Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Terça, 23 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



São José dos Campos recebe oficinas de artes visuais e tecnologias

06/03/2017 ( Caderno: Agenda )

FESTA – FESTIVAL DE APRENDER - LEVA A SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E ÀS OUTRAS 34 UNIDADES DO SESC SÃO PAULO MAIS DE 400 OPÇÕES DE CURSOS, PALESTRAS E EXPERIMENTAÇÕES EM ARTES VISUAIS E TECNOLOGIAS

Uma abrangente série de atividades integradas conduzidas por profissionais de destaque ocorre na capital, interior e litoral em um único final de semana; a programação é gratuita e voltada para todas as idades

Nos dias 10, 11 e 12 de março – sexta a domingo - o Sesc São Paulo promove, em todas as unidades do Sesc no Estado de São Paulo, o FestA - Festival de Aprender, ação integrada para imersão em cursos, oficinas, ateliês para famílias e vivências nos diversos suportes das artes visuais e nas mais variadas tecnologias. Em São José dos Campos, as atividades ocorrem no sábado e domingo. Em todo estado, a intensa programação prevê mais de 400 atividades, entre aulas, palestras e experimentações em desenho, HQ, pintura, escultura, fotografia, costura, bordado, estamparia, cerâmica, impressão 3D, robótica, marcenaria, artes digitais, entre muitas outras áreas, sob a orientação de mais de 300 artistas e profissionais de destaque em suas áreas de atuação. São cerca de 1000 horas de programação simultânea para os mais variados perfis de público e idades, que propõe desde oficinas de iniciação a cursos de caráter imersivo. Todas as atividades são gratuitas e a programação completa pode ser conferida em sescsp.org.br/festa .

 

O conjunto de atividades oferecidas resulta em uma amostra da pulsante e crescente programação regular de cursos e oficinas do Sesc São Paulo, tendo por intuito oferecer ao público leigo a oportunidade de reencontro com o potencial criador de que é portador. O projeto vai ao encontro da crescente demanda, na última década, observada pelo Sesc São Paulo, por cursos livres e de curta duração que proporcionem ampliação do conhecimento e descoberta de novas aptidões artísticas. Para Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, "FestA é uma programação direcionada para os mais variados perfis de público, que participarão em oficinas de iniciação e em cursos de caráter mais aprofundado numa determinada linguagem artística. As unidades do Sesc oferecem ações nesse sentido, mas o projeto reforça, estimula e valoriza, além do ensino de qualidade das artes, a experimentação e tem o intuito de ampliar o conhecimento e capacitar o público para a própria expressão intelectual e sensível".


 

Em São José dos Campos, serão nove atividades concentradas nos dias 11 e 12 de março - sábado e domingo – entre cursos, oficinas, vivências e ateliês. Entre os destaques, estão o curso Introdução à Ilustração: Movimento e Interação, no qual os participantes aprendem a aprimorar a fluidez e a dinâmica dos traços de uma ilustração; e o ateliê Aperta o Ponto, voltada para pais e filhos, que podem aprender os pontos básicos do bordado livre.

Atividades do Sesc São José dos Campos

Curso

Introdução à Ilustração: Movimento e Intenção

Este curso vai ensinar a aprimorar a fluidez e a dinâmica dos traços de uma ilustração utilizando a observação e a memória. O ilustrador e diretor de arte Diego Machuca conduzirá a atividade, que pretende fazer com que os participantes soltem a criatividade e exercitem a arte com confiança, utilizando diversos materiais e técnicas.

Com Diego Machuca, da Escola Kinoene Arts. Diego é ilustrador e diretor de arte. Graduado em Design Gráfico e especializado em Direção de Arte pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, trabalha na área de artes gráficas, direção de arte e ilustrador freelancer. Professor de Desenho Básico e Ilustração Digital na Escola Kinoene Arts e fundador do estúdio de ilustração Tonnelada Studio.

Quando: 11 e 12/3, sábado e domingo

Horário: 10h30 às 14h30

Carga horária: 8 horas

Duração: 2 encontros sequenciais de 4 horas

Local: Sala Múltiplo Uso

Classificação Indicativa: 12 anos

Inscrições: online a partir do dia 06/03 e presencial a partir de 07/3, havendo disponibilidade de vagas.

