Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Fotos da Região | Créditos                               Domingo, 22 de Outubro de 2017
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José

Links Úteis

Cinema
Cinemark
Kinoplex


Condições das estradas
Consulte seu CPF
Horário de todo
o mundo

Legislação Federal e Estadual
Mapa de SJC
Trânsito em São Paulo
Clima


Criação e
Desenvolvimento



Tel. 12 3923.4600
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: Jacareí
BUSCA DE CONTEÚDO DO PORTAL >>  
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Sala São Paulo apresenta música árabe pela primeira vez


25/07/2017 ( Caderno: Agenda )

Espetáculo árabe tem apresentação inédita em SP


Grupo tem músicos de Portugal,
Espanha e Marrocos


Com músicos do Marrocos, Portugal e Espanha, o concerto Al Mu tamid será apresentado dia 12 de agosto. Evento comemora aniversário da Câmara Árabe e abre Mostra Mundo Árabe de Cinema.


A Sala São Paulo recebe um espetáculo inédito no Brasil no dia 12 de agosto. Com músicos do Marrocos, Portugal e Espanha, o concerto Al-Mu tamid, poeta rei do Al-Andalus (1040/1095) - Uma Viagem por dez séculos de música e interculturalidade, reproduz em canções alguns dos poemas escritos pelo monarca do século 11, que governou o que hoje corresponde ao território que vai do Sul de Portugal até Gibraltar.




A concepção e a produção do espetáculo são do diretor artístico português Carlos Gomes e a montagem no Brasil tem correalização da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, do Instituto da Cultura Árabe (Icarabe) e da Fundação Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). O evento marca a abertura da 12ª Mostra Mundo Árabe de Cinema e as comemorações dos 65 anos da Câmara Árabe, completados este mês.

“Esse rei tem uma história pessoal, uma biografia muito interessante. Ele tinha muito poder e acabou tendo um fim de vida terrível, morrendo no exílio, no Marrocos”, conta Geraldo Campos, curador do concerto e da mostra de cinema. Al-Mu tamid nasceu na cidade de Beja, em Portugal, e morreu na cidade marroquina de Aghmat. As poesias feitas por ele eram escritas em árabe e tratavam de temas como amor e poder.

A apresentação será realizada por um conjunto de músicos e intérpretes que cantam os poemas do rei Al Mu tamid nas línguas dos três países que herdaram o legado andaluz: Filipe Raposo, Janita Salomé e Quiné Teles, de Portugal; Eduardo Paniagua e Cezar Carazo, da Espanha; e El Arabi Serghini e Jamal Ben Allal, do Marrocos.

Campos destaca que o concerto é também um espetáculo visual. “Junto à parte musical, tem a projeção de um documentário que conta a trajetória do rei. O vídeo mostra imagens de onde hoje é o território em que ele nasceu, as cidades por onde passou e onde ele morreu”, explica.

No ano em que a Câmara Árabe completa seu 65º aniversário, Silvia Antibas, diretora de Cultura da entidade, destaca o apoio da instituição à montagem do espetáculo na capital paulista. “É um evento significativo. O mais interessante é mostrar que a influência da música árabe na música brasileira chegou antes mesmo dos árabes [que imigraram para cá].”

Antibas lembra que os sons e os instrumentos árabes “estão integrados à musicalidade brasileira e mostram uma conversa entre Oriente e Ocidente”. Ela ressalta ainda o papel da Câmara Árabe na aproximação entre brasileiros e árabes em diferentes âmbitos. “A Câmara os integra não somente nos negócios, mas também culturalmente.”

Segundo a diretora, a promoção do espetáculo também tem como objetivo mostrar outros estilos de música árabe, além daqueles já conhecidos pelos brasileiros. “É de interesse da Câmara Árabe apresentar essa música, que é sofisticada e moderna e diferente do que o brasileiro costuma entender como música árabe”, diz.

O local de realização do concerto não poderia ser menos especial. É a primeira vez que a Sala São Paulo será palco de espetáculo de música árabe. O evento faz parte de um projeto maior da Fundação Osesp.

“Trata-se de um espetáculo que diz muito da nossa história, do Brasil e de São Paulo, de hoje e do passado”, afirma o diretor executivo da Fundação Osesp, Marcelo Lopes, em nota. “A Sala São Paulo abre suas portas para um concerto inédito, com raízes árabes e ibéricas, potencializando o motivo condutor da Temporada Osesp 2017, ‘Mundo Maior’. Procuramos apresentar e explorar manifestações artísticas que abraçam e expandem, que dialogam com as diversas culturas, que nos formam como povo e transformam a nossa cosmovisão”, explica Lopes.

Serviço

Al-Mu tamid, poeta rei do Al-Andalus (1040/1095) - Uma Viagem por dez séculos de música e interculturalidade
Dia 12 de agosto de 2017, às 22 horas
Local: Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, 16
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) | R$ 15,00 (meia) à venda na Bilheteria da Sala São Paulo ou pelos demais canais da Ingresso Rápido – (11) 4003-1212 ou www.ingressorapido.com.br


Fonte: ANBA / Foto Divulgação


  Agenda

Filme francês Le Havre legendado em português no Cine-Debate na Literacia
Fundação Cultural realiza a 51ª Semana Cassiano Ricardo
Feira Multi no Shopping Colinas incentiva o desapego e o consumo consciente
Programação de Outubro do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro em Campos do Jordão

E-MAILS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Contato/Cartas: cidade@saojosedoscampos.com.br
Anúncios/Cadastros: cadastro@saojosedoscampos.com.br
Editorial: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: amorim@saojosedoscampos.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
Telefax: (12) 3923.4600



 + Promoções
Imagem Publicidade também é a alma do negócio nas redes sociais!
 + Classificados
Alugo apartamento cobertura em Campos do Jordão
Imagem Vendo casa bem aconchegante no Bosque dos Eucalíptos - Suite com hidro!

+ História
A família cury em São José dos Campos. Veja aqui a árvore genealógica
Imagem Badue Cury e Josephina Cury chegaram no Brasil e em São José dos Campos em 1923
+ Dicas do Portal
Imagem Boa pedida: A animação: O CAPITÃO CUECA, em exibição nos cinemas!
+ Educação
Imagem Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 acontece em São José dos Campos de 23 à 29 de outubro
+ Matérias
Imagem Seu bichinho de estimação está perdido?
Imagem Obra sobre a arquitetura moderna joseense comemora 20 anos. Veja fotos antigas da cidade
+ Turismo Diferente
7 pratos típicos para saborear no Arquipélago da Madeira
Imagem Veja aqui reportagem fotográfica de algumas belas regiões de Minas Gerais. Fotos exclusivas Portal São José dos Campos



 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados