Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Terça, 23 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Premiado pianista e maestro Marcelo Bratke e sua Camerata Brasil fazem apresentação em São José dos Campos

10/09/2018 ( Caderno: Agenda )

 

Marcelo Bratke e Camerata Brasil homenageiam Villa-Lobos em turnê pelo estado de São Paulo

 

O premiado pianista e maestro Marcelo Bratke e sua Camerata Brasil levam o projeto Brasil Plural IV “Villa-Lobos” à 9 cidades de São Paulo

 

O grande compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos e sua inspiração pela cultura popular brasileira e pelo folclore do nosso País são as estrelas do novo projeto de Marcelo Bratke que, à frente da sua Camerata Brasil, visitará 9 cidades do interior do Estado de São Paulo com 10 apresentações entre os dias 15 e 24 de setembro.

 

O projeto intitulado Villa-Lobos por Marcelo Bratke e Camerata Brasil / Brasil Plural IV enfoca a obra de Villa-Lobos inspirada pelas cantigas de roda, serestas e cirandas que marcaram a música do Brasil de Norte a Sul. “As pessoas me perguntam se Villa-Lobos é um compositor erudito com alma popular ou um compositor popular com espírito erudito. Para mim Villa-Lobos é as duas coisas. Ele traduziu o Brasil em música”, afirma Marcelo Bratke.

Publicidade

 

A turnê trará um concerto público gratuito e um concerto didático, também com entrada franca, em cada uma das 10 apresentações a serem realizadas pelo projeto. São elas: Capão Bonito (15/09); Votorantin (16/09); São José dos Campos (17/09); Taubaté (18/09); Caçapava (19/09); Cunha (20/09); São Silvestre, distrito de Jacareí (21/09); Guararema (22/09); Jacareí (23/09); e Santa Branca (24/09).

 

A Camerata Brasil é uma orquestra sociocultural fundada por Marcelo Bratke em 2008 e comemora seus 10 anos durante esta turnê patrocinada pela Fibria, Instituto Votorantim e realizada com o apoio do ProAC. Trata-se de um projeto que profissionaliza jovens vindos de áreas desprivilegiadas da sociedade brasileira que desde a sua criação já realizou cerca de 300 concertos no Brasil e no exterior, incluindo um memorável concerto realizado no Carnegie Hall, em Nova York, aclamado pelo público e pela crítica norte-americana.

 

“O projeto traz a possibilidade, aos moradores das nove cidades, de acompanhar um concerto de alto nível. O maestro Marcelo Bratke e os integrantes da Camerata Brasil são profissionais reconhecidos pelo talento e pela vontade de difundir o melhor da música clássica brasileira. Nos concertos didáticos, os jovens também terão um contato mais próximo com o maestro e poderão aprender sobre os instrumentos”, afirma o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Adriano Martins.

 

Brasil Plural IV - Villa-Lobos por Marcelo Bratke e Camerata Brasil

 

Programa:

As Três Marias

Caixinha de Música Quebrada

A Lenda do Caboclo

Cirandinhas

Guia Prático

Trenzinho do Caipira

 

Cidades:

15/9 - Capão Bonito (Centro de Convenções – 19h*/20h**)

Praça Cunha Bueno, Centro

16/9 – Votorantim (Auditório Municipal – 16h*/17h**)

Av. Ver. Newton Vieira Soares, 291, Centro

17/9 – São José dos Campos (Sesi – 18h*/19h**)

Av. Cidade Jardim, 4389, Bosque dos Eucaliptos

18/9 – Taubaté (Catedral ao Francisco das Chagas – 18h*/19h**)

Praça Dom Epaminondas, 30, Centro

19/9 – Caçapava (Complexo Cultural Ruy Barbosa – 18h*/19h**)

Praça Dr. Pedro de Toledo, 136, Centro

20/9 – Cunha (Igreja Matriz – 18h*/19h**)

Praça Cônego Siqueira, s/n, Centro

21/9 – São Silvestre, distrito de Jacareí (Igreja Matriz de São Silvestre – 18h*/19h**)

Rua Benedita Miragaia Tolosa, 5, Vila Garcia

22/9 – Guararema (Espaço de Exposições Eng. Luís Carlos – 15h30*/16h30**)

Estr. Mun. Argemiro de Souza Mello, s/n, Bairro Luís Carlos

23/9 – Jacareí (Educamais –18h*/19h**)

Av. Eng. Davi Monteiro Lino, 3.595, Jardim Marcondes

24/9 - Santa Branca (Coreto – 17h30*/18h30**)

Praça Ajudante Braga, Centro

 

* Encontro com o maestro

** Concerto

 

Sobre Marcelo Bratke

 

“Momentos de uma beleza selvagem, ao mesmo tempo construída com elegância, com sutileza nos deslocamentos rítmicos e um colorido pianístico brilhante”.

 

"...A interação de Marcelo Bratke com estes jovens músicos deu vida nova à obra de Villa-Lobos…".

 

The New York Times

 

Marcelo Bratke, um dos maiores pianista de sua geração no Brasil, tem se apresentado regularmente em prestigiadas salas de concerto ao redor do mundo como o Carnegie Hall, o Festival de Salzburg, o Queen Elizabeth Hall, o Konzerthaus de Berlin e o Suntory Hall em Tóquio, entre outras.

 

Ele começou a estudar piano aos catorze anos de idade e, por causa de uma deficiência congênita ocular grave, não conseguia ler partituras, desenvolvendo um método próprio para aprender as obras musicais baseado na sua memória auditiva. Dez meses após a sua primeira aula de piano, Marcelo Bratke fez sua estreia junto a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) recebendo o Prêmio Revelação da Associação de Críticos de São Paulo.

 

Marcelo Bratke acredita que a música é uma importante contribuição para a sociedade e em 2008 fundou a Camerata Brasil, uma orquestra formada por jovens vindos de áreas desprivilegiadas da sociedade brasileira. Com eles, realizou mais de 300 concertos pelo Brasil, Argentina, Japão, Reino Unido, Sérvia, Coréia de Sul, Holanda e Estados Unidos, em que realizaram um memorável concerto no Carnegie Hall, em Nova York.

 

Bratke transpõe as fronteiras de uma carreira musical tradicional para desenvolver projetos especiais, entre os quais figuram duetos o pianista de jazz Julian Joseph, o primeiro bailarino Royal Ballet de Londres Thiago Soares, o ator Marco Gambino, o lendário percussionista Naná Vasconcelos, as cantoras Sandy e Fernanda Takai, e os cantores Dori Caymmi e Milton Nascimento. Seu projeto multimídia em parceria com a artista visual Mariannita Luzzati intitulado Cinemúsica foi apresentado desde em penitenciárias brasileiras até em grandes salas de concertos ao redor do mundo. Ele lançou seu Projeto Villa-Lobos em 2004, um projeto de divulgação da música do grande compositor brasileiro que inclui a gravação completa de sua obra para piano solo, concertos no continente Americano, Europa e Ásia, um programa de rádio semanal apresentado pela Cultura FM e uma série de oito documentários sobre Villa-Lobos para TV (Arte 1).

 

Em 2017 Marcelo Bratke recebeu a Ordem do Mérito Cultural. Entre os prêmios que recebeu em sua carreira figuram o Primeiro Prêmio do Concorso Internazionale di Musica Tradate, na Itália, o Prêmio Carlos Gomes Award, o Classical Discoveries Award, o Prêmio Brasil na Alemanha (2006), o 14th Brazilian International Press Award (2011) e o Sarajevo Winter Festival Award (2013). Seu CD dedicado ao Le Groupe des Six foi eleito pela revista britânica Gramophone como uma das melhores gravações de música erudita de todos os tempos.

 

Em 2004, após a realização de uma cirurgia de sucesso, Marcelo Bratke recuperou a visão de seu olho esquerdo.

 


Fonte: Novità Comunicação Estratégica


  + Agenda

Show de Zizi Possi em comemoração aos 100 anos do Parque Vicentina Aranha



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
+ Espaço do Consumidor
Imagem Consumidor reclama da falta de comunicação com a Sky. Empresa responde
+ História
Imagem Fotos eclipse. Por Hind Nader Elkhouri
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas (CAC)
+ Poesia da Arte
Imagem Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!