Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sexta, 29 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Museu do Folclore e Municipal realizam palestra pela 16ª Semana de Museus

11/05/2018 ( Caderno: Agenda )

Palestra no Museu Municipal faz parte da 16ª Semana de Museus.
Inscrições estão abertas pelo site - Ilustração/Ibram

 

O Museu do Folclore, em parceria com o Museu Municipal de São José dos Campos, ambos ligados à Fundação Cultural Cassiano Ricardo, realizará no dia 17 de maio, a partir das 19h, uma palestra com a jornalista e professora Fátima Gamallo, especialista em comunicação e mestre em multimeios, da Unip de São José dos Campos. A palestra tem como tema Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos e será realizada no auditório do Museu Municipal.

O encontro é aberto ao público e tem vagas limitadas. Os interessados devem se inscrever gratuitamente por meio de formulário próprio, disponível no site do Museu do Folclore (www.museudofolclore.org). A palestra faz parte da 16ª Semana de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entre os dias 14 e 20 de maio, e acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio).

Publicidade

“Este é um tema atual e importante para ser abordado pelo segmento, pois dá oportunidade para que muitos museus mostrem o que já estão desenvolvendo nesta área, visando se aproximar cada vez mais do seu público. Além disso, também cria oportunidade para que a comunidade participe do dia-a-dia das atividades museológicas, principalmente pelas redes sociais”, disse a gestora do Museu do Folclore, Francine Maia.

Caminho sem volta

Para a jornalista Fátima Gamallo, assim como inúmeros outros segmentos, a inserção dos museus na internet é um caminho sem volta e uma necessidade urgente para os que ainda não estão conectados. ‘Hoje, mesmo os pequenos museus precisam ter uma identificação na internet para poderem manter e ampliar a divulgação dos seus trabalhos. Sem isso, o público ficará cada vez mais restrito”, destacou a jornalista.

A professora deverá abordar o tema da palestra por meio de vários tópicos, entre eles: o espaço museu, as conexões do museu, a evolução tecnológica e o museu, as novas conexões por meio da tecnologia, as várias formas de conexão mediadas ou não pela tecnologia, conexões culturais, casos de sucesso e ações de conexão.

Fátima Gamallo exerce, desde 1999, na Universidade Paulista (Unip), campus São José dos Campos, a função de professora universitária, tendo atuado nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Propaganda e Marketing, acumulando o cargo de coordenara pedagógica do curso Propaganda e Marketing desde 2002.

Ação paralela 

Como forma de estimular a conexão do Museu do Folclore com seu público, por meio da internet, e atrair novos visitantes, será lançado entre os dias 12 e 20 de maio, uma ação paralela à Semana de Museus, batizada de Fotografe o Museu do Folclore.

O desafio é que, neste período, as pessoas fotografem o museu de várias formas (o entorno, a fachada, objetos expostos, detalhes e até selfie também vale) e postem as fotos em seus perfis no Instagram, com uma dessas três hashtags: #museudofolcloresjc, #museushiperconectados ou #desafiofolc.

As três melhores fotos serão premiadas pela empresa Tradicional do Vale (produtora de broas e petiscos salgados), que apoia a iniciativa. As regras estarão disponíveis no Instagram do Museu do Folclore.  

A palestra desta 16ª Semana de Museus conta com parceria do Museu Municipal de São José dos Campos e apoio da Universidade Paulista (Unip), campus de São José dos Campos. O Museu do Folclore funciona sob gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

 

Museu do Folclore de São José dos Campos

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7318

www.museudofolclore.org

www.cecpdesaojose.blogspot.com.br

 

Museu Municipal de São José dos Campos

Praça Afonso Pena, 29 – Centro

(12) 3921-7587

www.fccr.sp.gov.br

 


Fonte: FCCR


  + Agenda

Cine Santana exibe filmes em homenagem a Charlie Chaplin
Filme Homem dos Sonhos, com Nicolas Cage, estreia dia 28 de março



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem Hyundai e Caoa São José dos Campos responde reclamação de cliente
+ História
Imagem Fotos eclipse. Por Hind Nader Elkhouri
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Johnson & Johnson
+ Poesia da Arte
Imagem Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!