Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Quinta, 18 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Vacina contra sarampo é recomendada para quem viajar ao exterior

07/07/2017 ( Caderno: Seção Saúde )

Equipes das unidades básicas de saúde de São José dos Campos estão orientando os usuários sobre a necessidade da vacinação contra o sarampo para todos os viajantes que pretendem visitar outros países. A recomendação foi repassada aos municípios pelo Ministério da Saúde e reforçada pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado.

 

O motivo é o aumento da circulação do vírus causador da doença em diversos países, sobretudo na Europa. Por isso, ao viajar para o exterior, as pessoas que não foram vacinadas ficam expostas ao risco de contrair sarampo, podendo contribuir para a reintrodução desta doença no Brasil.

Atualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a Europa enfrenta uma epidemia de sarampo. Por isso, o turista brasileiro não vacinado que viajar ao exterior fica exposto ao risco de contrair a doença. A recomendação também se estende para quem viaja aos Estados Unidos e outros países das Américas, devido à grande circulação de turistas europeus nesta região.

É importante que os viajantes não vacinados recebam a vacina pelo menos 15 dias antes da partida. A vacina tríplice viral é eficaz não só contra sarampo, mas também contra rubéola e caxumba. No calendário vacinal, a primeira dose aos 12 meses é da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a segunda aos 15 meses é da tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Além das crianças a partir de 12 meses, devem receber duas doses da vacina os adultos de até 29 anos, com intervalo de 30 dias. Adultos acima de 30 anos recebem uma dose única. O adulto que recebeu as duas doses quando criança não precisa se vacinar. No entanto, se ele perdeu a carteira de vacinação ou não se lembra de ter sido vacinado, a recomendação é que tome a vacina se for viajar para o exterior.

Apenas as pessoas que apresentam contraindicações médicas e crianças menores de seis meses de idade não devem ser vacinadas. Na dúvida, devem consultar um médico.

O sarampo

O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.


Fonte: Secretaria de Saúde de São José dos Campos


  + Seção Saúde



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem Usuário do PagBank / PagSeguro reclama de recebimento de cartão de crédito sem solicitação
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas (CAC)
+ Poesia da Arte
Imagem Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!