Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Fotos da Região | Créditos                               Quinta, 21 de Setembro de 2017
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José

Links Úteis

Cinema
Cinemark
Kinoplex


Condições das estradas
Consulte seu CPF
Horário de todo
o mundo

Legislação Federal e Estadual
Mapa de SJC
Trânsito em São Paulo
Clima


Criação e
Desenvolvimento



Tel. 12 3923.4600
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: Jacareí
BUSCA DE CONTEÚDO DO PORTAL >>  
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Obra sobre a arquitetura moderna joseense comemora 20 anos. Veja fotos antigas da cidade


14/08/2017 ( Caderno: Matérias )

Livro Arquitetura Moderna em São José dos Campos, de Alexandre Penedo, é um dos mais importantes estudos para valorização dos patrimônios da cidade e realizará série de ações para celebrar seus 20 anos em 2017 e 2018.


Capa da edição original do livro (1997)

No dia 15 de agosto de 1997, São José dos Campos era presenteada com um dos mais importantes estudos sobre a arquitetura moderna da cidade. O arquiteto Alexandre Penedo levantou projetos e fotos históricas de 44 importantes construções para a urbanização de São José, como o CTA (antigo Centro Técnico de Aeronáutica) e o Complexo da Tecelagem Parahyba. Em 2017, 20 anos depois, o autor celebrará este marco com uma série de ações, como visitas guiadas às principais obras estudadas; mesas redondas, produção de vídeo-documentários, bike tours, workshops; e ainda o lançamento da campanha para reedição do livro.

 

O autor Alexandre Penedo lançará as atividades de comemoração no próximo dia 15 de agosto, na semana do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, e também no mesmo ano em que São José dos Campos completa 250 anos.

Publicidade

 



Será um evento para convidados, na Residência Olivo Gomes, no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, em que formalizará parcerias institucionais com importantes entidades de educação e cultura; formalizará também doação de acervo ao Arquivo Público Municipal; contará com a presença dos arquitetos Ademir Pereira dos Santos, coordenador teórico do livro, de Ricardo Veiga, profissional remanescente do período estudado, e de José Cividanes, industrial representante da Johnson & Johnson que liderou o processo de patrocínio da primeira edição do livro, para um bate-papo sobre o livro e uma reflexão sobre o panorama atual da cidade. Também haverá apresentação sobre as formas de apoio para impressão da nova edição do livro para pessoas físicas e jurídicas. O evento fecha com a projeção do vídeo-documentário, produzido em parceria com o SESC, sobre o projeto original de Oscar Niemeyer para o CTA/ITA, parcialmente construído, e pouco conhecido da população.


 

SOBRE O LIVRO

O livro traz um levantamento de obras e arquitetos, com quase 200 imagens, que atuaram no município desde o final da década de 40 até a primeira metade dos anos 70. Seu principal objetivo foi apresentar à população Joseense o percurso da Arquitetura Moderna na configuração atual da cidade, por meio de obras já demolidas, construídas ou não. O autor esgotou os materiais disponíveis sobre dois conhecidos conjuntos arquitetônicos da cidade: o CTA e a Tecelagem Parahyba; e posteriormente de obras isoladas, como o Edifício San Marco, Prédio da Associação Comercial, ETEP, Edifício Nacional, a Casa do Médico, o Edifício Market Center, o SESC, a Fábrica Alpargatas e a Associação Comercial Industrial.

Publicidade

 


 

Obras de importantes arquitetos brasileiros, com referência internacional, como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx, Rino Levi, Paulo Mendes da Rocha, Ruy Ohtake e Vilanova Artigas foram contempladas no livro. E também dos arquitetos que se instalaram na cidade e foram imprescindíveis para a especialização no setor, como Rosendo Santos Mourão, Willi Pecher, Luiz Erasmo de Moreira, e Aluízio Monteiro.

 

O estudo foi premiado com Menção Honrosa em 1999, no Prêmio do Instituto dos Arquitetos de São Paulo. Atualmente é referência em universidades de Arquitetura e Urbanismo brasileiras e internacionais. Além disso, foi o primeiro livro de uma coleção de volumes temáticos publicados posteriormente (“Arquitetura Sanatorial em São José dos Campos” (1998), de Tania Bittencourt; e “Arquitetura Industrial em São José dos Campos” (2006), de Ademir Pereira dos Santos), resultou no tombamento de parte das obras publicadas como patrimônios municipais e estaduais (CTA em análise para tombamento nacional pelo IPHAN), proporcionou a atualização da discussão pública sobre os rumos dos bens culturais e fomentou a publicação de pesquisas acadêmicas que adotaram o livro como referência.

CELEBRAÇÃO DOS 20 ANOS

O novo projeto para 2017 contempla uma atualização do estudo realizado em 1997, com novos textos e imagens aperfeiçoadas, considerando-se o atual contexto de São José dos Campos e da Arquitetura e Urbanismo. Segundo Alexandre Penedo, o estudo se faz necessário, pois “já é um período suficientemente distante para fazer uma análise crítica do trabalho. Com as redes sociais, e o surgimento de novas faculdades de arquitetura e urbanismo, e com a consolidação do Parque da Cidade, existe uma procura enorme pelo livro. Também foi considerado o fato que a cidade comemorou 250 anos”.

Para esta fase também serão consideradas os novos suportes digitais e mídias sociais: será criado canal em rede social para manifestação espontânea da população, versão para download gratuito do livro e maquetes eletrônicas das obras estudadas, e exposições de materiais históricos. Estão programados também materiais educativos para as escolas públicas e faculdades.

Além da reedição do livro, o autor pretende lançar uma série de atividades neste semestre e no primeiro semestre de 2018, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, como: visita ao CTA/ITA e Parque da Cidade, com discussão com convidados especiais sobre os projetos e obras construídas; visitas às obras de arquitetos locais publicados no livro e espalhadas na cidade; exposição de desenhos do CTA/ITA; relançamento do vídeo-documentário produzido em parceria com o SESC sobre o projeto original do CTA/ITA; mesas redondas com convidados; e mostra de documentários e filmes relacionados ao tema de Arquitetura e Urbanismo com especialista.

Perante as transformações que a cidade passou desde o lançamento do livro, o projeto propõe a seguinte questão: Neste tempos de mudanças, qual novo proposito para São José dos Campos? A cidade tem um histórico impressionante de grandes projetos estruturais, desde a Fase Sanatorial, como a instalação do CTA/ITA, chegada das indústrias, os grandes projetos urbanos, a Refinaria, a consolidação do comércio e serviço, e por fim, a estrutura educativa e tecnológica instalada.

“O livro tem proporcionado uma nova visão: restabelecer o perímetro do Complexo da Tecelagem Parahyba; juntar com o Parque do Banhado e transformar todo o sistema em um grande parque artístico e ambiental para atrair turismo qualificado para a cidade; gerar novas fontes de receitas e empregos; e tornar a cidade mais cosmopolita, integrando toda a sociedade”, afirma Alexandre Penedo, que ainda completa “Nesse sentido, as antigas instalações fabris da Tecelagem Parahyba podem ser convertidas em espaços criativos, como incubadoras, centro comercial e de negócios de empresas criativas, espaços artísticos e expositivos, museu de arte e tecnologia e cultura local. São José dos Campos tem tudo para ser uma nova referência como Cidade Criativa. Sugiro que a cidade adote também um novo objeto de referência: A Cidade do Cobertor! Além de ser um produto exemplar para a cultura do design, tem várias interpretações simbólicas fortes: o cobertor que agasalha, protege, acolhe, abraça, conforta e da carinho e amor! Uma sugestão para junto com a cultura do Avião – o nosso lado racional –, cujos produtos hoje fabricados estão no estado da arte, o cobertor é o nosso produto emocional. A cidade precisa desenvolver esse lado para equilibrar as forças produtivas e aumentar sua resiliência frente às diversidades, a exemplo das grandes cidades internacionais”.

COMO APOIAR

O projeto para viabilizar a reimpressão do livro e também a produção de 4 vídeos-documentários sobre projetos originais e propostas que impactaram o desenho da cidade está aprovado nas Leis de Incentivo à Cultura Rouanet (Federal) e ProAC (Estadual).

A Lei Rouanet permite que pessoas físicas que declarem Imposto de Renda no modelo completo destinem até 6% do IR devido ao projeto. Pessoas jurídicas com lucro real podem destinar até 4% do IR devido. A doação é feita no ano vigente para abatimento na declaração do ano seguinte.

O ProAC (Programa de Ação Cultural) é a Lei de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo que permite que pessoas jurídicas destinem até 3% do ICMS devido ao projeto.

Para mais informações sobre a destinação de impostos para o projeto cultural: (12) 3341-5696/5697 e contato@agenciantz.com.br.

 

SOBRE O AUTOR ALEXANDRE PENEDO

Alexandre Penedo é Joseense, Arquiteto Urbanista, com Doutorado em Arquitetura e Design. Pesquisador, professor e profissional ativo, atua desde sua formação na preservação do patrimônio material e imaterial de São José dos Campos. Possui experiência com coordenação de projetos e programas, além de captação de recursos em instituições públicas e privadas.

Conceituou projetos no campo da Economia Criativa, na Prefeitura Municipal de SJC. Teve experiências no campo do empreendedorismo com startups e empresas nas incubadoras locais e Parque Tecnológico, quando obteve investimentos da Finep, Fapesp e BNDES. Obteve patrocínio de empresas como Johnson & Johnson, Caixa Econômica Federal, Kodak e Embraer.

Acumula 4 premiações em sua carreira, entre elas a Premiação Nacional na categoria de Inventário e Pesquisas de Acervo, do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade / Ministério da Cultura / IPHAN (2004); e o primeiro lugar na categoria de Ensaios Críticos, no XVI Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (2002).

Na área cultural, produziu o vídeo-documentário “Uma Cidade para Realizar o Sonho de Voar” (2011), sob encomenda do Sesc São José dos Campos; participou da produção do livro “Retratos do Imaginário de São Paulo – Fotógrafos e Personagens” (2001); deu assistência na conceituação e produção de banco de dados do projeto “Aspectos do Design no Habitat Informal nas Grandes Cidades” (Fapesp, 2000); elaborou o Sistema Interativo de Apresentação (1997-98), homepage sobre Arquitetura Moderna em SJC; idealizou e executou com o coletivo “Comissão Municipal de Arquitetura” o evento “Mês da Arquitetura” (1995- 99), desenvolvido em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura Municipal de SJC, projeto premiado pelo Iphan / Ministério da Cultura. Coordenou essa mesma comissão que publicou o livro “Arquitetura Moderna no Vale do Paraíba” (1997), com a Universidades do Vale do Paraíba, de Taubaté e Braz Cubas. Organizou o projeto de reserva técnica do Museu da Casa Brasileira via Fundação Vitae (2005). Foi Conselheiro da Fundação Cultural Cassiano Ricardo por “notório saber” (2013-2016). Desde 2015, está como Gerente Regional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo atendendo e apoiando quase 3.000 profissionais das 39 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.


Fonte: NTZ Comunicação e Marketing / Fotos Divulgação


  Matérias

Expositor: Não fique de fora da 3ª edição da Feirarte!

E-MAILS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Contato/Cartas: cidade@saojosedoscampos.com.br
Anúncios/Cadastros: cadastro@saojosedoscampos.com.br
Editorial: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: amorim@saojosedoscampos.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
Telefax: (12) 3923.4600



 + Promoções
Imagem Publicidade também é a alma do negócio nas redes sociais!
Imagem Concorra a pares de convites para o filme: AMITYVILLE - O Despertar!
 + Classificados
Imagem Vendo casa bem aconchegante no Bosque dos Eucalíptos - Suite com hidro!
Alugo apartamento cobertura em Campos do Jordão

+ História
Imagem Carnaval em São José dos campos em 1961: Barco Fenício
A família cury em São José dos Campos. Veja aqui a árvore genealógica
+ Foto da Vez
Flores precisam de cuidados especiais nas estações mais quentes do ano
+ Educação
Abertas inscrições em São José dos Campos para cursos de assistente administrativo, assistente de recursos humanos, editor de vídeo, dentre outros
+ Empresarial
Imagem 3º Edição da Feirarte será no Pátio das Américas Mall
INPE realizará evento para discutir a alta tecnologia
+ Esporte
Imagem Voleibol Paulista 2017: definidas as quartas de final do masculino
+ Matérias
Expositor: Não fique de fora da 3ª edição da Feirarte!
Imagem Obra sobre a arquitetura moderna joseense comemora 20 anos. Veja fotos antigas da cidade
+ Meio Ambiente
Alunos participam hoje (21) do plantio das palmeiras-imperiais no Parque da Cidade de São José dos Campos
+ Turismo Diferente
Imagem Veja aqui reportagem fotográfica de algumas belas regiões de Minas Gerais. Fotos exclusivas Portal São José dos Campos
5 destinos que todo aventureiro merece conhecer



 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados