Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Quarta, 24 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Black Mantra apresenta show do primeiro disco autoral no Sesc São José dos Campos

26/04/2017 ( Caderno: Agenda )


Funk dos anos 70, afrobeat, jazz, rock e psicodelia experimental marcam a sonoridade do grupo instrumental paulistano





No dia 5 de maio, sexta-feira, às 19h30, a banda Black Mantra apresenta, no SESC São José dos Campos, show de seu primeiro álbum autoral, homônimo. Após dois anos tocando repertório dançante de versões para clássicos do funk setentista, o grupo paulistano agora encontra uma sonoridade própria, que adiciona ao funk e ao groove minimalista influências do afrobeat, jazz, rock e psicodelia experimental, nas 11 faixas do disco.

Com composição coletiva e produção assinada pela própria banda e por Guilherme Chiappetta, o disco foi gravado em dezembro de 2016, em São Paulo, e mixado por Daniel Pampuri e Leonardo Marques (baterista do grupo) no lendário NRG (Los Angeles, Estados Unidos), por onde passaram artistas como Jimi Hendrix, Herbie Hancock, Earth Wind and Fire e Esperanza Spalding. Por fim, de volta a São Paulo, a masterização ficou a cargo de Fernando Sanchez, no estúdio El Rocha.

Na noite de sexta-feira, pela primeira vez na cidade, o grupo instrumental toca o disco na íntegra, além de suas duas primeiras músicas autorais, O Ronco do Cacuí e Tranca Rua, que estão em um disco de vinil de 7 polegadas, um EP em formato de LP, lançado no ano passado como uma palhinha do som que estava por vir. O repertório do novo disco é resultado de um mergulho em um “retiro musical”, em que os músicos passaram dias numa fazenda próxima a São Paulo apenas compondo e tocando. “No começo, os temas eram desenhados no baixo e guitarra e depois levados pra banda. Mas as últimas músicas do disco (Houdini, Le Mantra Noir e 5511) foram feitas com os oito músicos criando e palpitando desde o início”, comenta o baixista Caio Leite.

Idealizado por ele e pelo baterista Leonardo Marques, a Black Mantra é um octeto formado por Caio, Leonardo, Ricardo Mastria (guitarra), Kiko Bonato (teclado), Igor Thomaz (saxofone barítono), Pedro Vithor (saxofone tenor), William Tocalino (trombone) e Felippe Pipeta (trompete). No hall de bandas instrumentais que têm chamado a atenção atualmente, como Nômade Orquestra, Bixiga 70 e Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, o grupo se destaca pela potência sonora e criatividade autoral que imprime no novo disco.

Sobre a banda

Black Mantra surgiu em 2014, no estúdio Ekord, em São Paulo, quando Caio Leite e Leonardo Marques se dedicaram à trilha sonora de um curta-metragem, Muito Além do Nada (2014). A dupla pesquisou músicas da era Blaxploitation, movimento cinematográfico norte-americano que surgiu no início da década de 1970 – a palavra é uma fusão de black ("negro") e explotaition ("exploração"). “Após a trilha ter sido finalizada, decidimos montar uma banda para tocar o que havíamos pesquisado”, afirma o baixista. No ano seguinte, o grupo subia aos palcos com repertório de versões para clássicos do funk, em especial James Brown – que culminou na gravação de seu primeiro disco, intitulado Old Mantras. Em 2016, a banda lançou seu primeiro EP autoral em formato LP, com duas faixas inéditas: Ronco do Cacuí e Tranca Rua, como uma forma de instigar o público para o trabalho que estava por vir. Agora, com o lançamento do disco Black Mantra, a banda se dedica a tocar repertório de músicas autorais.

SERVIÇO



Black Mantra

Dia 5 de maio, sexta-feira, às 19h30

Entrada gratuita

Classificação indicativa: livre.

Sesc São José dos Campos

Área de convivência

Capacidade: 400 lugares

Av. Dr. Ademar de Barros, 999 - Jardim São Dimas, São José dos Campos

Fone: (12) 3904-2000

Acessibilidade e Wi-Fi livre


Fonte: Navegar Comunicação e Cultura


  + Agenda

Show de Zizi Possi em comemoração aos 100 anos do Parque Vicentina Aranha



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
+ Espaço do Consumidor
Imagem PagBank PagSeguro responde Espaço do Consumidor
+ História
Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Johnson & Johnson
+ Poesia da Arte
Imagem Otimismo. Por Sonia Furquim, artista plástica e poetisa

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!