dicas do Portal
Imagem Dica do Portal, O filme: GARFIELD - Fora de Casa!
+ Espaço do Cidadão
Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
+ Espaço do Consumidor
Imagem Consumidor reclama da falta de comunicação com a Sky. Empresa responde
+ Esporte
Imagem Sesc São José dos Campos traz a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas (CAC)
+ Poesia da Arte
Dia da Poesia - Tempo e Infinitude. Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!