Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Quinta, 28 de Março de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Abertura da exposição Arte Viva marca nova fase do Museu Municipal

14/05/2018 ( Caderno: agenda )


Arte Viva é o nome da exposição de longa duração
que será aberta terça-feira (15)
no Museu Municipal 

Marcando um novo momento do Museu Municipal de São José dos Campos, que passou a ocupar integralmente o prédio onde já funcionou a Câmara Municipal (centro), a Fundação Cultural Cassiano Ricardo inaugura na próxima terça-feira (15), às 19h30, a exposição de longa duração Arte Viva, que ficará aberta ao público até outubro.

A exposição é composta, sobretudo, por obras da década de 1960, do acervo do próprio museu e também de coleções particulares, do período da Escola de Belas Artes e do Ateliê Livre de Pintura, dois pontos marcantes da história da arte no município. Ao todo, cerca de 70 trabalhos (entre pinturas, desenhos e escultura) de 43 artistas fazem parte da exposição, além de documentos, jornais, catálogos, convites, recibos de premiações, desenhos e esboços originais.

Entre os artistas que terão seus trabalhos expostos estão Tatiana Blass, Tereza Nazar, Mônica Nador, Régis Machado, Maria Bonomi, Alex Flemming, Maria Aparecida Ferigoli, Iracy Puccini, Tuneu, Edith Reinhart, Décio Soncini, Johann Gutlich, Nelson Quaresma, Luigi Zanotto, Claudionor Itacarambi, Luiz Irene Galvão, Sósthenes, Swoboda e outros.

Dividida em três salas temáticas, a história da arte e da cidade se misturam. Dois destes espaços serão destinados a homenagear os artistas Johann Gütlich, professor gestor da Escola de Belas Artes e reconhecido internacionalmente por seu trabalho artístico; e Estevão Nador, coordenador do Ateliê Livre de Pintura e adepto ao movimento concretista.

Curadoria e Expografia

Com curadoria de Pitiu Bomfin e projeto expográfico de Célia Barros, a exposição convida o público a conhecer o passado da cultura joseense, dando visibilidade a esse período marcante da arte, não só para São José dos Campos, mas também para a região do Vale do Paraíba.

“Expor o acervo de artes plásticas do Museu Municipal é um acontecimento inédito e importante. É o reconhecimento de um passado glorioso nas artes plásticas da cidade. Mostrar este acervo é resultado do trabalho de inúmeros colaboradores, mas principalmente um compromisso da Fundação Cultural em garantir o direito de acesso ao patrimônio cultural preservado”, explicou Pitiu.

A distribuição das obras nas salas não pretende reforçar qualquer classificação artística e sim lançar a diversidade como a grande riqueza do acervo, reflexo de um grande momento das artes plásticas na nossa cidade.

“Temos, portanto, um percurso plural desenhado pela artista plástica Célia Barros, que nos aproxima da multiplicidade das novas proposições artísticas, uma convivência sem dificuldades que preserva suas especificidades neste prédio histórico construído na década de 20 do século passado”, disse a curadora.

Setor Educativo

A equipe do museu também foi reestruturada e hoje conta com um Setor Educativo bilíngue, preparado para receber grupos escolares. As visitas em grupos devem ser agendadas junto a este setor, pelos telefones 3921-7587 ou pelo e-mail educativomm@fccr.sp.gov.br. A exposição poderá ser visitada de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h, com entrada gratuita. 

SERVIÇO
Museu Municipal de São José dos Campos
Praça Afonso Pena, 29 – Centro
(12) 3921-7587


Fonte: FCCR / - Arte Divulgação FCCR


  + agenda

Filme Homem dos Sonhos, com Nicolas Cage, estreia dia 28 de março
Rapper francesa faz show gratuito em São José dos Campos



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Terreno baldio no centro de São dos Campos - RESOLVIDO
+ Espaço do Consumidor
Imagem PagBank PagSeguro responde Espaço do Consumidor
+ História
Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Johnson & Johnson
+ Poesia da Arte
Imagem Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!