Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Fotos da Região | Créditos                               Quarta, 24 de Maio de 2017
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José AMIGOS DA REGIÃO 2016

Links Úteis

Cinema
Cinemark
Kinoplex


Condições das estradas
Consulte seu CPF
Horário de todo
o mundo

Legislação Federal e Estadual
Mapa de SJC
Trânsito em São Paulo
Clima


Criação e
Desenvolvimento



Tel. 12 3923.4600
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: Jacareí
BUSCA DE CONTEÚDO DO PORTAL >>  
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Tese de Doutorado compara trajetórias artísticas de Mercedes Sosa e Elis Regina


05/12/2016 ( Caderno: Educação )

Engajamento e performance em Mercedes Sosa e Elis Regina
Pesquisa enfoca décadas de 1960 e 1970

Dia 5/12, às 14 h, na Reitoria da Unesp, em São Paulo, ocorre a Defesa de Tese de Doutorado de ANDREA BEATRIZ WOZNIAK GIMNEZ intitulada RENOVAÇÃO POÉTICO-MUSICAL, ENGAJAMENTO E PERFOMANCE ARTÍSTICA EM MERCEDES SOSA E ELIS REGINA (1960-1970). Integram a Comissão Examinadora Tânia da Costa Garcia - Orientador; Márcia Regina C. Naxara – FCHS (Unesp/Franca);  Marisa Saenz Leme – FCHS; Mariana Martins Vilaça – IA UNESP e Marilda de Santana Silva - IA UNESP.

Mercedes Sosa (1935-2009) e Elis Regina (1945-1982) constituíram-se em expressões da música popular latino-americana da segunda metade do século XX, representativas dentro de seus campos musicais, a música folclórica argentina e a música popular brasileira. 

Tanto Mercedes quanto Elis desenvolveram e reformularam seus projetos artísticos dialogando com os princípios estéticos dinamizados dentro de seus campos musicais assim como tensionaram os paradigmas musicais estabelecidos, contribuindo ativamente na reconfiguração destes espaços.

Participantes dos processos de renovação musical e poética que deram origem ao Novo Cancioneiro e a MPB, seus repertórios e performances musicais integraram as lutas por redefinição de representações do nacional e do popular nas décadas de 1960 e 1970. 

O objetivo principal desta tese consistiu em comparar as trajetórias artísticas, as posturas estéticoideológicas e as obras musicais de Mercedes Sosa e Elis Regina, observando suas inter-relações e apropriações das discussões que aproximavam arte e utopia de transformação social que envolveu as artes nas décadas de 1960 e 1970.

Suas trajetórias artísticas aproximam-se na busca por renovação poética e musical, atualizando e ressignificando tradições musicais; na valorização da música popular e nacional; no engajamento com a utopia de transformação social e, a partir dela, na disseminação de representações centradas no ideário nacional-popular; nas relações estabelecidas com a indústria cultural como forma de projeção artística; e nas performances paradigmáticas, as quais transformaram cada uma em referência enquanto intérprete, extrapolando as fronteiras de seus países de origem. 

No primeiro capítulo buscou-se evidenciar os processos de configuração e reconfiguração dos campos musicais em que tais intérpretes estiveram inseridas, a música folclórica argentina e a música popular brasileira, em especial os processos que originaram o Novo Cancioneiro e a Música Popular Brasileira, frutos do desejo de renovação musical e da simbiose entre arte e política. 

No segundo capítulo tratouse de analisar e comparar as trajetórias artísticas de Mercedes Sosa e Elis Regina dentro de seus campos musicais na década de 1960, buscando compreender como suas práticas artísticas ajudaram a compor tais perspectivas musicais, o Novo Cancioneiro e a MPB. 

A partir da análise de suas produções artísticas, dos processos de reconhecimento e consagração dentro de seus campos musicais, tratou-se de evidenciar as formulações e reformulações de suas concepções, práticas e projetos artísticos. Também realizou-se um inventário das principais representações e identidades sociais mobilizadas através de seus repertórios, em especial as relacionadas ao nacional-popular, as quais integraram as lutas por redefinição de significados dentro da cultura popular na Argentina e no Brasil 9 do período. 

No terceiro capítulo buscou-se analisar e comparar as trajetórias artísticas das duas intérpretes na década de 1970, em especial, as reformulações que realizaram em seus projetos estéticos e em suas produções artísticas durante o aprofundamento do autoritarismo e da censura após o Ato Institucional N.5 colocado em prática pela Ditadura Militar instaurada no Brasil (1964-1985) e as duas Ditaduras Militares que se sucederam na Argentina (1966-1973 e 1976-1983).

Para além de destacar as estratégias colocadas em prática visando a manutenção da crítica social em seus repertórios, buscou-se evidenciar o redimensionamento que cada intérprete deu para o ideário nacional-popular, bem como analisar algumas das representações e identidades mobilizadas através de suas performances mais paradigmáticas.


Fonte: Agência Unesp / Foto Reprodução


  Educação

Inscrições para o Cephas terminam neste domingo (28)
Escola da zona sul de São José dos Campos completa 35 anos de atividade

E-MAILS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Contato/Cartas: cidade@saojosedoscampos.com.br
Anúncios/Cadastros: cadastro@saojosedoscampos.com.br
Editorial: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: amorim@saojosedoscampos.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
Telefax: (12) 3923.4600




 + Promoções
Imagem Sorteios encerrados! Confira os ganhadores dos convites para o filme: ALIEN COVENANT!
Imagem Publicidade também é a alma do negócio nas redes sociais!
 + Classificados
Imagem Vendo casa bem aconchegante no Bosque dos Eucalíptos - Suite com hidro!
Alugo apartamento cobertura em Campos do Jordão

+ História
Imagem Hospital Antoninho da Rocha Marmo, de São José dos Campos, inaugura Memorial dedicado ao menino que idealizou a instituição
A família cury em São José dos Campos. Veja aqui a árvore genealógica
+ Arquitetura & Decoração
Imagem Monica Cintra participa da 31ª Casa Cor São Paulo
+ Dicas do Portal
Imagem Conheça opções diferentes para provar no Dia Nacional do Café
+ Educação
Inscrições para o Cephas terminam neste domingo (28)
Escola da zona sul de São José dos Campos completa 35 anos de atividade
+ Espaço do Consumidor
Comissão da Câmara dos Deputados debate certificação obrigatória para óculos e lentes ópticas
Consumidores devem ficar atentos ao golpe do boleto falso
+ Esporte
Imagem Brasil tem nove tenistas na chave principal de Roland Garros. Torneio começou nesta segunda-feira e termina dia 11 de junho
+ Matérias
Venda de imóveis usados e locação residencial têm queda em São Paulo
Imagem Em São Paulo, 97,8% dos idosos não conseguem atravessar a rua no tempo dos semáforos
+ Seção Saúde
Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (26)
SOCESP: Três fatos que você não sabia sobre doenças cardíacas
+ Turismo Diferente
5 destinos que todo aventureiro merece conhecer



 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados