Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Fotos da Região | Créditos                               Terça, 21 de Agosto de 2018
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José

Links Úteis

Salas de Cinema
Cinemark
Kinoplex


Consulte seu CPF
Legislação Federal e Estadual
Trânsito em São Paulo
Clima


Criação e
Desenvolvimento



Tel. 12 3923.4600
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: Jacareí
BUSCA DE CONTEÚDO DO PORTAL >>  
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Mãe é tudo igual? Na publicidade, não


12/05/2017 ( Caderno: Mercado Publicitário )

Campanhas que reforçam o ideal de perfeição vão dando lugar para a representação de uma figura maternal mais real, imperfeita e diversa

Campanha da Avon mostra mães de diferentes estilos e atividades (Crédito: Reprodução)

 

Mulheres sempre dispostas a atender aos pedidos das crianças, com a mesa posta, a casa arrumada e com um tenro e acolhedor sorriso. Por muitos anos, esse foi o tipo de mãe que figurou na maior parte das campanhas publicitárias criadas para as marcas celebrarem o Dia das Mães e, ao mesmo tempo, convencer os filhos a dar preferência aos seus produtos e serviços.

Renata Leão, diretora de criação da J.Walther Thompson (Crédito: Divulgação)

Por funcionar como um espelho da própria sociedade, é natural que a publicidade também reformula a concepção com a qual essas mulheres são retratadas em comerciais e anúncios. Em meio ao fortalecimento da luta pela igualdade de gênero e pelos direitos das mulheres, que cresce em todo o mundo, a abordagem da mãe de uma maneira mais próxima da realidade é algo que vem ganhando mais atenção dos profissionais de criação.

“A maior diferença entre as campanhas de alguns anos atrás e as atuais é que buscamos representar mães reais, mulheres possíveis e não super-heroínas”, explica Renata Leão, diretora de criação da J.Walter Thompson, responsável pela criação das campanhas de Avon e Pernambucanas.

De acordo com Renata, esse estereótipo da mãe perfeita e impecável em seus afazeres, que por muito tempo, dominou a propaganda, acaba colocando uma pressão muito na classe feminina. “Esse retrato da perfeição é um desserviço a todas as mulheres”, critica. Fernanda Machado, redatora da David, também enxerga uma grande mudança na abordagem criativa da mãe nas campanhas atuais. “Acho que a publicidade no dia das Mães está menos coxinha. A família margarina, que vira e mexe aparece nos comerciais da data, está dando espaço para verdades mais próximas da nossa realidade”, acredita a criativa.

Para exemplificar seu raciocínio, a profissional da David cita como exemplo a campanha da Coca-Cola, da qual participou da criação. De acordo com a profissional, o comercial mostra as diferentes preocupações dos filhos para garantir o presente para a mãe. “Nada é certinho e nem precisa ser. O importante é que a gente, criativos, desenvolvamos algo com que as pessoas se identifiquem. Isso funciona tanto para o dia das mães como para outras ocasiões”, frisa Fernanda.

Isis Ribeiro, redatora da Dentsu Brasil (Crédito: Divulgação)

Antes de mãe, mulher
Em um cenário onde a valorização da diversidade e a queda de estereótipos ganha um papel cada vez maior, a mãe também começa a ser retirada de um patamar aspiracional. “Muitas vezes, as pessoas querem se espelhar nas mães lindas que acabaram de parir e já estão maquiadas e sorridentes. Mas isso é tão distante da maioria que acaba afastando as próprias mães”, defende Isis Ribeiro, redatora da Dentsu Brasil. A profissional acha importante que a publicidade represente melhor o cotidiano dessas mulheres que, na maior parte das vezes, é bem diferente daquilo mostrado nos comerciais. “Temos os filhos sozinhas, trabalhando muito, amamentando, muitas vezes sofrendo por não estar tão próximas no crescimento deles. E está tudo bem, todo mundo passa por isso. Mas quase ninguém fala ou mostra”, destaca.

Assim com Isis, Renata, da J.Walter Thompson, também acha importante que a comunicação se volte mais à mulher real. Para ela, antes de abordar a maternidade, é necessário respeitar a essência feminina. “Toda mãe, antes de tudo, é uma mulher. Ela não deixa de ser quando vira mãe. Apesar da maior parte da sociedade esperar dela um comportamento maternal, ser uma mulher é o que a define, antes de mais nada”, diz.

Fernanda Machado, redatora da David (Crédito: Divulgação)

 

As criativas concordam que a emoção é o tom mais adequado – e sempre o que mais faz sucesso – nas campanhas de dia das mães. Isso não significa, no entanto, que não dá para as marcas e agências inovarem mesmo quando o objetivo é arrancar algumas lágrimas do público. “Hoje em dia, temos de surpreender o consumidor com algo que ele veja e queira compartilhar ou, nesse caso, mostrar para a mãe. O sensacional filme “Thank You, Mom”, da P&G, é um ótimo exemplo de como o tom emocional pode funcionar sempre bem, sem ser piegas e sem pesar a mão”, cita Fernanda, da David. O comercial foi criado em 2014  para os Jogos Olímpicos do Rio e entrou para a lista das melhores campanhas do século XXI, feita pelo Adversiting Age. Relembre:



A profissional também pontua que cada marca deve procurar encontrar o seu propósito para a data de forma espontânea. “A marca tem que ver aonde ela se encaixa na celebração, sem ser invasiva e sem tentar forçar seu produto em uma data como essa. Até porque, é de mães que estamos falado. E mãe, ninguém engana”, finaliza Fernanda.

 


Fonte: Meio & Mensagem / Fotos e Vídeo Reprodução


  Mercado Publicitário

Facebook inicia estratégia de monetização para o WhatsApp. Em São José dos Campos, a empresa MR Propaganda e Marketing criou, há dois anos, projeto para anunciantes no aplicativo

E-MAILS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Contato/Cartas: cidade@saojosedoscampos.com.br
Anúncios/Cadastros: cadastro@saojosedoscampos.com.br
Editorial: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: amorim@saojosedoscampos.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
Telefax: (12) 3923.4600









 + Promoções
Imagem Pacote da Independência: Vale do Sonho Hotel, em Guararema!
 + Classificados
• ALUGO apartamento cobertura em Campos do Jordão

+ História
Imagem Imigrante libanesa, residente em São José dos Campos, vence prêmio mundial de fotografia com foto do Banhado
Imagem Escola Estadual Dr. Maurício Anisse Cury, em São José dos Campos, homenageia seu patrono. Assista ao vídeo
+ Coluna Zoo
Adoção animal: quais devem ser os primeiros cuidados com o pet ao resgatá-lo?
+ Educação
Colégios Embraer abrem inscrições para o processo seletivo
+ Espaço do Consumidor
Imagem Locador de imóvel reclama a imobiliária de São José dos Campos o pagamento do IPTU atrasado
+ Matérias
Imagem Obra sobre a arquitetura moderna joseense comemora 20 anos. Veja fotos antigas da cidade
Imagem Fedatto
+ Mercado Publicitário
Imagem Facebook inicia estratégia de monetização para o WhatsApp. Em São José dos Campos, a empresa MR Propaganda e Marketing criou, há dois anos, projeto para anunciantes no aplicativo
+ Poesia da Arte
Por Sonia Furquim
+ Turismo Diferente
Imagem Portal São José no Sul - Parte 7: Mais Cânion Itaimbezinho em Cambará do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
Imagem Portal São José no Sul - Parte 10: Estrada entre Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC)



 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados