Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 26 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Sesc São José promove seminário Obesidade Infantil: Um Olhar de Todos

26/10/2016 ( Caderno: Seção Saúde )

O Sesc São José dos Campos realiza entre os dias 3 e 5 de novembro, quinta a sábado, o Seminário "Obesidade Infantil: Um Olhar de Todos", encontro de abordagem multidisciplinar que envolve as áreas de nutrição, pediatria, psicologia, educação e direitos da criança.

 

O Seminário reúne profissionais de diversas áreas por meio de palestras e workshops, com a proposta de promover um espaço para reflexão, discussão e encontro de saberes.

Em 1998, a obesidade infantil foi declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma epidemia global, com a estimativa de que mais de 22 milhões de crianças menores de 5 anos apresentavam excesso de peso ou obesidade.

O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo pode chegar a 75 milhões em 2025. Pesquisas indicam que no Brasil, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos está acima do peso (Vigitel, 2014), que 32,3% das crianças menores de 2 anos tomam refrigerante e suco artificial e 60,8% delas comem biscoito, bolachas e bolos (PNS, 2013; POF, 2009).

A obesidade tem sido retratada como um importante problema de saúde pública e está relacionada com aspectos ambientais, genéticos, psicológicos e culturais. Nas últimas décadas sua prevalência aumentou em todo o mundo, inclusive no Brasil, caracterizando uma transição nutricional a partir da redução do índice de desnutrição.

O desenvolvimento da obesidade apresenta proporções epidêmicas que podem ser evidenciadas pelo crescimento das doenças crônico-degenerativas, inclusive em crianças. Um ponto relevante quanto à prevalência da obesidade infantil é a sua persistência na vida adulta.

Neste sentido, são necessárias modificações no hábito alimentar e no estilo de vida com intuito de reduzir as morbidades associadas à obesidade, alcançando a melhora da qualidade de vida e diminuição dos riscos para o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis.

 

Diante disso, o Sesc pretende sensibilizar pessoas para o papel social da alimentação e acredita que essa discussão não se restringe às mudanças de hábitos alimentares, mas ao conjunto de fatores relacionados ao fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, os quais possibilitam a construção de um novo estilo de vida.

 

Confira a programação:

 

 

03 de novembro, quinta

Das 19h às 20h

Palestra: Panorama atual da obesidade.

Com Patrícia Constante Jaime

 

Reflexão sobre o comportamento alimentar mundial, os determinantes do consumo e suas influências sociais, econômicas e políticas.

Das 20h às 21h

Exibição do documentário: Muito além do peso

O documentário mergulha no tema da obesidade infantil ao discutir por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria, a publicidade, o governo e a sociedade de modo geral. Com histórias reais, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo.

Dir. Estela Renner - 2012 | 52 min. | DVD

Das 21h às 21h30

Bate-papo sobre o documentário

Com Ingrid Sora e Isabella Minelli D’Andrea

O sobrepeso e a obesidade estão relacionados a fatores que compõem o modo de vida das populações modernas, com consumo excessivo de produtos processados e ultraprocessados, ricos em açúcares e gordura. Esse bate-papo pretende debater aspectos relacionados ao hábito alimentar pouco saudável, a falta de informação dos pais e a repercussão negativa das propagandas voltada ao público infantil.

04 de novembro, sexta

Das 19h às 20h

Palestra: Ressignificando a comida e o comer

Com Sophie Deram

É importante repensar a comida e o comer, desmistificando o conceito de dieta e ressaltando a importância de fazer as pazes com a comida e o corpo. A finalidade é elucidar que o comportamento alimentar saudável pode ser incorporado com leveza no cotidiano.

Das 20h às 21h30

Mesa redonda: Caminhos para enfrentar a obesidade infantil no Brasil

Com Ana Paula Bortoletto, Cristiane B. Barra Moura e Rose Crepaldi

Reflexão sobre as variáveis socioeconômicas no comportamento do consumo de alimentos e perspectivas relacionadas às ações necessárias para contribuir positivamente na prevenção da obesidade infantil.

05 de novembro, sábado

Das 10h30 às 11h30

Palestra: Aspectos psíquicos implicados no ato alimentar e a obesidade infantil como sintoma de nossos tempos.

Com Deborah Francis Patah Roz

O sentimento de saciedade e satisfação no ato de se alimentar envolve uma minuciosa trama nas relações ao longo da organização do psiquismo infantil e uma reflexão sobre o aumento epidêmico da obesidade na infância e os efeitos que a ideologia da sociedade contemporânea impõe sobre a família.

 

Das 14h às 16h

Workshop: Descobrindo sabores, construindo histórias

Com Aline Rissato e Rachel Machado

As transformações culturais do mundo globalizado nos permitem abreviar o ato de cozinhar e comer em família, o que favorece a formação de hábitos alimentares inadequados desde a infância, que perduram pela vida adulta e contribuem para o aumento de doenças crônico-degenerativas. Desta maneira, a atividade tem como propósito provocar a reflexão quanto ao resgate dos preparos culinários e a valorização de opções saudáveis.

Inscrições na Central de Atendimento. Os preços variam entre R$ 5,00 e R$17,00. Recomendação etária 16 anos.

 

Palestrantes

Aline Rissato | Nutricionista e gastróloga, formada pelo Centro Universitário São Camilo e certificada pela escola de gastronomia Le Cordon Bleu - Paris, em Cuisine e Pâtisserie. Pós-graduada em Cozinha Brasileira pelo SENAC. Docente do curso de gastronomia da Faculdade Mário Schenberg e do curso de nutrição da Faculdade HOTEC.

 

Ana Paula Bortoletto | Possui graduação em Nutrição pela USP, mestrado e doutorado em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP.  Pesquisadora em alimentos no Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - Idec e pesquisadora associada do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP- NUPENS.

Cristiane B. Barra Moura |Endocrinopediatra pelo Instituto da Criança - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC- FMUSP). Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

 

Deborah Francis Patah Roz | Psicóloga e Psicanalista, supervisora do Serviço de Psiquiatria e Psicologia do Instituto da Criança do HC FMUSP. Profissional de referência desse Serviço junto ao BOIA (Ambulatório de Obesidade da Endocrinologia Pediátrica do ICr). Especialista em Psicologia Clínica da Infância e em Psicologia hospitalar.

Ingrid Sora e Isabella Minelli D’Andrea |Integrantes da equipe do Projeto Criança e Consumo (CeC) do Instituto Alana e participantes do Grupo de Estudos de Direitos da Criança e do Adolescente da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Patrícia Constante Jaime| Nutricionista. Professora associada do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Integrou a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde de 2011 a 2014, sendo responsável pela gestão federal da Política Nacional de Alimentação e Nutrição e pela coordenação técnica do novo Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado pelo Ministério da Saúde em 2014.

Rachel Machado | Nutricionista, formada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em Nutrição clínica (HC-FMUSP) e pediatria (EPM/UNIFESP), Mestre em Ciências da Saúde e doutoranda em Pediatria (EPM/UNIFESP). Docente do curso de pós-graduação em Nutrição do Instituto de Metabolismo e Nutrição (INSIRA) e do Hospital Israelita Albert Einstein 9SBIB-HIAE). Docente do curso de graduação em nutrição da Universidade Uni’Santanna e pesquisadora no Centro de Dificuldades Alimentares do Instituto PENSI/Fundação José Luiz Egydio Setúbal/Hospital Infantil Sabará.

Rose Crepaldi | Possui graduação em Pedagogia pela Universidade São Judas Tadeu (1984), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Foi Gerente de Programas e Projetos da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura e responsável pelo Ponto de Cultura do LABRIMP da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É membro dos grupos de pesquisa: GIEL - Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer, RNPI - Rede Nacional Primeira Infância (GT Brincar e GT Participação Infantil) e membro do conselho consultivo da Aliança pela Infância. Atualmente é Coordenadora da Articulação do MIB - Mapa da Infância Brasileira, professora na pós-graduação do Instituto Singularidades, da Universidade Anhembi Morumbi.

Sophie Deram| Nutricionista, franco-brasileira, doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-FMUSP no departamento de Endocrinologia. Concentrou sua pesquisa em obesidade adulta e infantil, nutrigenômica, transtornos alimentares e neurociência do comportamento alimentar.

 

O Sesc São José dos Campos fica na Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas. Mais informações pelo telefone 12.3904.2000


Fonte: Sesc


  + Seção Saúde



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Dicas do Portal
Imagem Dica do Portal, O filme: GARFIELD - Fora de Casa!
+ Espaço do Cidadão
Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
+ Espaço do Consumidor
Imagem PagBank PagSeguro responde Espaço do Consumidor
+ Esporte
Imagem Sesc São José dos Campos traz a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto
+ História
Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Associação Esportiva São José (AESJ)
+ Poesia da Arte
Dia da Poesia - Tempo e Infinitude. Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!