Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Fotos da Região | Créditos                               Sexta, 19 de Outubro de 2018
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José

Links Úteis

Salas de Cinema
Cinemark
Kinoplex


Consulte seu CPF
Legislação Federal e Estadual
Trânsito em São Paulo
Clima


Criação e
Desenvolvimento



Tel. 12 3923.4600
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: Jacareí
BUSCA DE CONTEÚDO DO PORTAL >>  
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Tradicional Festa do Pinhão de Cunha será aberta no dia 15 de abril


11/04/2017 ( Caderno: Turismo Diferente )

Durante o mês de abril e até 7 de maio, a cidade terá uma extensa programação musical, cultural e gastronômica para celebrar o cultivo do pinhão, como pratos preparados por quituteiras da roça e chefs de restaurantes locais, além de apresentações artísticas que vão das rodas de viola à MPB

Caldinho, canjiquinha, farofa, bolos e mais uma dezena de variadas receitas feitas com pinhão poderão ser saboreadas por quem visitar o 17º Pinhão, Viola e Prosa na Praça, de 20 de abril a 7 de maio, na Praça da Matriz da Estância Climática de Cunha, cidade do Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

Promovida pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura da Estância Climática de Cunha, a Festa será aberta oficialmente no dia 15 de abril, no Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Cunha, com a apresentação da Banda União Musical Cunhense e dos Violeiros de Cunha da Associação Viola Caipira.

Para esta edição, a Prefeitura espera receber mais de 20 mil turistas durante o período da festa que acontece de sexta a domingo e nos feriados de abril e maio.

No dia 20 de abril, aniversário de 159 anos da cidade, a Praça da Matriz será o palco inicial das comemorações com show da Banda Village, além da praça da alimentação, onde diversas barracas vão oferecer iguarias com pinhão especialmente preparadas por cozinheiras e quituteiras da roça, incluindo pratos doces e salgados, para todos os gostos.

Os restaurantes da cidade, conduzidos por chefs de nível internacional, também participam do evento e servem receitas criativas à base de pinhão. A cada ano eles oferecem um cardápio diferente e é possível provar, por exemplo, truta com diversos molhos de pinhão, cordeiro e leitoa com farofa ou molhos especiais de pinhão, tutu com farinha de pinhão e muitas outras criações inovadoras, além dos tradicionais pinhões cozidos e assados.

Além de saborear as delícias da culinária local, o turista também poderá se divertir às tardes e noites com a extensa programação cultural da festa. No palco montado na Praça da Matriz, será possível assistir a uma tradicional Roda de Viola dos Violeiros de Cunha, com artistas da cidade, como Pedro e Jeferson, Cristiano e Wellington & Amigos, Giliard Fagundes, Luis Gustavo e Edilson Santos, Esquadrilha do Samba e Filhos do Sertão. Atrações especialmente contratadas para a festa também vão agitar o público com um repertório eclético de MPB, sertanejo e música de raiz. Entre eles, Lula Barbosa e Laércio Ilhabela, Bia Góis, Miltinho Edilberto, Banda Chapéu Brasil, Tavinho Lima, Grupo Madalena, Douglas e Vinícius, Joel e Geovan e Banda Dallas.


A cultura do Pinhão

Paralelamente à festa, o Parque Estadual da Serra do Mar promove a 9ª Exposição Pinheiro Brasileiro, do dia 15 de abril ao dia 31 de julho. Com a ajuda de monitores, os visitantes vão conhecer melhor como é desenvolvimento do pinheiro e do seu fruto, o pinhão, uma verdadeira aula sobre o assunto. A exposição também reúne peças do artesanato local produzidas com a pinha e obras que usam o pinhão como inspiração. O evento de abertura oficial também oferece atividades para as crianças e degustação de pratos elaborados com o pinhão.

O Pinheiro Brasileiro, conhecido cientificamente por araucaria angustifolia, é uma da espécie muito antiga da flora brasileira. O amadurecimento do pinhão acontece entre os meses de março e abril e sua comercialização só é permitida a partir do dia 15 de abril de cada ano. Essa data foi estabelecida em função da necessidade de preservação da espécie e também com a finalidade de garantir a alimentação da fauna silvestre existente nas regiões que apresentam incidência desse tipo de floresta nativa.

Em Cunha, a colheita do pinhão acontece há muitos anos e representa um significativo incremento para a economia local e, especialmente, para a geração de renda extra para os produtores rurais.

Confira a programação completa da 17ª Pinhão, Viola e Prosa a Praça no site: http://www.cunha.sp.gov.br/vem-ai-a-festa-do-pinhao-de-cunha-2017-veja-a-programacao-6549/


Sobre a cidade

Rodeada por montanhas que abrigam lindas cachoeiras e nascentes, a Estância Turística de Cunha é a cidade que conserva a maior reserva de Mata Atlântica em todo o Brasil, a qual está em duas áreas de proteção, o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha e o Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Com 23 mil habitantes, a cidade já foi rota dos tropeiros que percorriam a Estrada Real, levando o ouro de Minas Gerais até o porto de Paraty e de lá para o Rio de Janeiro e Portugal. Hoje, sua economia está dividida entre a pecuária e as produções do tradicional pinhão, bem como de queijos, mel, cogumelos shitake, cordeiro e truta. Além da cerâmica de alta temperatura, que credencia a cidade como sendo um dos maiores pólos cerâmicos da América Latina, em especial no que se refere à técnica de queima que usa os fornos noborigama. Outros ceramistas, que utilizam técnicas diferentes0020, também vieram para a cidade atraídos pela sua importância e representatividade dentro do segmento cerâmico artístico e funcional.

Quem visitar a cidade pode fazer passeios de turismo rural ou de ecoturismo (trilhas), conhecer florestas de pinhão e uma representativa reserva de Mata Atlântica, cultivos de cogumelo shitake e truta, fazer visita a apiários, de fabricação de queijos, bem como pesqueiros. Entre os destaques para se conhecer em Cunha estão o Pico da Pedra da Macela (1.840 m de altitude, que, em dias de céu limpo, possibilita avistar o litoral, de Angra dos Reis a Paraty), o Parque Estadual da Serra do Mar (com suas várias trilhas) e as diversas cachoeiras da cidade, dentre elas a do Pimenta e a do Desterro.

Para receber os turistas interessados em conhecer seus sabores e belezas naturais, Cunha conta com mais de 60 pousadas de variados níveis de acomodações e com diversificados restaurantes, que oferecem pratos com os ingredientes típicos da região e também a tradicional cozinha brasileira e até internacional.


Fonte: Rouxinol Assessoria em Comunicação


  Turismo Diferente

Eventos culturais na Noruega
Portal São José no Sul - Parte 12: Continuação de Laguna no inverno. Santa Catarina, Brasil
Portal São José no Sul - Parte 11: Laguna no inverno. Santa Catarina, Brasil
Portal São José no Sul - Parte 10: Estrada entre Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC)
Portal São José no Sul - Parte 9: Mais Cânion Fortaleza em Cambará do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
Portal São José no Sul - Parte 8: Cânion Fortaleza em Cambará do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
Portal São José no Sul - Parte 7: Mais Cânion Itaimbezinho em Cambará do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
Portal São José no Sul - Parte 6: Caminho para Cânion Itaimbezinho em Cambará do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
Portal São José no Sul - Parte 5: Mais flashes de Urubici, Santa Catarina, Brasil
Portal São José no Sul - Parte 4: Flashes de Urubici, Santa Catarina, Brasil
Portal São José no Sul - Parte 3: Serra do Corvo Branco em Urubici, Santa Catarina, Brasil
Portal São José no Sul - Parte 2: Morro do Campestre em Urubici, Santa Catarina, Brasil
Portal São José no Sul - Parte 1: Gruta Nossa Senhora de Lourdes em Urubici, Santa Catarina, Brasil
Acesse fotos exclusivas: Puerto Varas, comuna e cidade do Chile, localizada na Região de Los Lagos
Fotos exclusivas: Curarrehue é uma comuna do Chile, da Província de Cautín
Veja aqui reportagem fotográfica de algumas belas regiões de Minas Gerais. Fotos exclusivas Portal São José dos Campos
5 destinos que todo aventureiro merece conhecer
Conheça um roteiro de carro para Búzios sem entrar na capital do Rio de Janeiro para quem parte de São José dos Campos
Parque Bois de Boulogne em Paris, França

E-MAILS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Contato/Cartas: cidade@saojosedoscampos.com.br
Anúncios/Cadastros: cadastro@saojosedoscampos.com.br
Editorial: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: amorim@saojosedoscampos.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
Telefax: (12) 3923.4600









 + Promoções
 + Classificados
• ALUGO apartamento cobertura em Campos do Jordão

+ História
Imagem Escola Estadual Dr. Maurício Anisse Cury, em São José dos Campos, homenageia seu patrono. Assista ao vídeo
Imagem Fuad Cury
+ Dicas do Portal
Imagem Dica do Portal, O filme: A CASA DO MEDO!
+ Empresarial
Imagem Oficina de Negociação Positiva, em São José dos Campos, trata de técnicas negociais com comportamentos positivos e saudáveis
+ Espaço do Consumidor
Imagem Locador de imóvel reclama a imobiliária de São José dos Campos o pagamento do IPTU atrasado
+ Matérias
Imagem Estudo da USP destaca estreita relação entre álcool, drogas e violência
Imagem Outubro Rosa
+ Poesia da Arte
Por Sonia Furquim
+ Seção Saúde
Hospital REGER: Projeto em São José dos Campos promove autoconhecimento em nutrição
+ Turismo Diferente
Imagem Flashes em Buenos Aires, Argentina. Fotos exclusivas do Portal São José dos Campos
5 destinos que todo aventureiro merece conhecer



 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados