Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Quinta, 28 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Pássaro raro encontrado em Guararema é caso de estudo

27/10/2017 ( Caderno: Empresarial )

Encontrado em Guararema e em poucas cidades da região, como Santa Branca, São José dos Campos, Mogi das Cruzes, Salesópolis e Biritiba Mirim, o bicudinho-do-brejo-paulista (Formicivora paludicola) tornou-se caso de estudo por especialistas. Nas próximas duas semanas, um amplo estudo será realizado por um grupo de pesquisadores da SAVE Brasil, uma ONG especializada na proteção de aves, dedicada a conhecer mais sobre esse animal, reconhecido como espécie apenas em 2013.

Publicidade


 

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Guararema, a SAVE Brasil e a ONG Guaranature e tem como foco conhecer in loco o bicudinho, seu habitat e os demais animais que habitam a região onde ele é encontrado. Será feito também um censo populacional da ave, visto que ela está classificada como criticamente ameaçada de extinção, uma categoria anterior a ser considerada extinta, conforme os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Com o estudo pretende-se identificar formas de proteção do Bicudinho, toda a biodiversidade e o patrimônio natural que o cercam, como outros animais, a flora e os recursos hídricos, resultando na criação de uma Unidade de Conservação para essa proteção. Esse estudo é apoiado também por instituições internacionais como a ONG americana American Bird Conservancy (ABC) e o fundo The Mohamed Bin Zayed Species Conservation Fund.

O Brasil é o segundo país no mundo com maior diversidade de aves. De acordo com o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, são 1.919 espécies. Desta forma, fica atrás somente da Colômbia, lugar que possui as altitudes mais elevadas nos Andes, além de uma grande porção de floresta Amazônia.

Complementar ao estudo, a FATEC de Jacareí iniciará com a Prefeitura de Guararema no próximo mês uma análise da Ictiofauna (conjunto de peixes) na região Sul do município, verificando a qualidade da água oriunda nas nascentes da referida bacia. O bicudinho-do-brejo-paulista vive em brejos de água limpa e livre de vegetação invasora.

 

SAVE BRASIL
A Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil - SAVE Brasil é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com foco na conservação das aves brasileiras. Faz parte da aliança global da BirdLife International presente em mais de 120 países. Com foco nas aves, a SAVE Brasil atua para conservar os ambientes naturais. Seguindo os princípios da BirdLife International, a SAVE Brasil atua de maneira participativa e elabora e implementa estratégias e ações de conservação em conjunto com organizações locais e nacionais, órgãos governamentais, empresas, líderes comunitários, pesquisadores e demais instituições e membros da sociedade civil. Ao longo de mais de 13 anos de existência a SAVE Brasil conseguiu importantes resultados na conservação das aves brasileiras: articulação para a criação de mais de 60.000 hectares de áreas protegidas públicas e privadas em locais de elevada biodiversidade, identificação e mapeamento de 237 IBAs (Important Birds and Biodiversity Areas) no Brasil, a implementação de ações de restauração ambiental e fomento a práticas agrícolas ambientalmente amigáveis, a elaboração de planos de conservação para espécies ameaçadas, a soltura e reintrodução de espécies em seus ambientes naturais, além de inúmeras ações relacionadas a sensibilização e educação ambiental nos biomas da Caatinga, Mata Atlântica, Pampa e Cerrado.

Guaranature
Criada em 22 de janeiro de 2011, a Guaranature tem como objetivo conservar e identificar as plantas, animais e os ecossistemas regionais, além de disseminar tolerância entre as espécies por intermédio da educação ambiental. Entre suas funções são o despertar a percepção do humano como parte integrante e indissociável da natureza, desenvolver, promover e divulgar os preceitos da sustentabilidade, como comportamento adequado a realidade ambiental do planeta, promover a educação ambiental por meio de cursos de formação de guias e monitores, articulando a teoria e ação no campo socioambiental, projetar atividades estruturadas em sólida base técnica e cientifica, profissionalizando os departamentos da associação e atender a comunidade local e escolar por meio de programa educacional e social.


Fonte: Prefeitura de Guararema / Fotos Divulgação


  + Empresarial



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem Hyundai e Caoa São José dos Campos responde reclamação de cliente
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem General Motors do Brasil em São José dos Campos
+ Poesia da Arte
Imagem Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!