Curso

Desenho 3D no Computador

O uso de ferramentas de interação virtual se tornou popular com jogos digitais em computadores, celulares, consoles e realidade virtual. Parte fundamental na criação desses projetos são os modelos 3D. Neste curso, os interessados vão aprender um pouco sobre a concepção e produção dessa área, tanto na teoria, quanto na prática.

Com Maurício Marinho, generalista 3D, formado em Tecnologia de Produção Multimídia pela Universidade Santa Cecília. Passou pela Lightstar Studios, onde atuou como 3D lighting artist. É professor no Curso de Jogos Digitais da ETEC Aristóteles Ferreira e também publica modelos 3D na Unity Asset Store.

Quando: 11 e 12/3

Horários: Sábado, 14h30 às 18h30

Domingo, 10h30 às 14h30

Carga horária: 8h

Duração: 2 encontros de 4h

Local: Espaço de Tecnologias e Artes (ETA)

Classificação Indicativa: 16 anos

Inscrições: online a partir do dia 06/03 e presencial a partir de 07/3, havendo disponibilidade de vagas.

Oficina

O desenho do esboço à interpretação ampliada

A ideia desta oficina será registrar graficamente a observação dos espaços internos da unidade e de seus frequentadores utilizando materiais secos (carvão e grafite). Depois, os desenhos serão retrabalhados, fundidos com a experimentação com materiais úmidos (nanquim, tinta de extrato de nogueira e guache branco) gerando novas situações.

Com Francisco José Maringelli, licenciado em Artes Plásticas pela ECA/USP. Leciona a disciplina de Linguagem Gráfica II na Belas Artes, além de ministrar oficinas de gravura e desenho. Participou da Bienal Naïfs em Piracicaba e da exposição Gravura na Ponta da Faca na Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. Lançou o 20º volume “Maringelli; Novela Gráfica”, da série Artistas da USP.

Quando: 11 e 12/3

Horários: Sábado, 10h30 às 13h30

Domingo, 10h às 13h

Carga horária: 6 horas

Duração: 2 encontros

Local: Espaço Corpo e Arte

Classificação Indicativa: 16 anos

Inscrições: online a partir do dia 06/03 e presencial a partir de 07/3, havendo disponibilidade de vagas.

Oficina

Padronagem: Ritmo, Forma e Cores

A oficina apresentará um pouco da história do desenvolvimento da padronagem manual e digital. De forma simples, os participantes aprenderão sobre as aplicações e construções de padrões por meio das técnicas de repetição e continuidade.

Com Domenico Justo, designer gráfico e de produto, pós-graduado em Design de Produtos pela FAAP, de São Paulo. Trabalha na área como arte-finalista e atua há mais de dez anos no mercado de comunicação. É criador e administrador do blog Design on the Rocks.

Quando: 11 e 12/3

Horários: Sábado, 10h30 às 13h30

Domingo, 15h às 18h0

Carga horária: 3h

Duração: 2 encontros

Local: Espaço de Tecnologias e Artes (ETA)

Classificação Indicativa: 16 anos

Retirada de ingresso no local da atividade

Oficina

Figura Humana - O Retrato em Monotipia

Esta oficina apresentará um breve panorama da história do retrato na arte e, depois, será aprimorado o tema com o procedimento da monotipia, técnica de impressão manual que produz uma única cópia.

Com George Rembrandt Gütlich, pós-doutor em Arquitetura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, em Portugal. Doutor em Artes pela Unicamp. Mestre em Ciências Ambientais, especialista em Museologia e Bacharel em Pintura. Autor do livro “Arcadia Nassoviana: Natureza e Imaginário no Brasil Holandês”, entre outros. É curador de diversos projetos e exposições.

Quando: 11 e 12/3

Horários: Sábado, 14h30 às 18h30

Domingo, 10h às 14h

Carga horária: 8h

Duração: 2 encontros

Local: Espaço Oficina

Classificação Indicativa: 16 anos

Retirada de ingresso no local da atividade

Vivência

Impressão 3D

A impressão 3D é capaz de atrair os mais distintos e curiosos olhares de crianças de todas as idades. Durante a realização do FestA!, a impressora 3D ficará em funcionamento, imprimindo peças pequenas relacionadas ao tema.

Com Paula Comar – Educadora no Espaço Tecnologias e Artes do Sesc São José dos Campos.

Quando: 11 e 12/3, sábado e domingo

Horário: 12h às 18h

Carga horária: 12h

Duração: 2 encontros

Local: Espaço de Tecnologias e Artes (ETA)

Classificação Indicativa: Livre

Vivência

Desenho em Realidade Aumentada

Os participantes vão vivenciar técnicas de desenho 3D, isto é, serão capazes de pintar a partir de texturas de traços, estrelas, luzes, água, fogo, bolhas. Tudo isso graças à tecnologia tilt brush, que permite pintar no espaço 3D, por meio da realidade virtual.

Com VJ Suave, duo de new media art formado por Ygor Marotta e Ceci Soloaga. Seus trabalhos foram exibidos no Museu Reina Sofia, na Espanha, Kunstmuseumt, na Suíça, Galeria Neurotitan, na Alemanha, International Film Festival, na Rússia, MIS e Caixa Cultural, no Brasil.

Quando: 12/3, domingo

Horário: 14h às 19h

Carga horária: 5h

Duração: 1 encontro

Local: Sala Corpo e Artes

Classificação Indicativa: Livre

Retirada de ingresso no local da atividade

Ateliê para a família

Aperta o Ponto

A partir de um traçado no tecido com linhas e agulhas, é possível explorar um amplo universo de referências e memórias. Nesta atividade, voltada para a criação conjunta entre pais e filhos, serão ensinados os pontos básicos do bordado livre, capazes de criar desenhos e texturas únicos.

Com Clube do Bordado, coletivo que desde 2013 busca fomentar a cultura do bordado entre atuantes e simpatizantes do feito à mão. Utilizam da técnica sobre a tela para fazer desenhos com linha que exploram temas diversos com a delicadeza da agulha.

Quando: 11 e 12/3, sábado e domingo

Horários: 11h, 12h30, 14h e 15h30

Carga horária: 8 horas

Duração: 8 encontros de 1 hora

Local: Área de Convivência

Classificação Indicativa: Livre

Retirada de ingresso no local da atividade

Ateliê para a família

Pin...Pin...Pin...Pingo – Água e Aquarela

Papel, aquarela e conta-gotas podem criar desenhos incríveis. A atividade consiste em produzir aquarelas com crianças, partindo de técnicas simples e criativas.

Com Primo Gerbelli, formado em Design Digital pela Anhembi Morumbi, bacharel em desenho com habilitação plena em Artes Plásticas, Música, Teatro e Dança. Trabalhou em editoras e agências de propaganda, com foco no desenho e direção de arte. Atua como arte-educador na formação de crianças e adolescentes.

Quando: 12/3, domingo

Horários: 14h30, 15h30, 16h30 e 17h30

Carga horária: 1 hora

Duração: 4 encontros

Local: Espaço Oficina

Classificação Indicativa: Livre

Retirada de ingresso no local da atividade

Serviço:

FestA – Festival de Aprender em São José dos Campos

Período: dias 11 e 12 de março de 2017 – sábado e domingo

Avenida Dr. Adhemar de Barros, 999 - Jardim São Dimas, São José dos Campos

Tel.: 12. 3904-2000

Grátis

Confira programação completa: sescsp.org.br/festa


Fonte: Conteúdo Comunicação / Imagens Divulgação


  + Agenda

Show de Zizi Possi em comemoração aos 100 anos do Parque Vicentina Aranha



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
+ Espaço do Consumidor
Imagem Hyundai e Caoa São José dos Campos responde reclamação de cliente
+ História
Imagem Fotos eclipse. Por Hind Nader Elkhouri
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Kodak
+ Poesia da Arte
Imagem Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!