Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Terça, 23 de Abril de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Tiro de Guerra, em São José dos Campos, completa 100 anos com mais de 15 mil atiradores formados

14/09/2018 ( Caderno: Matérias )

Em um século de existência, a unidade militar formou mais de 15 mil atiradores

 

Nesta sexta-feira (14), o Tiro de Guerra de São José dos Campos comemora 100 anos de fundação. A solenidade será o momento principal de uma série de atividades realizadas nos últimos dias para celebrar a marca.

Estarão presentes autoridades militares e civis, entre elas o comandante militar do Sudeste e os comandantes da 2ª Região Militar e da 12ª Brigada de Infantaria Leve de Caçapava.

Com início às 9h30, a comemoração do centenário terá as seguintes atividades: formatura militar, descerramento de placa comemorativa dos 100 anos, palavra das autoridades e coral entoando o Hino Nacional e hinos militares.

Também faz parte da solenidade o plantio de duas mudas de pau-brasil no pátio da sede por um representante da Operação Brasil. A atividade destina-se a cumprir lei federal de 1967 que tem o objetivo de plantar 100 milhões de mudas da árvore que simboliza o Brasil.

A comemoração está sendo conduzida pelos primeiros sargentos Ailton César de Sales e Paulo Rogério Heriodes, respectivamente chefe de instrução e instrutor da instituição.

Publicidade

Outras atividades

Os eventos realizados pelo Tiro de Guerra para lembrar a data começaram no dia 2, com um passeio ciclístico pelas ruas da região leste da cidade, reunindo cerca de 250 participantes, entre atiradores, familiares e integrantes da comunidade local.

No dia 5, um culto ecumênico reuniu dois capelães – católico e protestante – e um representante da comunidade espírita. No mesmo evento, apresentou-se o coral Clave de Deus, formado por crianças entre 6 e 12 anos.

E na quarta-feira (12), com a presença de dirigentes e atiradores, o Tiro de Guerra foi homenageado pela Câmara Municipal com a Medalha Cassiano Ricardo.

Cooperação

O Tiro de Guerra 02-037 é mantido por meio de convênio entre o Exército Brasileiro e a Prefeitura de São José dos Campos. Enquanto a instituição militar fornece fardamento, munição, material bélico e instrutores, o Município oferece as instalações e se responsabiliza pela manutenção do prédio.

O TG forma soldados reservistas que ficam quase um ano trabalhando voluntariamente depois de ser convocados para o alistamento. Ajudam em campanhas do agasalho, contra a dengue, auxiliam a Defesa Civil no combate a queimadas, visitam escolas e entidades fazendo palestras e também colaboram com atividades do Corpo de Bombeiros, entre outros serviços prestados.

História

O Tiro de Guerra de São José dos Campos foi criado pela Lei Municipal 75, de 6 de setembro de 1918, assinada pelo então prefeito, o coronel José Monteiro.

Inicialmente instalada na rua 7 de Setembro, no centro da cidade, a sede foi transferida em seguida para a rua Paraibuna. Funcionou no local até 1974, quando passou para o imóvel atual, na Vila Industrial (região leste).

O Tiro de Guerra joseense contribuiu para a formação de um contingente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), compondo um efetivo do 6º Regimento de Infantaria de Caçapava (hoje 6º Batalhão de Infantaria Leve Aeromóvel). A tropa foi a primeira do país a embarcar para combater na 2º Guerra Mundial.

O TG 02-037 já formou 15.302 atiradores. Todos os anos, cerca de 100 jovens são treinados no serviço militar no município.


Fonte: Prefeitura de São José dos Campos / Foto Divulgação Claudio Vieira/PMSJC


  + Matérias



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
+ Espaço do Consumidor
Imagem Consumidor reclama da falta de comunicação com a Sky. Empresa responde
+ História
Imagem O rico patrimônio arquitetônico de São José dos Campos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas (CAC)
+ Poesia da Arte
Imagem Otimismo. Por Sonia Furquim, artista plástica e poetisa

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!