Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Terça, 23 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Tese enfoca de forma criativa a arte da caricatura. Trabalho é defendido na Unesp de Rio Claro

14/10/2016 ( Caderno: Educação )

Uma tese universitária que seja a própria experiência da arte e da caricatura. A partir deste desafio inédito no Brasil, o caricaturista e professor Camilo Riani construiu a tese de doutoramento Caricatas: arte-rosto-humor-experiência, defendida no Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro sob orientação do professor César Leite.

A pesquisa foi considerada pela banca examinadora convidada pela Unesp como um divisor de águas nos estudos acadêmicos do país. “A partir da aprovação oficial desta arte-tese, futuros pesquisadores passam a contar com uma nova jurisprudência em termos de forma e conteúdo, em inúmeras áreas”, comentou o livre-docente da Unicamp Sílvio Gallo, incentivador da experiência, que integrou a banca composta por cinco acadêmicos, entre professores titulares de diferentes universidades brasileiras.

“Foi um dos maiores desafios de minha vida, tanto artística como acadêmica e pessoal”, enfatiza Camilo Riani, que recebeu o título de doutor após o processo da defesa ocorrida durante o mês de setembro, dentro do programa de pós-graduação em Educação da Unesp-Rio Claro. O material chama a atenção tanto pelo impacto visual como pelo vasto conteúdo apresentado artisticamente pelo caricaturista, que preside o Salão Universitário de Humor de Piracicaba, tradicional evento internacional do segmento.

Ao comentar sobre a tese, o pesquisador da Universidade Federal de São Paulo, Alexandre Filordi, destacou que “aqui os conceitos não falam, eles operam em paisagens artísticas. E trans-invadem dimensões impensadas”. “Ouvir tais análises de grandes pensadores mostra que o caminho foi acertado, apesar do grande risco envolvido e da complexidade, por conta da inexistência de trabalhos anteriores nesse formato”, lembra Camilo, que também é professor universitário do curso de Design Gráfico/Unimep.

Durante todo o trabalho, o artista apresenta teorias de consagrados intelectuais, como Foucault, Nietzsche e Deleuze, por meio de criativas composições visuais, ao lado de dezenas de obras e caricaturas premiadas de sua carreira. Para um dos membros da banca, o professor doutor Wenceslao Oliveira, coordenador do grupo de pesquisa Olho e docente na pós-graduação da Unicamp, “as composições visuais arrastam as imagens à condição de conceitos”. Segundo a observação de outro integrante do grupo, o professor doutor Roger Miarka da Unesp-Rio Claro, o trabalho de Camilo Riani “é uma tese que tira a gente do chão, que realmente faz pensar”.

“Todos foram extremamente fundamentais. Já minha esposa, Andréa Riani, e meu orientador, César Leite, foram as grandes bases que transformaram esse sonho maluco em realidade”, concluiu o artista, que iniciou negociação com representantes de editoras interessadas na publicação da obra completa.

Contatos do pesquisador: 
camiloriani@gmail.com
19 - 992944773
19 35234733


Fonte: Agência Unesp / Foto Divulgação


  + Educação



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem Hyundai e Caoa São José dos Campos responde reclamação de cliente
+ História
Imagem Fotos eclipse. Por Hind Nader Elkhouri
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem London Bar
+ Poesia da Arte
Imagem Otimismo. Por Sonia Furquim, artista plástica e poetisa

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!