Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Quarta, 17 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



13º pode ser usado para organizar o orçamento familiar

16/12/2016 ( Caderno: Dicas do Portal )

Docente da área de gestão e negócios do Senac Taubaté dá dicas sobre o uso 13º salário de forma eficiente

Junto com as festas e os momentos de descanso, o fim e início do ano sempre chegam com o desafio financeiro de conseguir manter todas as contas em dia, sem a necessidade de recorrer a empréstimos ou financiamentos. Dessa forma, o tão esperado 13º salário traz uma renda adicional ao bolso dos trabalhadores. E, com o desaquecimento da economia, muitos brasileiros devem usar o dinheiro para quitar dívidas ou até guardar uma parte para investir.

Geralmente, as despesas domésticas aumentam significativamente por causa das férias, gastos com matrícula e material escolar, IPVA, IPTU, parcelamentos no cartão de crédito, dívidas dos presentes e viagens de fim de ano, além de imprevistos que podem acontecer.

Sandra Maria Costa e Souza, docente da área de gestão e negócios do Senac Taubaté, explica que, se não houver um planejamento financeiro, o atraso nos pagamentos pode ser maior, correndo o risco de acréscimo de altas taxas de juros. Por isso, uma das alternativas para evitar o endividamento é fazer uso do 13º salário. “Este é um valor a mais no orçamento que, se bem utilizado, pode fazer com que o início do ano seja mais tranquilo e com menos sufoco. Porém, ele deve ser usado como uma ajuda no orçamento familiar e não como um presente de fim de ano”, orienta.

Para utilizar o 13º salário de maneira eficiente, existem alguns pontos que devem ser analisados. “Primeiramente, verifique se já há muitas dívidas acumuladas durante o ano. Muitas vezes, o endividamento acontece devido ao atraso nos pagamentos de cartão de crédito, empréstimos e financiamentos bancários. O ideal é tentar pagar todas as contas que acarretam juros, principalmente parcelas de boletos e cartões. Sobre as compras de fim de ano, sempre se pergunte se aquilo é realmente necessário. Nessa época do ano, a tendência de compras desnecessárias é enorme”, ressalta a docente.

Uma dica é verificar se o valor do 13º salário é suficiente para quitar todas estas despesas à vista. “Guardar o dinheiro e quitar as contas extras antes do prazo de vencimento é a melhor alternativa, aliviando todo o orçamento familiar no restante do ano, pois não terão parcelas de IPVA e nem de IPTU para mensalmente pagar. Caso o benefício não seja suficiente, pague o que for possível à vista e parcele as despesas maiores, buscando sempre a menor taxa de juros. Se o orçamento permitir, reserve um valor de até 20% do 13º salário para as compras de fim de ano ou para uma possível viagem”, aconselha Sandra.

Por fim, se o orçamento familiar estiver sob controle sem a necessidade do uso do 13º salário, Sandra orienta que uma parte deste recurso fique reservada para investimentos ou poupança, garantindo assim, um valor de segurança para imprevistos que venham a acontecer durante o ano.

Gestão e Negócios

O Senac Taubaté oferta em sua programação diversos cursos na área de gestão e negócios. Para informações sobre os títulos e como se inscrever, entre em contato com a unidade pelo telefone (12) 2125-6099, pessoalmente ou acessar o Portal Senac (www.sp.senac.br/taubate).
Serviço:
Senac Taubaté
Endereço: Rua Nelson Freire Campello, 202 - Jardim Eulália
Inscrições: www.sp.senac.br/taubate ou diretamente na unidade
Dezembro / 2016


Fonte: SENAC Taubate


  + Dicas do Portal



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
+ Espaço do Consumidor
Imagem Consumidor reclama da falta de comunicação com a Sky. Empresa responde
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Restaurante Vila Velha (Fundada em 1968)
+ Poesia da Arte
Imagem Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!