Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Fotos da Região | Créditos                               Domingo, 22 de Julho de 2018
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José

Links Úteis

Salas de Cinema
Cinemark
Kinoplex


Consulte seu CPF
Legislação Federal e Estadual
Trânsito em São Paulo
Clima


Criação e
Desenvolvimento



Tel. 12 3923.4600
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: Jacareí
BUSCA DE CONTEÚDO DO PORTAL >>  
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Laboratório do INPE avança na modelagem biofísica marinha. Estudos auxiliam conservação e pesca


29/05/2017 ( Caderno: Meio Ambiente )

Problemas tão distintos como aqueles relacionados à segurança alimentar e à conservação da biodiversidade podem ser atacados com ferramentas capazes de integrar a física do oceano, da atmosfera e a movimentação e sobrevivência de organismos. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, mantém o Laboratório de Estudos do Oceano e da Atmosfera (LOA), onde se destaca o uso integrado de modelos numéricos do oceano, da atmosfera e dados de satélites.

“São ferramentas com uma base tecnológica sofisticada, ainda ao alcance de poucos grupos de pesquisa no mundo. Além disso, o seu uso colabora na formação de profissionais altamente qualificados para o mercado no Brasil, que ainda é caracterizado por grande oferta de postos de trabalho de baixíssima qualificação”, diz o pesquisador Douglas Gherardi, do INPE.

Além de desenvolver trabalhos de pesquisa na área de interação oceano-atmosfera, por meios de medidas in situ tomadas a bordo de navios oceanográficos e simulações numéricas, desde 2010 o LOA também tem investigado problemas relacionados à sardinha pescada no Brasil.

O objetivo é saber se, de fato, as condições oceânicas determinam as elevações e quedas na produção do pescado. A sardinha é o recurso pesqueiro mais importante do Brasil e sustenta uma ampla cadeia produtiva, além de ser uma fonte de proteína de baixo custo para a população brasileira.

“Nossas pesquisas começaram com a determinação dos ambientes de desova da sardinha, utilizando dados de cruzeiros oceanográficos e de satélite, e de seus padrões de distribuição. Mostramos com o apoio de dados de satélite que o ambiente de desova se expande e se contrai dependendo da temperatura da superfície do mar. Além disso, investigamos as possíveis relações entre o desempenho da pesca e as condições climáticas reinantes durante a sua reprodução. Em seguida, foi necessário testar se as hipóteses levantadas a partir desses resultados científicos poderiam ser reproduzidas em modelos mais complexos. Descobrimos que estes ambientes de desovas são importantes para aumentar a sobrevivência dos ovos e larvas da sardinha”, explica Gherardi.

Artigo recentemente publicado analisou a relação entre a sobrevivência das larvas, determinadas pela temperatura do oceano e suas correntes, com os aumentos ou colapsos da pesca ao longo dos anos. O trabalho reúne resultados de 18 anos de simulações e mostra que, mesmo a desova ocorrendo nos ambientes preferidos pela espécie, a sobrevivência ou morte das larvas não explicam os padrões observados na estatística de desembarque da sardinha.

“Há, certamente, muito a ser feito, mas o uso de modelos hidrodinâmicos (do oceano e da atmosfera) e biológicos, associados a medidas feitas por satélites ambientais continuam sendo o estado-da-arte para obtermos respostas para problemas ambientais complexos que ainda afligem a nossa sociedade”, diz Gherardi.

O pesquisador Luciano Ponzi Pezzi ressalta que o LOA conta com infraestrutura da Coordenação de Observação da Terra do INPE e ainda do Laboratório TerraME-Galileu - Modelagem Ambiental Integrada, na área de computação de alto desempenho. “O LOA está interligado à Rede Temática em Computação Científica e Visualização, voltada à indústria de petróleo e gás e de energias renováveis. Este sistema foi batizado de “Kerana” e tem sido amplamente utilizado para pesquisas básicas e aplicadas em sintonia com a missão do INPE”, destaca Pezzi.

“Igualmente importante é a utilização destas informações para subsidiar as decisões tomadas pelo Estado brasileiro no tocante à conservação de nossos recursos vivos e também ajudar no manejo sustentável destes estoques pesqueiros”, conclui Gherardi.


Trajetórias modeladas das larvas de sardinha desovadas em áreas específicas (mapas superiores) e desovadas aleatoriamente (mapas inferiores), para alguns anos


Fonte: Inpe / Imagens Reprodução


  Meio Ambiente

E-MAILS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Contato/Cartas: cidade@saojosedoscampos.com.br
Anúncios/Cadastros: cadastro@saojosedoscampos.com.br
Editorial: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: amorim@saojosedoscampos.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
Telefax: (12) 3923.4600









 + Promoções
 + Classificados
• ALUGO apartamento cobertura em Campos do Jordão

+ História
Imagem Carnaval em São José dos campos em 1961: Barco Fenício
Imagem Badue Cury e Josephina Cury chegaram no Brasil e em São José dos Campos em 1923
+ Dicas do Portal
Imagem Dica do Portal, O filme: MULHERES ALTERADAS!
Imagem Dica do Portal: Sopa Cremosa de Abobrinha com Spaghetti de Legumes
+ Educação
São José ganha mais uma faculdade de medicina que oferecerá 10 bolsas estudo
+ Espaço do Consumidor
Imagem Locador de imóvel reclama a imobiliária de São José dos Campos o pagamento do IPTU atrasado
+ Esporte
Imagem Basquete atropela na estreia e 2º dia termina positivo para São José
+ Matérias
Imagem Obra sobre a arquitetura moderna joseense comemora 20 anos. Veja fotos antigas da cidade
+ Poesia da Arte
Por Sonia Furquim
+ Seção Saúde
Pesquisadores do Butantan estudam vacina inédita, por inalação, contra pneumonia
+ Turismo Diferente
Imagem Fotos exclusivas: Curarrehue é uma comuna do Chile, da Província de Cautín
Imagem Flashes de Paris. Por Sonia Regina Goulart



 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados