Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Fotos da Região | Créditos                               Quinta, 26 de Abril de 2018
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José

Links Úteis

Salas de Cinema
Cinemark
Kinoplex


Consulte seu CPF
Legislação Federal e Estadual
Trânsito em São Paulo
Clima


Criação e
Desenvolvimento



Tel. 12 3923.4600
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: Jacareí
BUSCA DE CONTEÚDO DO PORTAL >>  
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Software do INPE para monitoramento ganha nova versão


04/04/2018 ( Caderno: Empresarial )


Técnicos do DETER-B receberam suporte para adaptação à nova versão do TerraAmazon

 

Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o TerraAmazon é o software livre utilizado nos projetos de monitoramento ambiental a partir de dados de sensoriamento remoto por satélites. Para isso, oferece um grande conjunto de algoritmos de processamento de imagens e de dados vetoriais, ferramentas de edição vetorial e gerência de bancos de dados geográficos. O sistema permite a implementação de metodologias específicas para vários tipos de projetos, com diferentes sensores e aplicações, e pode ser operado por múltiplos usuários.

Lançado em 2005, o TerraAmazon inicialmente foi utilizado pelo projeto PRODES - Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite. Mais tarde foi adotado também pelos projetos TerraClass Amazônia e DETER-B. Hoje também subsidia os projetos de monitoramento do desmatamento no Cerrado.

O Projeto Monitoramento Ambiental por Satélite do Bioma Amazônia (MSA), executado pelo INPE com recursos do Fundo Amazônia – administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), aportou recursos para o aprimoramento do TerraAmazon.

Foi possível a melhoria dos sistemas de monitoramento da Amazônia, com a utilização de imagens produzidas pela nova geração de satélites de sensoriamento remoto de média resolução que vem sendo colocada em órbita desde 2013 (Landsat-8, CBERS-4, Resourcesat-2 e Alos-2, por exemplo) e o desenvolvimento de tecnologias que permitam lidar com séries temporais de dados extraídos de imagens do sensor MODIS (dos satélites Terra e Aqua), de alta frequência temporal. Essas séries permitem detectar e monitorar a evolução das mudanças de uso e cobertura da terra ao longo dos anos.

DETER-B


Durante o projeto MSA foram desenvolvidas três novas versões majoritárias do TerraAmazon: 5.06.0 e 7.0. A mais recente começa a ser utilizada pelo DETER-B, o sistema do INPE para a detecção do desmatamento na Amazônia em tempo quase real.

Versão 7.0 tem a capacidade adequada para lidar com eficiência com a nova geração de dados de sensoriamento remoto. Ela é acompanhada de uma nova versão da biblioteca de imagens TerraLib, também desenvolvida pelo INPE, que utiliza um gerenciador de dados de alto desempenho para grandes volumes desses dados.

O avanço tecnológico permite aos técnicos do DETER-B, por exemplo, a realização de todo processo de análise de imagens de satélite no próprio TerraAmazon, sem a necessidade de usar outros softwares para a preparação das imagens usadas no monitoramento, o que agiliza o processo e otimiza o trabalho. Outra mudança importante é a utilização do conceito de servidores de imagens que são acessados pelo TerraAmazon através de serviços padronizados na comunidade de geoinformática. Isso permite, por exemplo, compartilhar as imagens utilizadas em um projeto no TerraAmazon para outras aplicações.

Baseado em dados de satélite com resolução de 60 metros, o DETER-B é capaz de discriminar polígonos superiores a 6,25 hectares (ha), revelando o corte raso, desmatamento com vegetação, áreas de mineração ilegal, além do processo de degradação em diferentes intensidades, cicatrizes de incêndio florestal e o corte seletivo.

O TerraAmazon é desenvolvido pela Divisão de Processamento de Imagens do INPE com o apoio da Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologias Espaciais (Funcate), em São José dos Campos (SP). No período de 12 a 16 de março, os técnicos Jean Carlos Souza, Eric Abreu e Ruan Andrade, da Funcate, estiveram no CRA/INPE, em Belém (PA), para dar suporte à equipe do DETER-B no processo de adaptação à nova versão e providenciar os ajustes necessários.


Fonte: INPE / Foto Divulgação


  Empresarial

E-MAILS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Contato/Cartas: cidade@saojosedoscampos.com.br
Anúncios/Cadastros: cadastro@saojosedoscampos.com.br
Editorial: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: amorim@saojosedoscampos.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
Telefax: (12) 3923.4600









 + Promoções
Imagem Dia das Mães no Vale do Sonho Hotel, em Guararema!
Imagem Publicidade também é a alma do negócio nas redes sociais!
 + Classificados
• ALUGO apartamento cobertura em Campos do Jordão

+ História
Imagem Casa São Jorge em 1943
Imagem Carnaval em São José dos campos em 1961: Barco Fenício
+ Espaço do Consumidor
Imagem Locador de imóvel reclama a imobiliária de São José dos Campos o pagamento do IPTU atrasado
+ Esporte
Imagem Agenda de eventos no ginásio do Tênis Clube
+ Matérias
Imagem Obra sobre a arquitetura moderna joseense comemora 20 anos. Veja fotos antigas da cidade
Imagem Ibope: só 19% dos brasileiros pretendem ter filhos nos próximos 2 anos
+ Meio Ambiente
Imagem Projeto pretende ​​​​​​​sequenciar o DNA de toda a vida na Terra
+ Mercado Publicitário
Imagem Dia das Mães
+ Poesia da Arte
Por Sonia Furquim
+ Seção Saúde
Vacinação contra a Influenza começa hoje (23) em São José dos Campos
Imagem Moradores do Jardim das Indústrias terão avaliações físicas gratuitas
+ Turismo Diferente
Imagem Rambla Costanera em Montevideo - Uruguay. Fotos exclusivas Portal São José dos Campos
Imagem Exclusivo - Portal São José dos Campos visita aldeia de índios Pataxó na Bahia



 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados