Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Fotos da Região | Créditos                               Sábado, 18 de Agosto de 2018
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José

Links Úteis

Salas de Cinema
Cinemark
Kinoplex


Consulte seu CPF
Legislação Federal e Estadual
Trânsito em São Paulo
Clima


Criação e
Desenvolvimento



Tel. 12 3923.4600
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: Jacareí
BUSCA DE CONTEÚDO DO PORTAL >>  
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Marketing para a saúde: do orçamento à mensuração dos resultados. Por Bruna Baumgarten Rezende


08/06/2017 ( Caderno: Mercado Publicitário )

Há dois caminhos para isso: elaborar um planejamento por conta própria ou com o apoio de uma agência especializada em inbound marketing para a área da saúde

Você já enviou uma mensagem como essa para uma empresa que oferecia um serviço que lhe interessava?

"Gostaria de um orçamento para o desenvolvimento de identidade visual e site médico. Sou dermatologista e comecei a atuar há pouco tempo. Aguardo retorno. Obrigada."

Costumo receber mensagens assim e isso me deixa muito satisfeita porque demonstra que é crescente o número de profissionais interessados em marketing para a saúde e, mais do que isso, que compreendem que as ferramentas de marketing são relevantes e eficientes para o segmento em que atuam.

Hoje, as pessoas se relacionam de forma diferente com os serviços que necessitam e utilizam plataformas digitais para realizar essa interação. Elas buscam a informação que desejam quando têm vontade de procurar por ela, no momento que consideram ser o mais oportuno. Muitos profissionais da saúde já compreenderam que é preciso estar preparado para isso e empenham-se, cada vez mais, em informar-se sobre como usar o marketing para a saúde.

Antes de tudo, no entanto, é preciso planejar, pensar em ações estratégicas que façam com que o médico ou a clínica estejam onde o público estiver, sem que essa presença seja agressiva ou se torne incômoda. Há dois caminhos para isso: elaborar um planejamento por conta própria ou com o apoio de uma agência especializada em inbound marketing para a área da saúde. No momento de decisão sobre o que escolher, deve-se analisar qual opção atende mais aos seus interesses, às expectativas, e tem maior chance de gerar resultados.

Às vezes, planejar as ações de marketing para a saúde sem o suporte de uma agência pode parecer livre de custos, quando, na verdade, não o é, já que é preciso investir tempo, conhecimento e experiência para traçar um projeto completo. Você dispõe disso tudo?

Tenho um cliente que diz que menores custos são iguais a menores resultados. Isso, também, não quer dizer que você deva sair contratando uma agência para realizar seu serviço de marketing imediatamente, pois essa não é uma garantia de retorno. Meu objetivo é, apenas, fazê-lo refletir sobre a questão.

Para ajudar, eis algumas dicas sobre o que torna uma estratégia de marketing eficaz.

Dicas de um bom planejamento de marketing para a saúde
Como já disse, o planejamento é um dos pontos mais importantes do marketing para a saúde. É quando são definidos:

  • o objetivo;
  • o público que se quer atingir;
  • as estratégias que serão usadas.

Uma forma bem simples de delimitá-los é questionando-se:

  • Qual é meu interesse ao investir no marketing para a área da saúde?
  • Qual é o perfil dos pacientes que atendo? Como eles chegam até mim?
  • Como posso chegar até eles?

Esse processo, apesar de parecer simples, exige tempo e não deve ser acelerado, sob pena de se pular etapas que podem gerar falhas no decorrer da execução do plano. Geralmente, leva-se de um a dois meses até estruturá-lo suficientemente bem para começar a realizá-lo.

Feito isso, é hora de seguir para a próxima etapa: executar as estratégias planejadas para se aproximar dos potenciais pacientes. Elas podem ser muitas, por isso, sugiro começar pela que parece ser mais promissora.

É fundamental investir tempo e energia nessa fase porque é dela, também, que dependem os resultados da campanha de marketing para a saúde. Dedique-se a escrever conteúdos realmente interessantes para o blog de seu site, a desenvolver um bom site (caso você ainda não tenha um), a publicar conteúdo nas redes sociais e a responder às pessoas que entrarem em contato com você pela internet.

Nunca deixe de responder a um contato. Deixar alguém sem resposta é como jogar fora todo o esforço feito para alcançar seus objetivos. As pessoas gostam de ter suas necessidades atendidas e isso significa que, se elas dedicaram tempo para escrever para você, estão interessadas. Esse interesse só vai se transformar em uma consulta, por exemplo, caso a pessoa obtenha o retorno que espera. Portanto, responda a todos os seus contatos, cordialmente e com agilidade.

Depois, comece a mensurar os resultados. A mensuração é parte importante do marketing para a área da saúde. Geralmente, para saber se uma campanha está dando resultado, é calculado o Retorno Sobre Investimento (ROI), mas essa não é a única forma de medir o retorno que se está obtendo com o marketing.

Existem, também, os cálculos de Custo de Aquisição do Cliente (CAC), Ticket Médio, Lifetime Value (LTV), Taxa de Conversão e a Pesquisa de Satisfação do Cliente. Estude-os, escolha o que considerar mais relevante para sua estratégia e use-o sempre, pois essa é a melhor maneira de observar o que está dando resultado, no que vale investir esforços e o que precisa ser repensado.

Tenho percebido, durante esses anos trabalhando com marketing para a área da saúde, que um médico ou uma clínica que investe em marketing, compreende exatamente como ele funciona e se empenha para que a estratégia dê certo, dificilmente não alcança seus objetivos.

Faça o teste. Caso precise de ajuda, busque uma agência especializada em marketing para a saúde, uma que compreenda seu trabalho e suas necessidades, e com experiência na área. Foque na obtenção de resultados para alcançar mais pacientes e torná-los ainda mais satisfeitos.


Fonte: Mundo do Marketing / Texto Bruna Baumgarten Rezende


  Mercado Publicitário

Facebook inicia estratégia de monetização para o WhatsApp. Em São José dos Campos, a empresa MR Propaganda e Marketing criou, há dois anos, projeto para anunciantes no aplicativo

E-MAILS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Contato/Cartas: cidade@saojosedoscampos.com.br
Anúncios/Cadastros: cadastro@saojosedoscampos.com.br
Editorial: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: amorim@saojosedoscampos.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
Telefax: (12) 3923.4600









 + Promoções
Imagem Pacote da Independência: Vale do Sonho Hotel, em Guararema!
 + Classificados
• ALUGO apartamento cobertura em Campos do Jordão

+ História
Imagem Imigrante libanesa, residente em São José dos Campos, vence prêmio mundial de fotografia com foto do Banhado
Imagem Escola Estadual Dr. Maurício Anisse Cury, em São José dos Campos, homenageia seu patrono. Assista ao vídeo
+ Espaço do Consumidor
Imagem Locador de imóvel reclama a imobiliária de São José dos Campos o pagamento do IPTU atrasado
+ Matérias
Imagem Obra sobre a arquitetura moderna joseense comemora 20 anos. Veja fotos antigas da cidade
Imagem Cinco avenidas de São José dos Campos têm novo limite de velocidade a partir desta quinta
+ Mercado Publicitário
Imagem Facebook inicia estratégia de monetização para o WhatsApp. Em São José dos Campos, a empresa MR Propaganda e Marketing criou, há dois anos, projeto para anunciantes no aplicativo
+ Poesia da Arte
Por Sonia Furquim
+ Turismo Diferente
Imagem Exclusivo - Portal São José dos Campos visita aldeia de índios Pataxó na Bahia
Imagem Portal São José no Sul - Parte 12: Continuação de Laguna no inverno. Santa Catarina, Brasil



 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados