Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 26 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Neste sábado (24), São José dos Campos recebe Competição SAE BRASIL Demoiselle

22/09/2016 ( Caderno: Agenda )

Competição desafia estudantes do ensino médio a construir aeromodelos de pequeno porte; Vence o monoplano que voar pelo maior tempo em área delimitada



Estudantes do ensino médio testam pequenas aeronaves para a Competição SAE BRASIL Demoiselle 2016, que será realizada neste sábado (24), no Ginásio ETEP Esplanada, em São José dos Campos/ SP. O desafio é projetar e construir aviões com uma só hélice, movidos pela torção de um elástico, para voarem pelo maior tempo possível em área delimitada.

Com o objetivo de despertar o fascínio pela aviação e o interesse pela engenharia, a competição inscreveu para a quarta edição sete equipes, todas formadas por estudantes de escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo e, pela primeira vez, do Paraná. Estreiam representantes de São José dos Campos, São José dos Pinhais (PR) e Bauru (SP).

São José dos Campos será representada por quatro equipes, entre as quais a Blue Sky, da Escola Estadual Professor Juvenal Machado de Araújo, campeã na edição passada por ter realizado voo de 102 segundos. De São José dos Campos também participarão as equipes ETEP Birds, da Escola Técnica Profº Everardo Passos (ETEP); Inspire Airlines, do Centro Educacional Inspire; e Legacy, do Colégio Embraer Juarez Wanderley.

A equipe Aquila, do Colégio Rembrandt COC, será a representante de Bauru. Já Botucatu contará com a equipe Ipanema, do Colégio Embraer Casimiro Montenegro Filho. A cidade paranaense de São José dos Pinhais será representada pela The New kamikazes, do Colégio Estadual São Cristóvão.

Projetos - Conforme regulamento disponível no portal www.saebrasil.org.br, as pequenas aeronaves, não controladas, devem pesar no mínimo 7g e ter no máximo 40cm de envergadura projetada da asa (distância da ponta de uma asa a outra) e 28cm de envergadura projetada do estabilizador horizontal (superfície horizontal traseira), além de estrutura capaz de suportar a força que o elástico faz ao ser torcido por várias centenas de voltas até o lançamento, realizado à mão.

Para a construção, é permitido o uso de madeira, papel, filme plástico, cola, fibra de carbono e fibra de vidro, além de linha, arame, tubo plástico e elástico para prender os principais componentes do avião. Diante do desafio, os estudantes precisam trabalhar em equipe para pesquisar as melhores soluções e técnicas existentes, além de realizar testes, inclusive de voo.

Durante a competição, cada equipe terá intervalo de 50 minutos para realizar, no mínimo, três voos na área delimitada. Vence o projeto que voar por maior tempo. Além de receberem troféu, os integrantes da equipe vencedora poderão acompanhar, na área vip, a 18ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, que será realizada de 3 a 6 de novembro de 2016, no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos, SP. Para a segunda e a terceira colocações serão entregues troféus.

Demoiselle - O termo Demoiselle é uma homenagem da SAE BRASIL ao segundo avião projetado e construído por Alberto Santos Dumont, menos conhecido que o 14 Bis, mas cuja concepção estrutural é considerada excepcional, vindo a influenciar, no começo do século 20, toda a então indústria da aviação, especialmente a europeia.

Demais competições - A SAE BRASIL realiza mais quatro competições: a recém-lançada Helidesign, que desafia estudantes a desenvolverem drones, a Baja SAE, que estimula a construção de veículos off-road; a SAE AeroDesign, em que alunos projetam aeronaves em escala reduzida; e a Fórmula SAE, que estimula a construção de carros tipo fórmula a combustão ou elétricos. As quatro competições seguem os padrões da SAE International e as equipes vencedoras têm conquistado brilhante espaço para o Brasil no Exterior.

"As competições estudantis da SAE BRASIL são desenvolvidas para motivar os jovens aspirantes à carreira de engenharia, desafiando-os a gerir o projeto de um avião em todos os seus aspectos, da gestão administrativo-financeira do projeto à inovação", analisa Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.


Programação:
11h00 - 12h00 - Recepção das equipes
12h00 - 13h00 - Verificação dos projetos e medição dos modelos
13h00 - 13h50 - Abertura da 1ª janela para voos oficiais
14h00 - 14h50 - Abertura da 2ª janela para voos oficiais
15h00 - 15h50 - Abertura da 3ª janela para voos oficiais
16h00 - 16h30 - Apuração dos resultados
16h30 - 16h50 - Divulgação dos resultados e entrega da premiação
16h50 - 17h00 - Encerramento da competição 2016

 

Competição SAE BRASIL Demoiselle 2016
Data: 24 de setembro de 2016, das 11h às 17h.
Local: Ginásio ETEP Esplanada - avenida Barão do Rio Branco, 882, São José dos Campos - SP


Fonte: Companhia de Imprensa


  + Agenda



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Dicas do Portal
Imagem Dica do Portal, O filme: GARFIELD - Fora de Casa!
+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem Usuário do PagBank / PagSeguro reclama de recebimento de cartão de crédito sem solicitação
+ Esporte
Imagem Sesc São José dos Campos traz a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas (CAC)
+ Poesia da Arte
Imagem France Giverny 132. Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!