Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 19 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Jequitibá-rosa dá sinais de recuperação com aumento de folhas

07/08/2017 ( Caderno: Matérias )

Quatro meses após ser alvo de incêndio, o jequitibá-rosa do distrito de Eugênio de Melo, na zona leste de São José dos Campos, ganhou nova vida. Apesar do pouco tempo de tratamento intensivo, o resultado positivo já é visível para todos os motoristas e pedestres que passam pela Estrada Velha Rio-São Paulo, onde a árvore símbolo da cidade está instalada há cerca de 510 anos.

 

As sessões de adubação química e de aplicação de fungicidas e inseticidas para o controle de pragas e doenças, como as realizadas nesta sexta-feira (4), têm contribuído para garantir o aumento do volume de folhas, que agora estão com a coloração verde próxima da original.

Desde o incêndio em 11 de abril último, foi adotado um sistema especial de monitoramento constante da árvore, com visitas técnicas semanais para acompanhar a resposta fisiológica e identificar com mais rapidez a necessidade de eventuais ações emergenciais.

Vida nova

Orgulho de todo o Vale do Paraíba e agora com sua copa mais encorpada e verde, a árvore tem chamado a atenção de moradores até de cidades vizinhas, como Caçapava e Taubaté. "Já notei diferença desde o incêndio em abril, já que passo aqui pela Estrada Velha Rio-São Paulo todo dia. O jequitibá está mais vivo e mais verde. A Prefeitura de São José está de parabéns por este trabalho", afirmou o agente de asseio Francisco Donizeti Garcia, que tem 58 anos e mora em Caçapava.

"Mesmo antes do incêndio, o jequitibá estava muito feio. Já melhorou bastante e já deu para perceber que a árvore está revigorada. Este cuidado que a Prefeitura está tendo tem que ser constante para que este jequitibá, que é tão importante, continue vivo ainda por muitos anos", disse o vendedor autônomo Alex Lopes Freire, que tem 44 anos e reside em Taubaté.

Morador do bairro Jardim Santa Inês 1, na zona leste de São José, o técnico de qualidade Válter Aparecido da Rosa, 47 anos, tem um carinho especial pelo jequitibá e não escondeu a surpresa com a revitalização da árvore. "Este jequitibá, tão importante para São José e para todo o Vale do Paraíba, está muito bonito. É importante este trabalho de recuperação realizado pela Prefeitura não apenas por ser a árvore símbolo de São José mas, principalmente, por ser uma espécie em extinção".

Recuperação

A próxima sessão de adubação química será realizada daqui a três meses. Já a data da nova aplicação de inseticidas e fungicidas dependerá do monitoramento que está sendo realizado.

As duas frentes de atuação se complementam e têm como objetivo atuar no combate a cupins e larvas de besouro, além de revigorar a copa da árvore e repor os nutrientes.

O novo plano de recuperação do jequitibá foi definido após vistoria técnica realizada por funcionários da Prefeitura no dia 4 de maio, quando ficou constatado que o incêndio não atingiu profundamente o tecido vivo, o que tem facilitado os novos procedimentos.

Após o incêndio no dia 11 de abril, já foram plantadas 12 árvores no entorno do jequitibá-rosa. São elas: 4 ipês-rosas, 2 ipês-brancos, 2 jequitibás-rosas, 2 mirindibas e 2 sibipirunas.

Desde 2006, está em execução um plano de recuperação do jequitibá-rosa de Eugênio de Melo, que foi intensificado para que a árvore possa voltar o quanto antes à situação pré-incêndio, o que deverá levar cerca de quatro anos.


Fonte: Prefeitura de São José dos Campos


  + Matérias



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem Usuário do PagBank / PagSeguro reclama de recebimento de cartão de crédito sem solicitação
+ História
Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem General Motors do Brasil em São José dos Campos
+ Poesia da Arte
Dia da Poesia - Tempo e Infinitude. Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!