Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Fotos da Região | Créditos                               Quinta, 18 de Outubro de 2018
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José

Links Úteis

Salas de Cinema
Cinemark
Kinoplex


Consulte seu CPF
Legislação Federal e Estadual
Trânsito em São Paulo
Clima


Criação e
Desenvolvimento



Tel. 12 3923.4600
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: Jacareí
BUSCA DE CONTEÚDO DO PORTAL >>  
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Empresa de São José dos Campos inova na criação de soluções contra o desperdício dos recursos naturais


28/06/2017 ( Caderno: Empresarial )

A tecnologia da sustentabilidade

 

A gestão dos recursos naturais é uma das mais desafiadoras questões da atualidade. Como a crise hídrica enfrentada nos anos de 2014 e 2015 no Estado de São Paulo e mais recentemente no Centro-Oeste e Nordeste do país, sobram exemplos que expõem a urgente necessidade de implantar soluções inteligentes para o uso desses recursos.

 

Alinhada com essa demanda, a TecSUS, startup situada em São José dos Campos (90 km de São Paulo), desenvolve tecnologias que monitoram toda a cadeia de distribuição energética e de saneamento. Dispositivos, aplicativos e sistemas para a transmissão e recepção de dados atuam como ferramentas que identificam pontos de desperdício na cadeia de abastecimento e distribuição de água e geração e distribuição de eletricidade.

 

Desenvolvidas inicialmente a partir de estudos no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), as soluções da TecSUS atualmente podem ser implantadas em pequenos condomínios e até mesmo em toda uma cidade.  Na prática, a redução do consumo dos recursos naturais possibilitada pela tecnologia pode atingir percentuais próximos a 40%.

 

Produtos

As soluções desenvolvidas pela startup concentram-se em seis produtos, cada um deles com tecnologia para monitorar diferentes recursos: TecHydro, TecLux, TecGas, TecLighting, EDA (Estação de Monitoramento e Controle de Dados Ambientais) e Smart Cities.

Primeiro produto desenvolvido pela startup, o TecHydro é um sistema de monitoramento e controle remoto de hidrômetros. A tecnologia permite ao usuário o acompanhamento de seu consumo em tempo real e o controle de todos os gastos, identificando os pontos de desperdício.

A ideia surgiu de um projeto de pesquisa no aeroporto de Guarulhos, em 2009, época em que o local estava com sérios problemas de abastecimento hídrico. O trabalho partiu de um diagnóstico de consumo de água setorizado, para monitorar os gastos de água do local e identificar possíveis ações para coibir o desperdício. O projeto foi inscrito no Prêmio ANA (Agência Nacional de Águas) e foi pré-finalista, concorrendo com diversos projetos de todo o país. “O dispositivo e o sistema foram patenteados e realizamos um projeto piloto em um condomínio de São José dos Campos”, explica o sócio e gestor da TecSUS, Diogo Branquinho.

A partir dessa experiência, a empresa deu continuidade ao desenvolvimento de outros produtos, cuja finalidade é a mesma: otimizar a gestão e o uso de recursos. O TecLux, sistema de monitoramento de energia elétrica, e o TecGas, que monitora o uso do gás, são extensões da tecnologia, utilizando-se da mesma confiabilidade e praticidade.

 

Smart Cities

Os produtos desenvolvidos pela TecSUS são inovadores no que diz respeito ao conceito das cidades inteligentes. A empresa já conta com projetos de integração dos meios de monitoramento de consumo para auxiliar na diminuição do desperdício de toda a rede pública.

Com o TecLighting, voltado à iluminação pública, pode-se criar uma estrutura integrada, robusta e flexível a partir de dispositivos instalados nos postes, capaz de receber dados de outras aplicações e atender a diversas demandas de uma cidade inteligente e sustentável.

“O que estamos propondo é a implantação de uma rede com sensores de enchente, sensores ambientais, toda a parte de monitoramento do consumo elétrico, hídrico e de gás, além de dispositivos móveis, isso em toda a cidade. Na prática, pode-se ter, assim, semáforos inteligentes, iluminação inteligente, além de gerar ferramentas para a economia dos recursos”, explica Diogo.

 

Sobre a TecSUS

A TecSUS é uma startup de tecnologia da informação que atua no desenvolvimento de dispositivos, aplicativos e soluções para controle e gestão remota dos sistemas de abastecimento de água, saneamento, geração e distribuição de eletricidade, distribuição de gás natural e serviços municipais, entre outras. A missão da empresa é aprimorar o uso dos recursos naturais do planeta, contribuindo para a redução do desperdício (de água, energia, gás e tempo) e tornando a gestão desses recursos mais eficiente e sustentável.


Fonte: Cabana


  Empresarial

Oficina de Negociação Positiva, em São José dos Campos, trata de técnicas negociais com comportamentos positivos e saudáveis

E-MAILS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Contato/Cartas: cidade@saojosedoscampos.com.br
Anúncios/Cadastros: cadastro@saojosedoscampos.com.br
Editorial: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: amorim@saojosedoscampos.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
Telefax: (12) 3923.4600









 + Promoções
 + Classificados
• ALUGO apartamento cobertura em Campos do Jordão

+ História
Imagem 2018: Via Dutra completa 67 anos
Imagem Sanatório Maria Imaculada, de São José dos Campos, completa 80 anos
+ Empresarial
Imagem Oficina de Negociação Positiva, em São José dos Campos, trata de técnicas negociais com comportamentos positivos e saudáveis
+ Espaço do Consumidor
Imagem Locador de imóvel reclama a imobiliária de São José dos Campos o pagamento do IPTU atrasado
+ Matérias
Imagem Dia do Médico
Imagem Outubro Rosa
+ Poesia da Arte
Por Sonia Furquim
+ Turismo Diferente
Imagem Exclusivo - Portal São José dos Campos visita aldeia de índios Pataxó na Bahia
Imagem Portal São José no Sul - Parte 11: Laguna no inverno. Santa Catarina, Brasil



 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados