Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Fotos da Região | Créditos                               Quinta, 14 de Dezembro de 2017
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José

Links Úteis

Cinema
Cinemark
Kinoplex


Condições das estradas
Consulte seu CPF
Horário de todo
o mundo

Legislação Federal e Estadual
Mapa de SJC
Trânsito em São Paulo
Clima


Criação e
Desenvolvimento



Tel. 12 3923.4600
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: Jacareí
BUSCA DE CONTEÚDO DO PORTAL >>  
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Técnico cinquentão de São José dos Campos substitui atleta e faz história na ginástica


20/11/2017 ( Caderno: Esportes )

No mundo da ginástica, os atletas começam a aprender técnicas e movimentos muito cedo, desde a infância, antes dos 10 anos. Para muitos, qualquer atleta que passe dos 30 anos já é considerado veterano e até ultrapassado para o esporte.

 

Entretanto, um integrante da delegação de São José dos Campos, que disputa os Jogos Abertos do Interior no Grande ABC mostrou neste sábado (18) a todos que acompanhavam o torneio de ginástica artística no Centro de Ginástica Artística, em São Bernardo do Campo, que os limites reais para qualquer atleta estão apenas nele mesmo.

O técnico Paulo Franco de Almeida, de 55 anos, substituiu um dos ginastas titulares da equipe joseense e se tornou o atleta mais velho da história a competir na modalidade, nos Abertos e por São José.

O elenco, que deveria ser composto por quatro membros, teve dois desfalques pouco antes do embarque para Santo André, onde está o alojamento joseense. Restaram apenas três ginastas e para que o time não fosse desqualificado, Paulo despendurou as chuteiras e assumiu o quatro posto.

"Sou o primeiro louco!", disse ele ao término da competição. "Na primeira reação fiquei apavorado", completou, com bom humor.

O último campeonato do técnico nascido em São Paulo, mas joseense de coração - segundo ele mesmo -, como atleta, foi há 31 anos e também, coincidentemente, era os Jogos Abertos do Interior. "A última vez que participei como atleta foi em 1986. Quando soube que ia participar, mantive a calma e (pensei), vamos ver", contou o técnico.

E não é porque entrou para o time dos "cinquentões" que Paulo Franco teve moleza nos Abertos. Entre essa sexta-feira (17) e este sábado, ele teve que encarar nomes mais que consagrados, como os olímpicos Arthur Zanetti (São Caetano do Sul) e Diego Hypolito (São Bernardo do Campo).

"Todo mundo que estava na competição, de atleta a quem estava na arquibancada, me conhecia, ou de nome ou era amigo meu. Sou muito antigo na ginástica. Então todo mundo deu uma força e um apoio. Fui mais aplaudido até que o Arthur Zanetti no primeiro dia",destaca Paulo.

Exemplo

Para o pai da pequena Elis Regina, de oito anos, o dia histórico na carreira valeu muito mais do que apenas pela superação, mas também pelo exemplo que ele espera ter dado a todos os jovens atletas que participaram da Olimpíada Caipira em 2017.

"O Diego Hypolito veio me abraçar, me apoiar. O Arthur depois também me deu um abraço e disse, pô, Paulão, que orgulho você estar aqui. Serve para ela (a filha) de exemplo e para toda a garotada que estava lá. Dizem que a carreira de ginasta é muito curta, então vale pela coragem e vontade de encarar", afirmou Paulo Franco.

São José dos Campos terminou o torneio de ginástica artística dos Jogos Abertos na sexta posição. O pódio foi formado por São Caetano do Sul (campeã), São Bernardo (vice) e Franca (3ª colocada). No entanto, o resultado foi mínimo comparada a lição dada por Paulo, que, com o corpo marcado por dez cirurgias, entre ombros, joelhos e cotovelo, só pensa mesmo em descanso.

"Hoje estou com meu corpo interninho está doendo, até a alma. Mas aqui é São José até de baixo da chuva", disse Paulo Franco.

Os Jogos

São José dos Campos está no Grande ABC com uma delegação de 582 pessoas, sendo 506 atletas e o restante composto por técnicos, dirigentes, corpo médico e pessoal de apoio. A comitiva está alojada na escola estadual Senador João Galeão Carvalhal, na cidade de Santo André.

Para esta edição, São José conseguiu classificação de 47 equipes em 27 das 32 modalidades que serão disputadas, por meio dos Jogos Regionais de Caraguatatuba. Dos elencos, 42 estarão na primeira divisão e cinco na segunda. Haverá disputas nas categorias sub-21 e livre.

A cidade tem representação no atletismo, atletismo ACD, badminton, basquetebol, biribol, boxe, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, kickboxing natação, natação ACD, skate street, taekwondo, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.


Fonte: Prefeitura de São José dos Campos


  Esportes

E-MAILS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Contato/Cartas: cidade@saojosedoscampos.com.br
Anúncios/Cadastros: cadastro@saojosedoscampos.com.br
Editorial: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: amorim@saojosedoscampos.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
Telefax: (12) 3923.4600




 + Promoções
Imagem Publicidade também é a alma do negócio nas redes sociais!
 + Classificados
• ALUGO apartamento cobertura em Campos do Jordão

+ História
Imagem Fuad Cury
Imagem Imigrante Melhem Elkhouri chegou a São José dos Campos em 1949
+ Foto da Vez
Imagem Concurso retrô
+ Coluna Zoo
Câmara dos Deputados aprova projeto que considera animais não humanos como sujeitos de direitos
+ Dicas do Portal
Imagem Lasanha de Berinjela e Sardinha
Imagem Dica do Portal, O filme: Jogos Mortais!
+ Empresarial
Imagem Facebook inaugura centro de inovação em São Paulo dedicado a oferecer cursos
+ Matérias
Imagem Obra sobre a arquitetura moderna joseense comemora 20 anos. Veja fotos antigas da cidade
Pesquisadora do INPE é eleita titular da Academia Brasileira de Ciências
+ Mercado Publicitário
Imagem Internet supera TV em investimento publicitário. Portais São José dos Campos e Jacareí são opções de investimento há 15 anos
+ Seção Saúde
Imagem Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
+ Turismo Diferente
5 destinos que todo aventureiro merece conhecer
Imagem Veja aqui reportagem fotográfica de algumas belas regiões de Minas Gerais. Fotos exclusivas Portal São José dos Campos



 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados