Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Fotos da Região | Créditos                               Domingo, 18 de Novembro de 2018
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José

Links Úteis

Salas de Cinema
Cinemark
Kinoplex


Consulte seu CPF
Legislação Federal e Estadual
Trânsito em São Paulo
Clima


Criação e
Desenvolvimento



Tel. 12 3923.4600
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: Jacareí
BUSCA DE CONTEÚDO DO PORTAL >>  
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Museu Paulista inaugura exposição sobre design de impressos efêmeros em São Paulo


14/05/2018 ( Caderno: Agenda )

A partir desta quinta-feira, dia 10 de maio, até o dia 26 de agosto, o Museu Paulista (MP), em parceria com o Sesc, promovem a exposição Papéis Efêmeros: Memórias Gráficas do Cotidiano, com um acervo inusitado e inédito que explora o design de impressos cujo destino mais comum é o descarte imediato após o uso. A mostra está em cartaz no Sesc Ipiranga, em São Paulo.

Com curadoria da diretora do museu, Solange Ferraz de Lima, e do professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e designer, Chico Homem de Melo, a exposição apresenta 500 peças gráficas que revelam hábitos e costumes dos brasileiros entre os séculos 19 e 20. “O que elas têm em comum é o fato de o design muitas vezes não ser assinado, o uso de técnicas que já desapareceram, como a litografia e a tipografia, e de essas peças lidarem com vários sentidos efêmeros, permitindo uma reflexão sobre o tempo”, explica Solange.

Grande parte do acervo pertence à Coleção Egydio Colombo (1955-2013), doada para o museu em 2003. O arquiteto e professor de História da Arte preservou, durante duas décadas, os mais variados rótulos e embalagens. Para a exposição, foram selecionados papéis de balas, como Dulcora e Juquinha; santinhos católicos; filipetas de oráculos; rótulos de aguardentes, como Cascata; de fogos de artifício, como Caramuru; e de fósforos, como Gato Preto, entre outros.

“Conforme reuníamos o material, que foi complementado por coleções particulares, fomos expandindo o sentido de efêmero. Além dos itens de descarte rápido, estamos trazendo mídias que desapareceram, como as partituras com capas ilustradas utilizadas nos saraus entre as décadas de 1910 e 1930, assim como catálogos de moda do Mappin e cadernos de caligrafia”, explica Homem de Melo.

No galpão sobre Cultura, a exposição apresenta mídias que desapareceram ao longo do tempo, como os discos de dez polegadas (no destaque) – Foto: Adriana Cruz / Assessoria de Imprensa da USP

Todos os itens foram agrupados em três eixos temáticos principais, Consumo, Educação e Cultura, e dois transversais, Técnicas de Impressão e Design. Além dos materiais presentes no cotidiano, a exposição traz peças icônicas, como cartazes de Andy Warhol, revistas de design nacionais e internacionais e capas clássicas de livros e discos.

Segundo os curadores, a mostra captura momentos importantes da história do design, como, por exemplo, o aumento da presença da fotografia no século 20, substituindo as ilustrações, e, na educação, a valorização da imagem atrelada ao aprendizado, como no caso da cartilha Caminho Suave, que propunha a alfabetização por meio de figuras.

Difusão da cultura

A cerimônia de abertura da exposição foi realizada no dia 9 de maio e contou com a presença de dirigentes da Universidade e do Sesc, convidados e do público em geral.

A gerente de Artes Visuais e Tecnologia do Sesc, Juliana Braga de Matos, destacou a parceria firmada entre a USP e a instituição, formalizada por meio de um termo de cooperação assinado no final de julho de 2016.

“Temos muitos pontos de convergência. De efêmero só temos o título da exposição, pois esta é uma parceria que deve se alongar e que traz, sem dúvida, para nós, do Sesc, e para os públicos que nos frequentam um pouco do valor que um museu histórico tem para a sociedade”, afirmou Juliana.

A primeira exposição realizada como resultado dessa colaboração teve como tema Adornos do Brasil Indígena: resistências contemporâneas e ficou em cartaz no Sesc Pinheiros, em setembro de 2016. A mostra apresentou conteúdos do acervo de adornos indígenas do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP.

O reitor da USP, Vahan Agopyan, ressaltou o papel do Sesc na difusão da cultura para a sociedade. Também reiterou que o Museu Paulista, apesar de ter sua sede fechada para a visitação pública, “continua dinâmico e ativo em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão”.

Os curadores Chico Homem de Melo e Solange Ferraz de Lima na cerimônia de inauguração da exposição – Foto:  Museu Paulista da USP/José Rosael

Serviço

A exposição estará em cartaz até o dia 26 de agosto, de terça a sexta, das 9h às 21h30; aos sábados, das 10h às 21h30; e aos domingos e feriados, das 10h às 18h30.

O Sesc Ipiranga está localizado na Rua Bom Pastor, 822, em São Paulo. A entrada é gratuita.


Fonte: Usp / Fotos divulgação


  Agenda

Zeca Baleiro é atração no 9º Festival de Literatura Infantil de Monteiro Lobato
Música caipira: Arlindo Lima e Ramon Vieira apresentam Tropeada em São José dos Campos
Sesc São José exibe uma seleção de filmes da 42ª Mostra Internacional de Cinema
São José comemora 251 anos com blues, samba, MPB e ópera

E-MAILS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Contato/Cartas: cidade@saojosedoscampos.com.br
Anúncios/Cadastros: cadastro@saojosedoscampos.com.br
Editorial: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: amorim@saojosedoscampos.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
Telefax: (12) 3923.4600


 + Promoções
Imagem Black Friday Aliança Francesa São josé dos Campos!
Imagem Black Friday Natura - Claudia Mendonça: Consultora Digital Natura







+ História
Imagem Escola Estadual Dr. Maurício Anisse Cury, em São José dos Campos, homenageia seu patrono. Assista ao vídeo
Imagem Casa São Jorge em 1943
+ Espaço do Consumidor
Imagem Operação do Procon, em São José dos Campos, combate golpes relacionados a Black Friday
Imagem Locador de imóvel reclama a imobiliária de São José dos Campos o pagamento do IPTU atrasado
+ Matérias
Imagem Obra sobre a arquitetura moderna joseense comemora 20 anos. Veja fotos antigas da cidade
+ Poesia da Arte
Por Sonia Furquim
+ Turismo Diferente
Imagem Flashes em Buenos Aires, Argentina. Fotos exclusivas do Portal São José dos Campos
Imagem Flashes de Paris. Por Sonia Regina Goulart



 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados