Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sábado, 27 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Tradicional Festa do Pinhão de Cunha será aberta no dia 15 de abril

11/04/2017 ( Caderno: Turismo Diferente! )

Durante o mês de abril e até 7 de maio, a cidade terá uma extensa programação musical, cultural e gastronômica para celebrar o cultivo do pinhão, como pratos preparados por quituteiras da roça e chefs de restaurantes locais, além de apresentações artísticas que vão das rodas de viola à MPB

Caldinho, canjiquinha, farofa, bolos e mais uma dezena de variadas receitas feitas com pinhão poderão ser saboreadas por quem visitar o 17º Pinhão, Viola e Prosa na Praça, de 20 de abril a 7 de maio, na Praça da Matriz da Estância Climática de Cunha, cidade do Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

Promovida pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura da Estância Climática de Cunha, a Festa será aberta oficialmente no dia 15 de abril, no Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Cunha, com a apresentação da Banda União Musical Cunhense e dos Violeiros de Cunha da Associação Viola Caipira.

Para esta edição, a Prefeitura espera receber mais de 20 mil turistas durante o período da festa que acontece de sexta a domingo e nos feriados de abril e maio.

No dia 20 de abril, aniversário de 159 anos da cidade, a Praça da Matriz será o palco inicial das comemorações com show da Banda Village, além da praça da alimentação, onde diversas barracas vão oferecer iguarias com pinhão especialmente preparadas por cozinheiras e quituteiras da roça, incluindo pratos doces e salgados, para todos os gostos.

Os restaurantes da cidade, conduzidos por chefs de nível internacional, também participam do evento e servem receitas criativas à base de pinhão. A cada ano eles oferecem um cardápio diferente e é possível provar, por exemplo, truta com diversos molhos de pinhão, cordeiro e leitoa com farofa ou molhos especiais de pinhão, tutu com farinha de pinhão e muitas outras criações inovadoras, além dos tradicionais pinhões cozidos e assados.

Além de saborear as delícias da culinária local, o turista também poderá se divertir às tardes e noites com a extensa programação cultural da festa. No palco montado na Praça da Matriz, será possível assistir a uma tradicional Roda de Viola dos Violeiros de Cunha, com artistas da cidade, como Pedro e Jeferson, Cristiano e Wellington & Amigos, Giliard Fagundes, Luis Gustavo e Edilson Santos, Esquadrilha do Samba e Filhos do Sertão. Atrações especialmente contratadas para a festa também vão agitar o público com um repertório eclético de MPB, sertanejo e música de raiz. Entre eles, Lula Barbosa e Laércio Ilhabela, Bia Góis, Miltinho Edilberto, Banda Chapéu Brasil, Tavinho Lima, Grupo Madalena, Douglas e Vinícius, Joel e Geovan e Banda Dallas.


A cultura do Pinhão

Paralelamente à festa, o Parque Estadual da Serra do Mar promove a 9ª Exposição Pinheiro Brasileiro, do dia 15 de abril ao dia 31 de julho. Com a ajuda de monitores, os visitantes vão conhecer melhor como é desenvolvimento do pinheiro e do seu fruto, o pinhão, uma verdadeira aula sobre o assunto. A exposição também reúne peças do artesanato local produzidas com a pinha e obras que usam o pinhão como inspiração. O evento de abertura oficial também oferece atividades para as crianças e degustação de pratos elaborados com o pinhão.

O Pinheiro Brasileiro, conhecido cientificamente por araucaria angustifolia, é uma da espécie muito antiga da flora brasileira. O amadurecimento do pinhão acontece entre os meses de março e abril e sua comercialização só é permitida a partir do dia 15 de abril de cada ano. Essa data foi estabelecida em função da necessidade de preservação da espécie e também com a finalidade de garantir a alimentação da fauna silvestre existente nas regiões que apresentam incidência desse tipo de floresta nativa.

Em Cunha, a colheita do pinhão acontece há muitos anos e representa um significativo incremento para a economia local e, especialmente, para a geração de renda extra para os produtores rurais.

Confira a programação completa da 17ª Pinhão, Viola e Prosa a Praça no site: http://www.cunha.sp.gov.br/vem-ai-a-festa-do-pinhao-de-cunha-2017-veja-a-programacao-6549/


Sobre a cidade

Rodeada por montanhas que abrigam lindas cachoeiras e nascentes, a Estância Turística de Cunha é a cidade que conserva a maior reserva de Mata Atlântica em todo o Brasil, a qual está em duas áreas de proteção, o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha e o Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Com 23 mil habitantes, a cidade já foi rota dos tropeiros que percorriam a Estrada Real, levando o ouro de Minas Gerais até o porto de Paraty e de lá para o Rio de Janeiro e Portugal. Hoje, sua economia está dividida entre a pecuária e as produções do tradicional pinhão, bem como de queijos, mel, cogumelos shitake, cordeiro e truta. Além da cerâmica de alta temperatura, que credencia a cidade como sendo um dos maiores pólos cerâmicos da América Latina, em especial no que se refere à técnica de queima que usa os fornos noborigama. Outros ceramistas, que utilizam técnicas diferentes0020, também vieram para a cidade atraídos pela sua importância e representatividade dentro do segmento cerâmico artístico e funcional.

Quem visitar a cidade pode fazer passeios de turismo rural ou de ecoturismo (trilhas), conhecer florestas de pinhão e uma representativa reserva de Mata Atlântica, cultivos de cogumelo shitake e truta, fazer visita a apiários, de fabricação de queijos, bem como pesqueiros. Entre os destaques para se conhecer em Cunha estão o Pico da Pedra da Macela (1.840 m de altitude, que, em dias de céu limpo, possibilita avistar o litoral, de Angra dos Reis a Paraty), o Parque Estadual da Serra do Mar (com suas várias trilhas) e as diversas cachoeiras da cidade, dentre elas a do Pimenta e a do Desterro.

Para receber os turistas interessados em conhecer seus sabores e belezas naturais, Cunha conta com mais de 60 pousadas de variados níveis de acomodações e com diversificados restaurantes, que oferecem pratos com os ingredientes típicos da região e também a tradicional cozinha brasileira e até internacional.


Fonte: Rouxinol Assessoria em Comunicação


  + Turismo Diferente!

Flashes do WTM Latin America 2024 - World Travel Market - Feira de Viagens e Turismo
Catedral de Sainte-Cécile em Albi, França. Por Sonia Cury - Parte 2
Canal Turismo Diferente: Flashes de Toulouse, França. Por Sonia Cury - Parte 1 - Feira
Vale Histórico - Parte 2 - São José do Barreiro e Bananal
Vale Histórico - Parte 1 - Silveiras e Areias
Visita do Canal Turismo Diferente ao complexo Roland Garros em 2013
Rota dos Vinhos na Alsácia, França
Praia da Baleia, São Sebastião, São Paulo
Ushuaia, Argentina. Por Willian Souza Barboza e Rose Nader Elkhouri
O Portal São José traz fotos exclusivas da Exposição Faraó Toutânkhamon em Paris - PARTE VI
O Portal São José traz fotos exclusivas da Exposição Faraó Toutânkhamon em Paris - PARTE V
O Portal São José traz fotos exclusivas da Exposição Faraó Toutânkhamon em Paris - PARTE IV
O Portal São José traz fotos exclusivas da Exposição Faraó Toutânkhamon em Paris - PARTE III
O Portal São José traz fotos exclusivas da Exposição Faraó Toutânkhamon em Paris - PARTE II
O Portal São José traz fotos exclusivas da Exposição Faraó Toutânkhamon em Paris - PARTE I
Portal São José no Sul - Parte 12: Continuação de Laguna no inverno. Santa Catarina, Brasil
Portal São José no Sul - Parte 11: Laguna no inverno. Santa Catarina, Brasil
Portal São José no Sul - Parte 10: Estrada entre Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC)
Acesse fotos exclusivas: Puerto Varas, comuna e cidade do Chile, localizada na Região de Los Lagos
Fotos exclusivas: Curarrehue é uma comuna do Chile, da Província de Cautín
Veja aqui reportagem fotográfica de algumas belas regiões de Minas Gerais. Fotos exclusivas Portal São José dos Campos
Conheça um roteiro de carro para Búzios sem entrar na capital do Rio de Janeiro para quem parte de São José dos Campos
Parque Bois de Boulogne em Paris, França



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Dicas do Portal
Imagem Dica do Portal, O filme: GARFIELD - Fora de Casa!
+ Espaço do Cidadão
Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
+ Espaço do Consumidor
Imagem Hyundai e Caoa São José dos Campos responde reclamação de cliente
+ Esporte
Imagem Sesc São José dos Campos traz a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto
+ História
Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Restaurante Vila Velha (Fundada em 1968)
+ Poesia da Arte
Imagem Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!